Pesquisar
Close this search box.
Pai e filho tomando café da manhã enquanto sorriem

O que é endosso e alteração de seguro? Entenda como funciona!

Tempo de leitura: 5 minutos

Índice

Quando o assunto é seguro, é natural que alguns termos causem confusão, como: indenização, apólice, beneficiário, titular, endosso de seguro, entre outros.

Para facilitar a sua compreensão sobre os seguros, é importante entender o significado de cada um deles — e é isso que faremos neste conteúdo.

Uma das palavras que mais causa estranheza é “endosso”. De um modo bem simples, podemos defini-la como uma retificação contratual. Ou seja, no caso do seguro, uma alteração na sua apólice.

Ficou curioso e quer descobrir quando o endosso de seguro ocorre e qual a sua importância? Então, continue lendo pois vamos explicar tudo sobre o tema neste artigo.

O que é o endosso de seguro?

O endosso de Seguro de Vida tem como objetivo alterar algum dado no contrato. Ele é essencial para assegurar que a apólice está atualizada, garantindo a transparência da comunicação entre as partes.

Ele se refere, geralmente, às alterações feitas em apólices coletivas, nas quais existe um contrato. Nas apólices individuais, o contrato é a própria proposta, e para realizar alterações basta atualizar as informações junto à seguradora, sem a necessidade de emitir um endosso.

Um exemplo simples de uma informação que pode justificar uma alteração na proposta é uma mudança de endereço do segurado. Afinal, se o segurado não comunicar à seguradora que se mudou, ele nem receberá correspondências da empresa.

Pode parecer algo bobo e trivial, mas é muito importante — somente por meio da comunicação dessas mudanças a proposta estará atualizada, evitando possíveis problemas com a cobertura do seguro, por exemplo.

Fazer essas alterações é muito simples. Se for uma apólice de seguro individual, basta entrar em contato com a seguradora, por meio dos canais de atendimento ao cliente.

Na Icatu, por exemplo, existem diversos caminhos para realizar atualizações na proposta:

  • contato com a central de relacionamento com o cliente (CRC);
  • por meio de formulário;
  • na área do cliente, uma ferramenta digital onde o segurado pode consultar informações e fazer diversas alterações, como forma de pagamento e endereço, de forma simples e ágil, sem a necessidade de assinar nenhum tipo de documento.

Contudo, se a mudança for em uma apólice coletiva, será preciso fazer o endosso.

Como funciona a alteração de informações do seguro?

Agora que você entendeu o que é endosso de seguro, vamos explicar como fazê-lo e com que frequência.

Fazer um Seguro de Vida é relevante para o planejamento financeiro, tanto pessoal quanto familiar. E, nesse sentido, a comunicação é fundamental para que os envolvidos estejam cientes das coberturas, dos valores da indenização, entre outros pontos. E a mesma lógica se aplica às alterações de informações do seguro.

Como sabemos, o contrato de um seguro se chama “Apólice” ou “Certificado”. Nele, estão especificadas todas as informações necessárias para esclarecer as condições de pagamento da indenização, como:

  • a identificação dos beneficiários;
  • as coberturas do seguro;
  • o valor da indenização e a divisão entre os beneficiários, entre outros.

Assim, de tempos em tempos, revise a sua apólice de seguros, avaliando se o documento ainda faz jus à sua vida atual, ou se fatos importantes mudaram e precisam constar na proposta.

Nem sempre nos damos conta da quantidade de coisas que mudaram na nossa rotina em um período de seis meses, por exemplo.

Desse modo, lembre-se de que a apólice deve refletir os fatos atuais da sua vida — e não ser um registro de dados sem relação ao momento presente.

Esse é o prazo que a Superintendência de Seguros Privados (Susep), o órgão que fiscaliza as atividades de seguro no país, dá às empresas para retificarem essas informações.

Aliás, o endosso de seguro é registrado na Susep. Ou seja, ele não será registrado apenas pela seguradora, mas por um órgão de fiscalização governamental, tamanha a sua importância.

Quanto custa para fazer uma alteração no seguro?

Normalmente, a seguradora não cobra para fazer alterações no seguro. Como contabilizar essas mudanças é algo simples, você também não precisa contratar um advogado, por exemplo.

Trata-se de uma transação muito acessível. Basta que você entre em contato com a empresa e comunique a sua dúvida. No caso da Icatu, é possível tirar suas dúvidas no nosso atendimento online e demais canais disponíveis.

A seguradora analisará se a mudança pode ser feita por meio de um endosso de seguro (no caso de coberturas coletivas), alterando a proposta (no caso de coberturas individuais) ou se ela pede uma nova apólice.

Vale ressaltar que as alterações só vão gerar custo quando elas mudarem os valores pagos em indenização, cobertura etc.

Alterar o certificado ou fazer um seguro novo: qual escolher?

Algumas alterações sugeridas pelo segurado vão além das possibilidades de uma atualização, pois geram a necessidade de mudança nas coberturas contratadas para cobrir ainda mais sinistros do Seguro de Vida.

Sinistro é um termo usado no mercado de seguros para identificar perdas ou danos. No caso de um Seguro de Vida que protege o segurado em caso de invalidez temporária, por exemplo, uma doença que o impeça de trabalhar pode ser considerada um sinistro.

Isso significa que se você quer ampliar a cobertura do seu Seguro de Vida, dificilmente conseguirá fazê-lo por meio de uma alteração em seu certificado, sendo necessário realizar uma nova contratação.

Essas escolhas impactam no valor do seguro, porque quanto mais coberturas, maior costuma ser o valor da mensalidade. Por outro lado, a pessoa estará mais protegida.

Isto é, é um daqueles casos em que existe uma falsa economia. Embora a pessoa pague um valor menor pelo seguro, ele deixa de cumprir o seu papel principal: proteger os interesses do segurado.

Sendo assim, caso você precise alterar muitas informações no seu seguro e acredite que o endosso não será suficiente, faça uma nova apólice. Só dessa forma você estará protegido.

Outra dica é: jamais omita informações da sua seguradora. Em casos mais graves, isso pode ser considerado tentativa de fraude, como quando alguém tenta convencer a empresa de que a apólice cobria uma situação que não havia sido especificada.

A função da apólice, como a de qualquer outro contrato, é esclarecer o negócio, eliminando as dúvidas e servindo como material de consulta quando é preciso compreender a negociação.

O novo seguro pode ter coberturas diferentes das que eu tinha?

O novo seguro pode ter coberturas diferentes, mas isso só vai acontecer com o seu conhecimento. Aliás, essa alteração costuma partir do segurado. Por exemplo, uma mulher que se torna mãe pode querer um Seguro de Vida mais completo, que proteja seu filho em várias situações.

Você já sabe da importância do Seguro de Vida, não é? Então, não pode deixar que essa proteção apresente falhas por uma falta de comunicação entre você e a seguradora.

Desse modo, o endosso de seguro é uma ferramenta que existe para dar aos contratos ainda mais transparência e credibilidade, ajudando sempre o segurado a ficar mais tranquilo.

No site da Icatu você pode simular o seu Seguro de Vida, escolhendo a proteção certa para você e sua família.

Somos uma empresa 100% brasileira e estamos há 30 anos atuando no setor de seguros em todo o país. A cada 4 minutos ajudamos uma família a estar financeiramente protegida por meio do pagamento de indenizações de Seguro de Vida. 

Conheça também nossas outras especialidades: previdência privada e capitalização.

O que achou deste artigo?

Este conteúdo faz parte da nossa iniciativa de ajudar os brasileiros a construírem um futuro financeiro mais seguro. Conte com a Icatu para proteger o que mais importa para você e esclarecer todas as suas dúvidas sobre Seguro de Vida, Previdência Privada e Título de Capitalização.

Descubra mais sobre Blog Icatu Seguros

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading