Pesquisar
Close this search box.
Mulher trabalhando no computador para representar seguro de vida prestamista

Seguro Prestamista: o que é e para que serve?

Tempo de leitura: 3 minutos

Índice

Você sabia o que é um Seguro Prestamista? Trata-se de um seguro de crédito que as pessoas contratam para quitação de dívidas e empréstimos no caso de imprevistos como invalidez ou morte. 

Continue lendo para entender como funciona um Seguro Prestamista, suas vantagens e para quem é indicado!

Como funciona um Seguro Prestamista?

O Seguro Prestamista tem uma finalidade diferente do Seguro de Vida tradicional. Ele oferece cobertura para casos de morte, invalidez por acidente, desemprego ou perda de renda e incapacidade temporária, mas seu objetivo é proteger o crédito, e não o próprio segurado.

Ou seja, ele cobre a quitação de uma dívida, como financiamento de carro ou fatura do cartão de crédito, em caso de falecimento do segurado, por exemplo, mas também paga uma indenização aos beneficiários, dependendo do cenário da modalidade de capital segurado escolhida no seguro.

Mas por que quitar a dívida de um falecido? Existe “herança de dívida”? Veja a seguir.

Como fica a herança caso o falecido tenha dívidas?

As leis envolvidas em sucessão e patrimônio ainda geram bastante confusão, e isso resulta em gastos inesperados para diversas famílias após a morte de um parente, uma dor de cabeça que ninguém quer em período de luto pelo ente querido.

Por lei, de acordo com o artigo 391 do Código Civil e o artigo 597 do Código de Processo Civil, não existe “herança de dívida”. Ou seja, os herdeiros não têm que pagar as contas de um parente falecido.

Porém, a prática é um pouco diferente…

Mesmo que os sucessores não tenham que pagar diretamente a dívida do falecido, ela deve ser paga com o patrimônio deixado (chamado de “espólio”, após o óbito).

Se a dívida for maior que o patrimônio do falecido, a herança destinada aos seus parentes pode ser inexistente.

Ou seja, a herança, na prática, é o resultado da subtração das dívidas do falecido dos seus bens e direitos.

Muitas famílias não sabem desse detalhe e acabam esperando uma herança maior do que realmente recebem.

É justamente para isso que existe o Seguro de Vida Prestamista, que protege seus familiares de problemas no recebimento da herança total.

Qual a diferença entre o Seguro de Vida Tradicional e o Prestamista?

Como mencionado, a grande diferença está na cobertura de crédito que o Seguro Prestamista oferece.

Enquanto o Seguro de Vida protege o titular e seus beneficiários, o Prestamista protege o crédito do titular, cobrindo suas dívidas em caso de sinistro, conforme coberturas contratadas.

Quais os benefícios do Seguro de Vida Tradicional?

Na contratação de um Seguro de Vida Tradicional você pode optar por coberturas como:

  • incapacidade temporária;
  • doenças graves;
  • morte;
  • invalidez.

Além de ter valores acessíveis e liberdade na escolha dos beneficiários (que podem ser qualquer pessoa), o Seguro de Vida Icatu ainda conta com benefícios e assistências exclusivos.

  • Assistência Domiciliar: profissionais à sua disposição para serviços emergenciais e reparos domésticos, como encanador, eletricista e chaveiro, além de pagamento de despesas de transporte, hotel, restaurante e lavanderia no caso em que a residência do segurado fique sem condições de moradia;
  • Seguro viagem;
  • Sorteio mensal: com o Número da Sorte você concorre a sorteios mensais de até R$ 100 mil (valor bruto, sem dedução de impostos);
  • Assistência Desconto Farmácia: o segurado tem acesso a descontos que variam de 10% a 60% na compra de medicamentos nos estabelecimentos parceiros;
  • Assistência Qualidade de Vida:
    • Assistência Automóvel: prestação de serviços em acidentes ou serviços em conveniência envolvendo o veículo assistido;
    • Assistência Concierge Informativo: serviços informativos e operacionais, como um assistente pessoal;
    • Assistência Nutricional: atendimento telefônico especializado com um nutricionista que poderá orientar referente à nutrição e qualidade de vida do cliente;
    • Assistência Saúde: orientações e serviços com a finalidade de dar suporte à saúde do cliente.

Quais as vantagens do Seguro Prestamista?

O Seguro Prestamista é uma proteção bem flexível, em que é feita a quitação parcial ou total da dívida (a depender do valor contratado) em caso de morte, invalidez ou desemprego do contratante.

Ele beneficia o próprio segurado ainda em vida, dependendo do caso, e seus familiares, evitando a perda de bens e complicações financeiras.

A cobertura do Seguro Prestamista contempla as dívidas mais habituais, como o crédito pessoal, consignado, financiamento de bens, entre outros. 

Para quem o Seguro Prestamista é indicado?

O Seguro de Vida Prestamista é indicado para qualquer pessoa que tenha alguma obrigação financeira vigente, mas é especialmente recomendado para quem faz operações financeiras de risco, tem empregos sazonais, sem renda fixa ou estabilidade profissional.

Sua contratação não é obrigatória, porém, é uma ótima proteção para quem vive em cenário de instabilidade financeira.

Ele também é indicado para empresas de empréstimos, operações de risco ou que atuam em mercados muito instáveis, pois é uma proteção no caso de inadimplência dos clientes, arcando com a dívida no caso de falecimento, incapacidade temporária ou invalidez permanente.

A empresa recebe o pagamento das prestações pendentes ou do saldo devedor, enquanto o cliente pode manter seu produto/serviço.

Agora que você já entendeu mais sobre o assunto, conte conosco para ter mais segurança financeira. Conheça Icatu, uma empresa 100% brasileira e que está há mais de 30 anos oferecendo soluções para cuidar do seu futuro!

5/5 - (1 vote) | O que achou deste artigo?

Este conteúdo faz parte da nossa iniciativa de ajudar os brasileiros a construírem um futuro financeiro mais seguro. Conte com a Icatu para proteger o que mais importa para você e esclarecer todas as suas dúvidas sobre Seguro de Vida, Previdência Privada e Título de Capitalização.

Descubra mais sobre Blog Icatu Seguros

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading