Pesquisar
Close this search box.

Mitos e curiosidades sobre Seguro de Vida!

Tempo de leitura: 4 minutos

Índice

Pior do que desconhecer um assunto é pensar que conhece e ter ideias erradas sobre ele, não é mesmo? O seguro de vida é um desses temas que suscitam muitas dúvidas, uma série de opiniões equivocadas e muitas curiosidades que rodeiam o tema

Para que você não corra o risco de ficar sem a proteção de um seguro de vida por estar, de certa forma, mal informado, reunimos aqui os principais mitos e curiosidades sobre o assunto. Teste seu conhecimento e saiba tudo sobre seguro de vida!

As principais curiosidades sobre seguro de vida!

Mulher utilizando um notebook para ler sobre seguro de vida.

Pesquisar sobre os dados e curiosidades sobre seguro de vida é uma ótima forma de entender sobre o produto!

Listamos abaixo as curiosidades mais recentes sobre o tema. Acompanhe!

Benefícios em vida

Muitas pessoas desconhecem esse fato, mas o seguro de vida pode ser usado também em vida, colaborando com o dia a dia da família.

Nesse sentido, alguns dos principais benefícios são:

  • Assistência domiciliar: nesse caso, você pode solicitar a presença, em sua residência, de um eletricista, chaveiro, faxineiro, vigilante, etc;
  • Seguro viagem: nesse caso, podem estar inclusos o acompanhamento de menores, transporte de bagagem, objetos pessoais, despesas médico-hospitalares, entre outros.
  • Reserva para emergências: em algumas seguradoras, parte do valor aplicado mensalmente por você será destinado a uma reserva exclusiva para eventualidades ou imprevistos.

Algumas profissões não podem contratá-lo

Uma das maiores curiosidades sobre seguro de vida envolve o fato de que esse produto não pode ser contratado por pessoas que têm determinadas profissões. Isso porque, algumas delas, podem ter grande fator de risco.

Entre essas profissões, estão:

  • Aposentado por Invalidez;
  • Carcereiros;
  • Agente penitenciário;
  • Entregador, motoboy e assemelhados;
  • Garimpeiro;
  • Mergulhador;
  • Etc.

Se preferir, acesse esse link para saber mais sobre essas profissões e uma alternativa para quem deseja proteção.

Valores ligados diretamente aos riscos

Algumas pessoas não sabem dessa curiosidade sobre seguro de vida e acreditam que esse produto tem um valor fechado e que, normalmente, é bastante caro.

No entanto, o valor do seguro de vida é calculado levando em consideração a probabilidade do segurado vir a falecer. Assim, é necessário informar dados como: idade, histórico de doenças, se já teve alguma profissão perigosa, etc.

Se, no seu caso, está tudo ok, fique tranquilo! O seguro de vida pode ser mais barato do que imagina.

Os principais mitos sobre seguro de vida!

Além das curiosidades sobre seguro de vida, há diversos mitos que cercam o tema. Por isso, reunimos alguns deles abaixo. Acompanhe!

Mito 1 – Seguro de vida não paga benefício em vida

Além da indenização por morte, que é a mais conhecida, existem vários tipos de seguro de vida que pagam a indenização para o próprio segurado e não apenas para os beneficiários.

Veja algumas das coberturas que podem ser usufruídas em vida:

  • Invalidez por acidente;
  • Invalidez por doença;
  • Doenças graves;
  • Diária de incapacidade temporária;
  • Perda de renda por incapacidade física;
  • Desemprego involuntário;

Mito 2 – Seguro de vida é muito caro

Garota em uma floresta, sorrindo enquanto mexe no celular

Um dos mitos e curiosidades sobre seguro de vida é o fato de não ser tão caro quanto as pessoas imaginam!

O mercado vem respondendo rapidamente à crescente expansão da cultura do seguro, oferecendo coberturas com valores cada vez mais baratos e opções de produtos flexíveis e inovadoras. Os preços estão cada vez mais acessíveis, se adaptando a todos os bolsos.

O custo varia de acordo com a idade, com as coberturas contratadas e o valor a ser segurado. Além disso, muitos seguros podem ser pagos de uma vez ou de forma parcelada. Com certeza, existe uma opção que se adapta ao seu orçamento.

Mito 3 – Jovens não precisam de seguro de vida

Se você é jovem ou solteiro(a) ou não tem filhos, não precisa de seguro de vida, certo? Errado. O seguro protege também o próprio segurado caso aconteça uma eventualidade que o impeça de trabalhar e pagar suas despesas.

Entram aí as garantias de Invalidez por acidente; Invalidez por doença; Doenças graves; Diária de incapacidade temporária; Perda de renda por incapacidade física; Desemprego involuntário; entre outras.

Portanto, jovens e adultos precisam do seguro de vida para ter maior tranquilidade financeira!

Mito 4 – Quem tem patrimônio não precisa de seguro de vida

Outro mito que também entra como curiosidades sobre seguro de vida é o fato do seguro entrar ou não em inventário.

É comum ver pessoas que receberam de herança um imóvel ou um bem valioso, mas passam dificuldade sem poder vendê-lo. Além de os inventários serem morosos, é preciso dinheiro em caixa para contratar um advogado e pagar a documentação.

Já o seguro de vida não entra em inventário. A indenização é paga rapidamente aos beneficiários sem burocracia e sem imposto de transmissão. Mesmo para quem tem investimento, o seguro de vida é a melhor pedida, pois assegura que esse patrimônio não se desfaça em poucos anos.

Mito 5 – Seguro que não uso é dinheiro jogado fora

Muita gente desiste de contratar o seguro de vida pois vê esse gasto como um dinheiro perdido. Afinal, se no período do contrato o cliente não precisar da cobertura do seguro, esse dinheiro teria sido completamente perdido, certo? Não necessariamente.

Uma modalidade que tem se popularizado muito são os seguros resgatáveis. Ou seja, se o cliente quiser encerrar a cobertura, ele pode resgatar parte do valor que contribuiu.

Essa opção é ideal para pessoas que sustentam uma família ou querem preparar o planejamento sucessório. Como o seguro de vida não entra em inventário, é uma boa estratégia para a família evitar a perda de liquidez em caso de falecimento inesperado.

E, então? Gostou de saber curiosidades sobre seguro de vida e alguns dos mitos que envolvem esse produto? Se você compreendeu que o seguro de vida vale a pena e que pode ser muito proveitoso para você e sua família, que tal fazer uma cotação sem nenhum compromisso? Clique no banner abaixo e aproveite a oportunidade!

1/5 - (2 votes) | O que achou deste artigo?

Este conteúdo faz parte da nossa iniciativa de ajudar os brasileiros a construírem um futuro financeiro mais seguro. Conte com a Icatu para proteger o que mais importa para você e esclarecer todas as suas dúvidas sobre Seguro de Vida, Previdência Privada e Título de Capitalização.

Descubra mais sobre Blog Icatu Seguros

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading