Pesquisar
Close this search box.
Casal estudando juntos

Seguro de vida resgatável: vale a pena? Entenda como funciona!

Tempo de leitura: 4 minutos

Índice

O seguro de vida é uma poderosa ferramenta para trazer segurança financeira para você e seus entes queridos. Mas você sabia que também é possível resgatar em vida parte do valor pago? Sim, é verdade: trata-se do seguro de vida resgatável.

Essa é uma modalidade de seguro cada vez mais popular no Brasil. Nela, o segurado consegue resgatar parte do valor pago nos prêmios do seu seguro de vida, sem que haja algum imprevisto, como morte ou invalidez.

Aliás, o valor resgatado é reajustado de acordo com a inflação do período, garantindo o poder de compra da pessoa.

Mas para quem esse tipo de seguro é indicado? Como contratá-lo? Essas e outras perguntas serão respondidas neste artigo. Acompanhe!

O que é seguro de vida resgatável?

O seguro de vida resgatável oferece ao segurado todas as vantagens do seguro de vida tradicional, como indenização ao titular em caso de invalidez, aos beneficiários em caso de morte, entre outros.

Porém, caso queira recuperar parte do valor dos prêmios pagos, o contratante pode solicitar o resgate da reserva, de acordo com as características do contrato.

Confira também: O que é Seguro de Vida

Como funciona o seguro de vida resgatável?

A contratação do seguro de vida pode acontecer de duas formas. Na primeira, o seguro tem uma vigência temporária, como dez anos, por exemplo. 

Nesse caso, o cliente pode solicitar o resgate durante a vigência do contrato. Esse valor será recebido com a devida correção monetária, o que significa que o dinheiro terá preservado o seu poder de compra. No entanto, se optar pelo resgate, o cliente deixa de contar com a proteção do seguro de vida a partir dessa data.

Na segunda modalidade de contratação do seguro de vida resgatável, o contrato pode ser vitalício.

Caso o cliente deseje, ele pode solicitar o resgate e ter acesso a uma parte da reserva, abrindo mão da proteção do seguro a partir de então.

É importante esclarecer que existe um período de carência para solicitar o resgate. Esse período mínimo costuma ser de 24 meses. Porém, vale ressaltar que você estará protegido pelo seguro de vida desde o momento da contratação. 

Ao mesmo tempo, quando desejar solicitar o resgate, esse valor será pago para você de forma corrigida.

O valor dos prêmios do seguro também é reajustado anualmente de acordo com a inflação, garantindo a saúde financeira dos fundos que pagam as indenizações aos beneficiários.

Seguro de vida resgatável vale a pena?

Para que qualquer tipo de investimento valha a pena, é preciso analisar a realidade financeira da pessoa que deseja contratá-lo — isso é o básico quando falamos em educação financeira.

O seguro de vida resgatável possibilita que o contratante receba em vida, sem que haja ocorrência de algum imprevisto relacionado à sua saúde, enquanto oferece segurança financeira ao titular e aos beneficiários.

Além disso, o seguro de vida não é penhorável. Isso significa que uma pessoa que for acionada na Justiça para o pagamento de dívidas, não verá o valor do seu seguro ser usado para quitar os débitos.

Esse ponto é muito importante para a proteção dos beneficiários em caso de falecimento. Embora a Justiça não obrigue os herdeiros a pagarem os débitos do ente falecido, os bens deixados por ele, como imóveis, dinheiro em conta-corrente, entre outros, podem ser penhorados para fazer esses pagamentos.

No caso do valor do seguro de vida, isso não ocorre, já que a lei garante que esses valores sejam transferidos integralmente aos beneficiários.

Ao mesmo tempo, um seguro de vida pode ajudar a pessoa a ter mais liberdade sobre a sua sucessão patrimonial — e essa é uma diferença entre herança e seguro de vida.

Por lei, 50% dos bens de uma pessoa devem ser deixados para os dependentes, como filhos e cônjuge.

No entanto, o valor de um seguro de vida pode ser deixado para quem o contratante quiser — e isso não pode ser questionado judicialmente, já que o seguro de vida não fará parte do inventário.

Com isso, o titular tem a chance de realizar a divisão exata do capital destinado a cada beneficiário. Ainda que ele já tenha outro seguro ou uma previdência privada, poderá reforçar a proteção do seu futuro com o seguro de vida resgatável.

Qual o melhor seguro de vida resgatável?

O melhor seguro de vida resgatável é aquele que atende às suas necessidades e cabe no seu orçamento. Afinal, de nada adianta contratar um plano com um prêmio muito alto, que poderá torná-lo inadimplente em alguns meses.

Ao mesmo tempo, o seguro que não atende aos seus objetivos financeiros também não ajuda em nada a proteção do seu orçamento.

Por isso, aproveite que o seguro de vida é personalizável e contrate um plano que se adéque à sua realidade.

Na Icatu, por exemplo, você encontra opções de seguro de vida resgatável que combinam proteção flexível e benefícios em vida. Você pode escolher o tempo de duração do seguro e contar com parcelas que não aumentam com a idade.

Além disso, é possível resgatar um percentual da reserva a partir do 25º mês de vigência ou usar valor de resgate para quitar, antecipadamente, a cobertura básica do seguro.

Seguro de vida resgatável x seguro de vida tradicional

A possibilidade de resgatar parte do valor pago de um seguro de vida resgatável costuma ser uma das características que atraem as pessoas. Como vimos, esse valor pode ser aproveitado pelo titular em vida.

Contudo, as parcelas iniciais desse produto podem ser maiores do que as cobradas em um seguro tradicional. Por outro lado, os prêmios do seguro resgatável não aumentam com a idade, sendo atualizadas apenas pelo IPCA.

A modalidade resgatável também é recomendada para quem quer combinar proteção com possibilidade de resgate, liberdade para definir a vigência e por quanto tempo quer pagar pelo seguro, além de pagar sempre o mesmo valor, facilitando o planejamento financeiro.

Por fim, podemos dizer que o seguro de vida, tanto o tradicional quanto o resgatável, é indicado às pessoas que buscam uma proteção financeira para si e para os beneficiários em caso de incidentes, como o óbito ou uma doença grave.

Seguro de vida resgatável e previdência privada

O seguro de vida resgatável e a previdência privada atendem a objetivos diferentes — e um não substitui o outro.

A previdência privada é indicada principalmente para quem tem metas de longo prazo. Ela geralmente é usada como uma renda complementar ao valor da aposentadoria, protegendo o seu poder de compra no futuro e ajudando a ter mais tranquilidade financeira.

Já o seguro de vida é uma proteção contra imprevistos que podem impactar a sua vida financeira, como um acidente que o impeça de trabalhar.

Porém, as duas soluções são necessárias para ter um planejamento financeiro eficiente e ajudar a ter estabilidade financeira.

A Icatu também é especialista em previdência privada, e você pode contar com os nossos serviços para se proteger das duas formas.

O que achou deste artigo?

Este conteúdo faz parte da nossa iniciativa de ajudar os brasileiros a construírem um futuro financeiro mais seguro. Conte com a Icatu para proteger o que mais importa para você e esclarecer todas as suas dúvidas sobre Seguro de Vida, Previdência Privada e Título de Capitalização.

Descubra mais sobre Blog Icatu Seguros

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading