Pesquisar
Close this search box.
Pai e mãe abraçados o filho recém-nascido.

Coberturas de Seguro de Vida: saiba quais são

Tempo de leitura: 6 minutos

Índice

A procura por Seguro de Vida aumentou em 2022, segundo estudo realizado pela FenaPrevi (Federação Nacional de Previdência Privada e Vida). Apesar disso, a estimativa é de que apenas cerca de 15% a 17% da população brasileira tenha alguma proteção do tipo contratada.

Isso acontece, em grande parte, devido à falta de conhecimento sobre o que o Seguro de Vida realmente representa e como ele funciona na prática. Afinal, existem diversos tipos de coberturas de Seguro de Vida, que vão muito além da proteção básica em caso de morte. Continue lendo para saber mais!

Qual a importância do Seguro de Vida?

O Seguro de Vida é importante, pois proporciona segurança financeira e tranquilidade a você e seus entes queridos em casos de imprevistos, como:

  • Morte Acidental ou Natural;
  • Invalidez Permanente Total ou Parcial;
  • Incapacidade Temporária;
  • Doenças Graves.

Ou seja, o Seguro de Vida permite que você planeje o seu futuro com mais confiança e menos preocupações, podendo ser usado inclusive em vida para te apoiar em momentos difíceis.

Além disso, ele pode oferecer benefícios adicionais, como é o caso da Icatu, que contempla em seus planos:

  • seguro viagem: coberturas e serviços em viagens nacionais e internacionais, como translado médico e despesas médico-hospitalares;
  • assistência domiciliar: envio de profissionais para reparos domésticos e proteção, além de suporte com despesas em restaurante, lavanderia e veículo de mudança caso a residência esteja inabitável;
  • sorteios mensais: o titular concorre a prêmios de até R$ 100 mil.

O que é cobertura de Seguro de Vida?

A cobertura de Seguro de Vida contempla as situações para as quais você estará protegido ao contratar a solução. Isso quer dizer que no contrato estão especificados eventos que podem resultar na indenização dos beneficiários do Seguro de Vida.

Não ficou claro?

Vamos a um exemplo. Ao contratar um Seguro de Vida com cobertura DIT (Diária por Incapacidade Temporária), você pode receber um valor X (especificado no contrato) por cada dia que ficou afastado do trabalho devido à incapacidade temporária.

No caso de morte natural ou acidental, os beneficiários que você selecionou (amigos, familiares ou qualquer pessoa) recebem a indenização contemplada no Seguro.

Quais são as coberturas do Seguro de Vida?

As coberturas podem ser básicas ou adicionais. As básicas são aquelas que precisam estar presentes em qualquer plano de Seguro de Vida, como a cobertura por morte natural ou acidental.

Já as adicionais são aquelas que você pode incluir no seu plano para ampliar a sua proteção, como a cobertura DIT, doenças graves e invalidez permanente total ou parcial por acidente.

De modo geral, as seguradoras oferecem uma série de coberturas, e o próprio cliente escolhe as que mais se adequam às suas necessidades no momento da contratação. Essa decisão é importante para definir o valor do prêmio que será pago para que ele esteja coberto pelo Seguro.

Conheça, a seguir, as principais coberturas de um Seguro de Vida.

Cobertura por Morte

Essa é a cobertura padrão e obrigatória de todos os Seguros de Vida. Os beneficiários recebem essa indenização no caso da morte natural ou acidental do segurado.

Além disso, está contemplado um Adiantamento por Doença em Estágio Terminal: caso seja constatado estado terminal de doença, o segurado poderá optar por receber, antecipadamente, o valor integral da indenização por morte.

Vale ressaltar que os beneficiários do Seguro podem ser quaisquer pessoas que o titular deseje indicar, não se restringindo apenas aos familiares ou dependentes financeiros.

O Seguro de Vida também não é considerado herança, portanto, não depende do inventário para que a indenização seja liberada, e o valor resgatado não sofre desconto de Imposto de Renda.

Essas características contribuem para que o suporte financeiro necessário em momentos de perda fique rapidamente disponível e o patrimônio seja preservado.

Diária de Incapacidade Temporária (DIT)

Essa é uma cobertura adicional para que o segurado receba uma indenização ainda em vida, caso não consiga exercer suas atividades profissionais por mais de 15 dias por decorrência de uma doença ou acidente. Vale ressaltar que a indenização é paga por cada dia em que a pessoa ficou afastada.

É uma cobertura importante para qualquer pessoa, mas especialmente indicada para profissionais autônomos, liberais e/ou que trabalham em ambientes de risco.

Doenças Graves

A cobertura de doenças graves é muito útil e ainda mais relevante para quem tem histórico familiar de doenças sérias, como câncer.

A indenização por doenças graves também ajuda o segurado em vida, possibilitando o acesso a um tratamento de qualidade sem gastar todas suas reservas financeiras, por exemplo.

Além disso, o dinheiro também pode ser usado para manter a qualidade de vida da pessoa durante esse período difícil ou para fazer reparos em casa que facilitem a sua acomodação, por exemplo.

A lista de doenças consideradas graves pelas seguradoras pode variar, mas listamos abaixo as principais que costumam ser incluídas na cobertura.

  • Câncer;
  • Infarto Agudo no Miocárdio;
  • Acidente Vascular Cerebral (AVC);
  • Cirurgia de Revascularização do Miocárdio com Implante de Ponte Vascular (Bypass);
  • Insuficiência Renal Terminal;
  • Transplante de Órgãos;
  • Paralisia de Membros;
  • Perda de Visão;
  • Perda de Audição;
  • Perda de Fala;
  • Esclerose Múltipla.

Ao contratar esta cobertura de Seguro de Vida, é fundamental conferir nas Condições Gerais as situações excludentes de cada doença. 

Invalidez Permanente

A cobertura por invalidez permanente proporciona o pagamento da indenização nos casos em que o titular se veja incapacitado de exercer suas atividades profissionais ou pessoais por causa de um acidente, ou doença.

A invalidez pode ser total ou parcial, e o valor da indenização depende do evento ocorrido:

  • Invalidez Permanente Total ou Parcial por Acidente (IPA): pode ocorrer por acidente, e é caracterizada pela perda, redução ou impotência funcional definitiva, total ou parcial, de um membro ou órgão devido a um acidente que não necessariamente inviabiliza o segurado de exercer suas funções no trabalho e obter o sustento para sua sobrevivência;
  • Indenização Especial de Invalidez por Doença (IED): trata-se da invalidez funcional permanente e total, ocasionada por doença, que causa a perda de existência independente do segurado.

Assistência Funeral

Com a cobertura de Assistência Funeral, em caso de falecimento do segurado, a família pode acionar os prestadores da seguradora, que cuidarão de todos os detalhes do funeral, ou solicitar reembolso das despesas.

Essa cobertura também pode ser estendida à família, cobrindo ou reembolsando os gastos no caso de falecimento dos filhos e/ou cônjuge, de acordo com a escolha do titular.

O que o Seguro de Vida não cobre?

O Seguro de Vida não cobre eventos que não estejam previstos no contrato ou que sejam decorrentes de situações excluídas por ele. 

Algumas das exclusões mais comuns são:

  • morte ou invalidez causada por guerra, rebelião, terrorismo etc.;
  • morte ou invalidez causada por uso de drogas, álcool ou substâncias tóxicas;
  • morte ou invalidez causada por prática de esportes radicais ou atividades ilícitas;
  • morte ou invalidez causada por doenças preexistentes não declaradas na proposta.

Por isso, é importante ler atentamente as condições gerais do Seguro e verificar quais são as coberturas, os riscos excluídos e as carências aplicáveis ao seu plano.

Uma informação interessante é que, no geral, a morte por pandemias não é coberta. Porém, durante a pandemia da Covid-19, houve uma convenção entre as seguradoras, que passaram a cobrir os casos de morte pela doença.

O que fazer em caso de sinistro no Seguro de Vida?

Em caso de sinistro no Seguro de Vida, ou seja, a ocorrência de um evento coberto pelo contrato, o titular ou os beneficiários devem comunicar à seguradora o mais rápido possível e apresentar a documentação necessária para comprovar o fato.

No caso da Icatu, por exemplo, o recomendado é entrar na Central de Sinistro.

A documentação pode variar conforme o tipo de cobertura e a causa do sinistro, mas geralmente inclui:

  • certidão de óbito ou atestado médico (em caso de morte ou invalidez);
  • boletim de ocorrência ou laudo pericial (em caso de acidente);
  • exames médicos ou laudos diagnósticos (em caso de doença grave);
  • notas fiscais ou recibos (em caso de despesas médico-hospitalares ou assistência funerária).

A seguradora tem um prazo para analisar o pedido e liberar o pagamento da indenização, que pode variar conforme a legislação e o contrato. Em geral, esse prazo é de 30 dias após a entrega da documentação completa.

Lembre-se de informar aos beneficiários ou alguém da família sobre a existência da cobertura de Seguro de Vida. É comum que as famílias não conversem sobre esse assunto, que ainda é visto como um tabu. Porém, saber que seu parente contratou um Seguro de Vida pode ajudar muito em determinadas situações, principalmente em momentos em que o emocional dos envolvidos está fragilizado.

Sempre que temos a oportunidade de conhecer e entender mais sobre uma ferramenta de proteção financeira, como o Seguro de Vida, enriquecemos nosso repertório e ganhamos mais recursos para refletir e pesquisar a melhor solução para nossas necessidades.

O desejo de todos é que a vida siga sem imprevistos graves ou situações dolorosas, mas sabemos que todos estamos sujeitos a eventualidades e situações que fogem do nosso controle. Quando essas situações acontecem, também é desejo de todos estar preparado. 

Por isso, proteja você e seus entes queridos. Com mais de 30 anos de mercado e 100% nacional, a Icatu é referência quando o assunto é Seguro de Vida, sendo a maior seguradora independente do Brasil. Faça uma simulação e encontre o plano ideal!

3.4/5 - (13 votes) | O que achou deste artigo?

Este conteúdo faz parte da nossa iniciativa de ajudar os brasileiros a construírem um futuro financeiro mais seguro. Conte com a Icatu para proteger o que mais importa para você e esclarecer todas as suas dúvidas sobre Seguro de Vida, Previdência Privada e Título de Capitalização.

Descubra mais sobre Blog Icatu Seguros

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading