Cobertura de seguro de vida: Confira aqui quais são!

Por Paula Lopes

O mercado de seguros de vida é muito pouco conhecido entre os brasileiros. Dados da pesquisa Agile Protection indicam que apenas 10% das mulheres e 15% dos homens possuem familiaridade com a cobertura de seguro de vida, um resultado que mostra o quanto ainda podemos evoluir nossa relação com instrumentos de proteção financeira familiar e pessoal. 

Uma forma de avançar nessa transformação é quebrar alguns mitos: nem todo seguro de vida é igual! As diversas possibilidades de coberturas, por exemplo, traduzem essa diversificação. 

Hoje o mercado oferece proteção para diversas situações em vida, pensadas para necessidades e situações específicas. Para saber mais sobre essas coberturas de seguro de vida, acompanhe este post até o final!  

Qual a importância do seguro de vida? 

Como podemos nos preparar para enfrentar situações difíceis que afetam diretamente nosso equilíbrio financeiro? Como garantir proteção e amparo às pessoas que dependem diretamente de nós?  

Reflexões como estas, quando não fazem parte da nossa educação formal, normalmente surgem motivadas por dois motivos: 

1º. Eventos especiais como o nascimento de um filho ou um casamento, ou seja, o surgimento de pessoas que amamos e desejamos preservar e dependem de nós;

2º. Ameaças com grande probabilidade de acontecerem. Pode ser o desenvolvimento de uma doença hereditária grave ou algum acidente que impossibilite a geração de renda, são algumas das situações as quais queremos nos proteger. 

Uma cobertura de seguro de vida pode fornecer, portanto, uma proteção financeira para você ou para qualquer outra pessoa que dependa de você, em momentos difíceis ou na sua falta. 

As situações possíveis são diversas e, por isso, as coberturas de um seguro de vida também são variadas. A proteção não se limita somente a situações de óbito.  

Para começar vamos deixar bem claro o conceito de cobertura de seguro de vida. 

O que é cobertura de seguro de vida? 

Intuitivamente a palavra cobertura remete a proteção. Em se tratando de cobertura de seguro de vida, podemos seguir por esta linha de pensamento e entendê-la como uma garantia contra os riscos especificados no contrato entre seguradora e segurado.  

Quais as coberturas do seguro de vida? 

Escolha a cobertura de seguro de vida ideal para você e sua família!

Como comentamos anteriormente, existem diversos tipos de coberturas presentes em um seguro de vida. Para tomar uma decisão, avalie suas necessidades para que sua escolha, de fato, seja um reflexo de sua condição e perspectivas de futuro. 

Talvez seu principal objetivo seja assegurar a educação dos filhos até a faculdade, talvez seja manter as contas da casa por um período, ou quem sabe o desejo seja ter um suporte mais sólido no caso de uma doença grave. 

Seja lá qual for o caso, existe uma cobertura de seguro de vida adequada para você. 

Cobertura por morte 

A cobertura por morte é a mais comum e, também, obrigatória de todo contrato de seguro de vida na Icatu. Ela pode incluir morte natural, acidental ou ambas.  

Em caso de sinistro, a indenização é paga aos beneficiários do contrato de seguro de vida, que podem ser membros da família ou qualquer pessoa que dependa de você como provedor financeiro.  

É muito importante citar que um seguro de vida não é considerado herança, portanto, não depende do inventário para que a indenização seja liberada. O valor resgatado também não sofre desconto de Imposto de Renda. 

Essas características contribuem para que o suporte financeiro necessário em momentos de perda fique rapidamente disponível e preservado. 

Informe-se também se a cobertura de seguro de vida exclui algum tipo de morte por acidente como falecimento por furações ou manipulação de material químico.  

Diária de incapacidade temporária  

Esta é uma situação em que a cobertura do seguro de vida protege o próprio segurado em vida, ou seja, ele é o próprio beneficiário. É recomendada para profissionais autônomos ou liberais que não podem ficar sem trabalhar temporariamente, seja por doença ou acidente, sem que sua renda sofra drástica redução. 

Um valor mensal é calculado para a indenização a partir de um valor de ganho diário estimado. No contrato haverá um número limite de diárias estipuladas para serem pagas. 

Doenças graves  

A cobertura de seguro de vida por doenças graves é um item acessório, pouco conhecido, mas de extrema ajuda. Quem tem histórico familiar de doenças como câncer ou Alzheimer sabe o quão desgastante é para o doente e toda sua família. Além do aspecto emocional, também pesa os custos do tratamento e dos remédios.

A indenização do seguro pode ajudar a custear esses gastos necessários após o diagnóstico para que o segurado tenha um tratamento adequado e a família mais tranquilidade e equilíbrio financeiro para vencer os desafios impostos pela doença. 

Algumas das doenças consideradas graves pelas seguradoras são: Câncer, Infarto agudo do miocárdio, Acidente vascular cerebral, Insuficiência renal terminal, Transplante de órgãos, Cirurgia ByPass, Paralisia de membros, Cegueira/Perda da Visão, Surdez/Perda da audição, Mudez/Perda da fala e Esclerose Múltipla. 

Ao contratar esta cobertura de seguro de vida é muito importante você questionar situações excludentes de cada doença. As coberturas dessas doenças normalmente são para situações bem definidas e específicas. 

Invalidez permanente 

A cobertura por invalidez permanente é mais uma opção de proteção que pode ser usada pelo segurado em vida. Ela pode ocorrer por doença ou acidente e é caracterizada pela perda definitiva das funções de uma parte vital do corpo ou membro de um indivíduo, impedindo-o de trabalhar e obter o sustento para sua sobrevivência. Para este tipo de cobertura existem 2 tipos:

  • Invalidez Permanente Total ou Parcial por Acidente (IPA): ela pode ocorrer por acidente e é caracterizada pela perda, redução ou impotência funcional definitiva, total ou parcial, de um membro ou órgão devido a um acidente que não necessariamente inviabiliza o segurado de exercer suas funções no trabalho e obter o sustento para sua sobrevivência;
  • Indenização Especial de Invalidez por Doença (IED): trata-se da invalidez funcional permanente e total, ocasionada por doença, que causa a perda de existência independente do segurado;

  

 O que fazer em caso de sinistro no seguro de vida?

Na ocasião de um sinistro, o primeiro passo é informar a seguradora sobre o ocorrido. Para isso é de grande importância deixar as informações do seguro e os canais de contato da seguradora disponíveis e organizados. 

Lembre-se de informar aos beneficiários ou alguém da família sobre a existência da cobertura de seguro de vida. Um dos problemas mais comuns no acionamento dos seguros é a falta de informações. 

Alguns documentos básicos também serão solicitados e você deve deixá-los disponíveis e preparados para facilitar o processo de liberação da indenização. 

Sempre que temos a oportunidade de conhecer e entender mais sobre uma ferramenta de proteção financeira como o seguro de vida, enriquecemos nosso repertório e ganhamos mais recursos para refletir e pesquisar a melhor solução para nossas necessidades. 

O desejo de todos é que a vida siga sem imprevistos graves ou situações dolorosas, mas sabemos que todos estamos sujeitos a eventualidades e situações que fogem ao nosso controle. Quando essas situações acontecem, também é o desejo de todos estar preparado. 

As seguradoras evoluem com as demandas da sociedade, o consumidor ganha com a diversidade de coberturas e diferentes tipos de seguro de vida

Os valores para a contratação de um bom seguro de vida hoje também são surpreendentemente acessíveis, a partir de R$ 30 aqui na Icatu. A cotação pode ser feita aqui mesmo, tudo online. Agora é com você! Entendeu como funciona a cobertura do Seguro de Vida e quer saber mais sobre esse serviço? Confira aqui!

Publicado por Paula Lopes

Paula Lopes possui mais de 12 anos de experiência em curadoria e produção de conteúdo, gestão de canais, implantação de plataformas digitais, campanhas de engajamento e eventos motivacionais para o público interno de empresas de diferentes segmentos e portes.

Deixe seu comentário