Casal estudando juntos

Seguro de vida resgatável: vale a pena? Entenda como funciona!

Índice

Já pensou em ter uma ferramenta que proteja você e sua família, e ainda reforce seu planejamento financeiro? Pois saiba que essa alternativa existe: é o Seguro de Vida resgatável!

Essa é uma solução que vai além da proteção do segurado para as coberturas que constam na apólice. Com essa opção, você também tem a chance de acessar recursos para diferentes projetos ou necessidades pessoais, como alcançar a longevidade financeira.

Continue a leitura para entender tudo sobre o Seguro de Vida resgatável e seu funcionamento!

O que é um Seguro de Vida resgatável?

O Seguro de Vida resgatável é uma modalidade que combina proteção financeira com a possibilidade de resgatar parte do dinheiro pago ao longo do tempo. Dessa forma, o próprio segurado pode receber uma parte da quantia paga ao longo do período de vigência do contrato.

Por causa dessa característica, ele serve como uma ferramenta para o planejamento financeiro. Pense no caso de uma pessoa que paga o Seguro de Vida resgatável por 20 anos. De acordo com o contrato, esse segurado decide resgatar parte do valor após o período e pode usar o dinheiro para cumprir diferentes objetivos pessoais, por exemplo.

Como funciona o Seguro de Vida resgatável?

Para realmente entender o que é Seguro de Vida resgatável, é fundamental conhecer o seu funcionamento. Inicialmente, ele se assemelha a outros tipos de Seguro de Vida: ao contratar, você define quais coberturas deseja, o valor da indenização e quem serão os beneficiários.

Depois, é preciso pagar o prêmio mensal ou anual para manter o Seguro de Vida válido. No caso da modalidade resgatável, a principal característica é a formação de uma reserva financeira.

Uma parte do valor é destinada para atender às coberturas do seguro, como morte natural por acidente, doenças graves e invalidez permanente. Outra parte da quantia forma um fundo resgatável.

Ao longo do tempo, esse fundo tende a crescer, já que novas contribuições são feitas, de acordo com o contrato. Após determinado período, é possível resgatar total ou parcialmente os valores desse fundo, usando os recursos para emergências, projetos pessoais ou outras finalidades, sem perder a proteção.

Qual é a diferença entre o Seguro de Vida resgatável e o Seguro de Vida tradicional?

Agora que você viu como funciona o Seguro de Vida resgatável, é possível notar que ele tem diferenças importantes em relação ao tradicional. A principal distinção está, justamente, na possibilidade de recuperar parte do dinheiro pago.

No Seguro de Vida tradicional, funciona assim: você faz o pagamento mensal ou anual do prêmio e, em troca, a seguradora se compromete a pagar a indenização para você ou seus beneficiários, conforme as coberturas. Logo, só é possível receber o dinheiro quando ocorrer um sinistro, como o falecimento.

Já na modalidade resgatável, essa proteção é somada à reserva do fundo resgatável. Desse modo, você não recebe apenas a indenização, sendo possível obter essa quantia acumulada para atender aos seus interesses.

Na prática, a versão convencional costuma ser mais indicada para quem tem interesse em obter proteção financeira para si e para seus beneficiários. Por sua vez, o resgatável é mais adequado para quem deseja unir proteção financeira contra imprevistos a uma estratégia de economia financeira.

Benefícios do Seguro de Vida resgatável

Devido às suas características únicas, o Seguro de Vida resgatável pode ser bastante vantajoso para quem tem interesse nesse modelo. A seguir, você confere quais são os principais benefícios dessa alternativa.

Proteção e acúmulo de capital

A união entre proteção e acúmulo de capital é uma das maiores vantagens desse tipo de Seguro. É exatamente essa combinação que faz com que ele seja mais versátil e adequado para atender a diferentes objetivos.

Na prática, contratar um Seguro de Vida resgatável significa ter proteção para si e para a família e, ao mesmo tempo, guardar dinheiro que pode ser usado no futuro.

Essa característica é especialmente benéfica para quem tem dificuldade para poupar ou não sabe como planejar o orçamento de forma eficiente. Com o pagamento do prêmio do Seguro, já é possível fazer uma espécie de investimento, que você poderá resgatar mais tarde.

Flexibilidade de resgate

Outro ponto bastante positivo da modalidade resgatável é o alto grau de flexibilidade oferecida. Dependendo das condições do contrato, é possível acessar a reserva financeira em diversos momentos da vida, em vez de depender apenas da indenização para as coberturas do Seguro de Vida.

Imagine que você contrata um seguro desse tipo e faz o pagamento ao longo de 20 anos. Ao final desse período, surge uma oportunidade imperdível de investir no próprio negócio.

Dependendo das condições da apólice, você pode resgatar essa quantia e usá-la livremente, inclusive para fazer outros investimentos. Assim, é possível concretizar seus planos sem precisar se endividar, por exemplo.

Essa flexibilidade se torna ainda mais relevante em situações emergenciais que exigem recursos financeiros, mas que não são cobertas pelo Seguro de Vida. Com a possibilidade de fazer o resgate, você consegue atender a essa necessidade com mais tranquilidade.

Sem reajuste por idade

O valor do prêmio de um Seguro de Vida costuma estar atrelado ao risco que o segurado apresenta. É por isso que, no caso do tradicional, a evolução da idade de quem está protegido pode ocasionar um aumento no valor do prêmio.

Já no resgatável, o valor do prêmio permanece fixo, independentemente da idade. Na prática, essa é uma forma de ter mais previsibilidade financeira e de organizar melhor os seus recursos.

Quais são as desvantagens do Seguro de Vida resgatável?

Apesar dos pontos positivos, você precisa saber que o Seguro de Vida resgatável também tem pontos de atenção. Ao conhecê-los, é possível tomar uma decisão informada sobre a contratação, ou não, dessa alternativa.

Custo mais elevado

Ao compará-lo ao modelo tradicional, você notará que o Seguro de Vida resgatável tem um custo maior. Isso ocorre por causa da união entre a proteção financeira e a possibilidade de resgatar parte dos recursos.

A lógica é simples: uma parte do prêmio serve para custear a indenização para cada cobertura, enquanto outra parte forma o fundo resgatável. No Seguro de Vida tradicional, há apenas o primeiro valor, o que faz com que a modalidade com resgate tenha um prêmio maior.

Esse ponto não precisa ser, necessariamente, a razão para você não contratar um seguro desse tipo. No entanto, é fundamental avaliar qual é o impacto desse custo mais elevado no seu orçamento para identificar se faz sentido.

Carência para resgate

Também vale destacar que existe um período de carência para realizar o resgate. Ele é definido na própria apólice e representa o tempo mínimo que você deve esperar para acessar o valor acumulado no fundo.

Esse é um aspecto que pode causar insatisfação se o seu objetivo for resgatar o dinheiro quando desejar. Se houver uma emergência que não é coberta pelo seguro e você precisar resgatar a quantia, só será possível se a carência tiver sido cumprida.

Logo, apesar de ser uma opção flexível, também é preciso se planejar para aguardar todo o período de carência, que pode ser de alguns anos ou mesmo durar por toda a vigência da apólice.

Maior prazo para finalizar o seguro

Por causa de suas características, o Seguro de Vida resgatável costuma ter uma duração de longo prazo. Ou seja, é preciso se comprometer com o pagamento do prêmio por um período maior para aproveitar a possibilidade de resgate.

Isso faz sentido quando pensamos que o fundo resgatável é formado com parte de cada prêmio pago. Sendo assim, é preciso que haja mais contribuições para consolidar um valor maior para um resgate vantajoso.

Esse é um ponto que exige muita atenção, já que requer maior solidez no planejamento financeiro. É essencial incluir essa contratação no orçamento por um período maior, mesmo diante de imprevistos, como a perda de renda.

Ainda, essa característica faz com que o Seguro de Vida resgatável ofereça menos liberdade quanto à alteração do prazo ou encerramento da apólice.

Qual é o melhor seguro resgatável?

O melhor Seguro de Vida resgatável é aquele que atende à sua realidade e aos seus objetivos. Sendo assim, é preciso analisar com cuidado os fatores que são mais importantes para você.

Comece pela análise de questões básicas, como quais serão as coberturas escolhidas e qual será o valor da indenização. Depois, é o momento de avaliar as condições para o resgate, o que inclui o prazo de carência e as regras para resgatar o dinheiro.

Não se esqueça de analisar o valor do prêmio: quanto maior for a quantia que você deseja resgatar, maior será o custo. O ideal é equilibrar essa possibilidade de resgate com a sua estabilidade financeira.

Ainda, o melhor Seguro de Vida resgatável é aquele oferecido por uma empresa sólida, de confiança e experiente no mercado. Assim, você terá mais tranquilidade para escolher a alternativa ideal para garantir proteção e acúmulo de capital.

Seguro de Vida resgatável vale a pena?

Para decidir se recorrer à modalidade resgatável do Seguro de Vida vale a pena, a dica é analisar com cuidado seus objetivos financeiros e suas necessidades de proteção.

Se você quiser um seguro que vá além da função tradicional de proteção, essa é uma boa alternativa. Ele também vale a pena se você tiver disponibilidade para pagar um prêmio maior e para se comprometer no longo prazo.

Caso seu interesse seja adquirir uma proteção completa como investimento ou cúmulo de dinheiro, é válido buscar como alternativa a Previdência Privada e o Título de Capitalização. Se você quiser mais liberdade para acessar o capital, também pode ser mais interessante ter um Seguro de Vida tradicional e investir em outras alternativas, separadamente.

Ao chegar até aqui, você descobriu que o Seguro de Vida resgatável se destaca por incorporar o resgate de capital à proteção financeira. Com ele, você tem a chance de atingir outros objetivos financeiros com previsibilidade e flexibilidade, então pode ser interessante considerá-lo.Está em busca do seguro ideal para proteger você e quem você ama? Saiba tudo sobre o Seguro de Vida da Icatu em nossa página principal!

4.5/5 - (6 votos) | O que achou deste artigo?

Este conteúdo faz parte da nossa iniciativa de ajudar os brasileiros a construírem um futuro financeiro mais seguro. Conte com a Icatu para proteger o que mais importa para você e esclarecer todas as suas dúvidas sobre Seguro de Vida, Previdência Privada e Título de Capitalização.

Facebook
LinkedIn
Email
WhatsApp

Descubra mais sobre Blog Icatu Seguros

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading