Pesquisar
Close this search box.

O que é apólice do seguro de vida? Saiba aqui!

Tempo de leitura: 3 minutos

Índice

Ter a iniciativa de fazer um seguro de vida é uma decisão importante para quem deseja um futuro mais tranquilo e confortável não apenas para si (já que ele pode proteger o contratante em vida contra imprevistos), mas também para as pessoas que ama, caso o segurado venha a faltar e a renda familiar fique comprometida.

Porém, ao contratar esse tipo de solução, é importante conhecer o que é, na prática, a apólice de seguro de vida. Neste artigo, o objetivo é tirar as suas dúvidas sobre esse documento e destacar os pontos mais importantes. Confira abaixo!

Leia mais: como fazer um seguro de vida?

O que é apólice de seguro de vida e para que serve?

A apólice de seguro de vida é o contrato formal realizado entre a seguradora e o segurado. É um documento que garante ao titular do seguro que os termos e cláusulas acordados sejam cumpridos. 

Nela, estão descritos pontos como as coberturas contratadas, o valor das indenizações, os prazos e demais itens importantes e acordados no momento da contratação do plano escolhido.

É importante ressaltar que, em alguns casos, a apólice já é a própria proposta de contratação.

Quais são as partes envolvidas na contratação?

A apólice de seguro pode envolver algumas partes, como:

  • Seguradora: é a empresa responsável por gerenciar os recursos e garantir a proteção, como a Icatu, por exemplo;
  • Segurado: é o titular do seguro, ou seja, a pessoa protegida pela apólice; 
  • Estipulante: é quem propõe a contratação de plano de seguro coletivo, atuando como representante do grupo de segurados. Por exemplo, o estipulante pode ser uma empresa que oferece o benefício para um colaborador;
  • Beneficiário: é quem o titular do seguro escolhe para receber o pagamento em caso de sinistro (ou seja, algum imprevisto coberto pela apólice). Podem ser familiares ou amigos, por exemplo.

Vamos a um exemplo para entender melhor? Suponhamos que a empresa X ofereça o seguro de vida da Icatu para o seu quadro de funcionários. Nesse caso, as partes seriam divididas assim:

  • Seguradora: a Icatu;
  • Segurado: o colaborador;
  • Estipulante: a empresa X;
  • Beneficiário: a pessoa (ou pessoas) que o colaborador escolher para receber a indenização do seguro.

O que deve constar na apólice de seguro de vida?

As seguradoras são livres para determinar as condições da apólice de seguro de vida, no entanto, algumas diretrizes são comuns a todos os documentos, como as destacadas a seguir: 

  • Coberturas contratadas;
  • Capital Segurado;
  • Prêmio / Parcela;
  • Vigência;
  • Forma de Pagamento;
  • Periodicidade.

Como consultar a apólice do seguro?

Caso queira consultar a apólice do seu seguro Icatu, você pode acessar a área do cliente. Por lá, você consegue ver o certificado do seu plano para saber o número do processo SUSEP (Superintendência de Seguros Privados).

Com esse número em mãos, basta acessar a página de Regulamentos e Condições Contratuais e preencher o campo indicado para visualizar as informações que você precisa.

Além disso, também é possível entrar em contato pelo Centro de Relacionamento ou com o seu corretor para tirar todas as dúvidas e solicitar informações sobre o documento.

Os benefícios de contratar um seguro de vida

A contratação de um seguro de vida oferece diversas vantagens. Muitos associam essa solução somente aos casos de falecimento, mas quando se entende os benefícios desse tipo de seguro, é possível compreender que ele é uma maneira de buscar segurança financeira para você e seus beneficiários.

As situações mais difíceis nunca são esperadas por nós. Por isso, é necessário atentar aos termos e condições estabelecidas para que, em caso de necessidade, tudo esteja alinhado da forma correta.

Além disso, é importante contar com uma seguradora com credibilidade no mercado, como a Icatu. Somos uma empresa 100% brasileira e estamos há 30 anos atuando no setor de seguros em todo o país. A cada 4 minutos ajudamos uma família a estar financeiramente protegida. Faça agora mesmo uma simulação online e conheça qual plano é melhor para você!

Descomplicando o seguro de vida para você

Confira os principais termos utilizados quando o assunto é Seguro de Vida.

O que achou deste artigo?

Este conteúdo faz parte da nossa iniciativa de ajudar os brasileiros a construírem um futuro financeiro mais seguro. Conte com a Icatu para proteger o que mais importa para você e esclarecer todas as suas dúvidas sobre Seguro de Vida, Previdência Privada e Título de Capitalização.

Descubra mais sobre Blog Icatu Seguros

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading