Pesquisar
Close this search box.
Mulher calculando a taxa de carregamento da sua previdência.

Taxa de carregamento na previdência: entenda tudo aqui!

Tempo de leitura: 3 minutos

Índice

Para construir um futuro tranquilo, é preciso fazer um planejamento de aposentadoria. Para isso, um dos melhores investimentos em longo prazo é a previdência privada, que pode funcionar como renda complementar ou como reserva para concretizar algum projeto de vida.

Porém, na hora de contratar uma previdência privada, é importante atentar a um ponto: a taxa de carregamento. Quer entender melhor sobre o assunto? Então, continue lendo e confira!

O que é a taxa de carregamento?

A taxa de carregamento é um percentual cobrado sobre cada movimentação realizada em uma previdência privada, dos depósitos às retiradas. Vale ressaltar que ela não é cobrada sobre os rendimentos, apenas sobre os valores investidos.

De maneira resumida, ela serve para custear as despesas administrativas e de comercialização desse tipo de investimento.

Também é bom saber que a taxa de carregamento não é cobrada periodicamente, mês a mês ou uma vez por ano, já que o seu funcionamento está ligado diretamente às movimentações.

Isso quer dizer que ela só é cobrada quando o investidor do plano de previdência faz uma nova movimentação, independentemente de ser uma entrada ou uma saída de dinheiro.

Todos os planos de previdência privada são administrados por gestoras financeiras ou seguradoras que têm a missão de fazer o recolhimento do dinheiro dos investidores para, então, aplicá-lo em ativos do mercado financeiro.

É por causa dessa administração e operação das empresas que existem as taxas de manutenção dos ativos, como é o caso da taxa de carregamento.

A cobrança desse encargo é autorizada pelas Resoluções do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) de números 139 e 140, feitas em 27 de dezembro de 2005.

Leia também: Saiba tudo sobre o que é previdência privada

Como a taxa de carregamento é cobrada?

A taxa de carregamento pode ser cobrada no momento da aplicação dos recursos (taxa de entrada) e quando é feito o resgate ou portabilidade de saída (taxa de saída).

Porém, é importante lembrar que, apesar do teto de 10% regido pela legislação brasileira para incidência da taxa de carregamento, essa prática está praticamente extinta, ficando a cargo de cada empresa essa opção.

Sendo assim, é fundamental pesquisar bem antes de contratar uma previdência privada, uma vez que esse valor não retorna para você.

Na Icatu, por exemplo, oferecemos opções de planos de previdência em que a taxa de carregamento não é aplicada — todos os planos recentes, a partir de 2018, já não têm a cobrança.

Para entender melhor os valores, veja a seguir o que são as taxas de entrada e de saída.

Taxa de entrada

A taxa de entrada é cobrada por alguns planos toda vez que o investidor realiza uma aplicação na previdência privada ou faz portabilidade do seu plano de previdência para outra seguradora.

Dessa forma, no caso de um primeiro depósito, o desconto é feito antes mesmo de o dinheiro começar a render.

Taxa de saída

Já a taxa de saída é um percentual que pode ser cobrado do cliente quando ele fizer um resgate ou a portabilidade do seu plano para outra instituição financeira.

Essa taxa pode ser abonada caso se atinja um certo valor de reserva, ou conforme o período no qual o dinheiro estiver aplicado, dependendo, é claro, do tipo de plano contratado.

Cobrança dupla ou híbrida

Nesse modelo, existe a cobrança tanto da taxa de entrada quanto de saída. Ou seja, o cliente é taxado quando faz uma aplicação na previdência privada e quando faz um resgate ou a portabilidade do plano.

Por que evitar a taxa de carregamento?

Para saber por que evitar a taxa de carregamento, é importante lembrar que, mesmo não sendo um encargo cobrado regularmente, geralmente são feitos aportes mensais na previdência. Nesse caso, existe a possibilidade de a taxa de carregamento ser aplicada mensalmente.

Exatamente por isso, é essencial escolher instituições que não cobrem a taxa de carregamento.

Para decidir qual é a melhor parceira, faça uma comparação entre as taxas praticadas pelo mercado. Desse modo, você será capaz de escolher o plano que vai oferecer mais benefícios de acordo com as suas necessidades.

Qual é o impacto dessa taxa na rentabilidade da previdência?

A taxa de carregamento pode ter um impacto relevante nos seus investimentos. 

Vamos exemplificar para você entender melhor: imagine que você contratou um plano de previdência cuja taxa de carregamento é de 5%, tanto na entrada (depósito) quanto na saída (retirada ou portabilidade para outra seguradora).

Ou seja, em cada uma dessas operações, incidirá a cobrança de 5% do valor movimentado. Se você investir R$200,00, a sua contribuição líquida, já descontada a taxa de carregamento, será, na verdade, de R$190,00.

Caso queira sacar esse valor, desconta-se mais 5% da taxa de saída. Não esqueça que em um volume financeiro maior, esses valores acabam pesando mais na sua movimentação.

Levando em conta como funciona a previdência privada, ou seja, como um investimento de longo prazo, com o passar dos anos isso pode fazer, sim, uma grande diferença. Portanto, esse tipo de cobrança acaba impactando na rentabilidade.

Sendo assim, o mais indicado é escolher empresas que ofereçam opções isentas desse encargo. A Icatu, como falamos, tem planos em que a taxa de carregamento não se aplica, oferecendo o melhor custo-benefício para o seu planejamento previdenciário.Conheça os nossos planos e encontre a ideal para você!

O que achou deste artigo?

Este conteúdo faz parte da nossa iniciativa de ajudar os brasileiros a construírem um futuro financeiro mais seguro. Conte com a Icatu para proteger o que mais importa para você e esclarecer todas as suas dúvidas sobre Seguro de Vida, Previdência Privada e Título de Capitalização.

Descubra mais sobre Blog Icatu Seguros

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading