Pesquisar
Close this search box.
Casal feliz

Seguro de Vida tem carência? Descubra!

Tempo de leitura: 4 minutos

Índice

Você já se perguntou se o Seguro de Vida tem carência? Essa é uma dúvida comum entre as pessoas interessadas nessa solução financeira, que ainda não é tão popular quanto deveria entre os brasileiros.

De acordo com dados da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (Fenaprevi), apenas 17% dos brasileiros adultos contam com algum tipo de proteção via Seguro de Vida.

Um número que poderia ser bem maior, não é? Afinal, o Seguro de Vida pode fazer muita diferença na vida do titular e seus beneficiários em casos de imprevistos. Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo e confira!

O que é Seguro de Vida?

O Seguro de Vida é uma solução financeira na qual o titular paga um valor a uma seguradora para contratá-lo e recebe uma indenização no caso de imprevistos cobertos pela apólice, como falecimento, acidentes ou doenças graves.

Por exemplo: um pai de família pode fazer um Seguro de Vida para proteger os seus filhos caso alguma coisa aconteça com ele. Nesse cenário, os beneficiários do seguro, ou seja, os filhos, receberão a indenização. 

Além disso, o segurado pode usar a indenização do Seguro em vida, em caso de invalidez ou de DIT (Diária de Incapacidade Temporária).

Esse valor recebido pode ser essencial para manter o padrão de vida da família até que eles consigam se organizar financeiramente, para dar entrada no inventário, entre outras finalidades.

Agora que você entendeu a importância do Seguro de Vida, vamos responder à questão central deste artigo.

Seguro de Vida tem carência?

A palavra “carência” é muito comum em alguns produtos, como o plano de saúde. Nele, a pessoa paga as mensalidades, mas alguns serviços só poderão ser usados depois de vencido um prazo, a chamada carência.

No caso do Seguro de Vida, podemos dizer que, no geral, não existe carência, porque não é comum que as seguradoras incluam esse período em seus contratos — ainda que não seja proibido incluí-lo.

Isso quer dizer que, normalmente, a pessoa que contrata esse serviço estará protegida por ele a partir do momento que efetuar o pagamento da primeira mensalidade. Caso exista alguma condição específica para o pagamento, ela estará destacada no momento da contratação.

Outra dúvida comum é se o Seguro de Vida tem carência por morte natural. Nessa situação, a existência de carência também é rara.

Vale ressaltar que há uma exceção para a carência do Seguro de Vida da Icatu: em caso de suicídio ou tentativa, existe um prazo de dois anos após a contratação.

Por que existe carência em seguros?

O período de carência, quando existe, serve para que a seguradora consiga acumular capital para efetuar os pagamentos das indenizações. Em alguns casos, seria impossível pagar todas as indenizações, a todos os segurados, de uma única vez.

Além disso, em algumas situações, o período de carência é uma ferramenta para evitar fraudes.

Quanto custa um Seguro de Vida?

O Seguro de Vida é uma solução mais acessível do que a maioria das pessoas imagina. Em algumas seguradoras, como a Icatu, existem opções a partir de R$30,00 mensais.

O que você conseguiria fazer com esse valor hoje? Bem, com a Icatu, pode adquirir uma proteção financeira extra para lidar com imprevistos e proteger a si e àqueles que você ama.

Principais dúvidas sobre Seguro de Vida

Agora que já esclarecemos sobre a carência do Seguro de Vida, vamos responder outras perguntas que são comuns a respeito do assunto. Acompanhe a seguir!

Só existe um tipo de Seguro de Vida?

Na verdade, existem vários tipos de Seguro de Vida, como o tradicional, o resgatável e o Seguro de Vida temporário.

Cada um deles oferece um tipo diferente de proteção ou possibilidade de resgate. Eles existem para que o segurado contrate a opção certa para o seu momento de vida.

Além disso, em cada um é possível personalizar as coberturas, de acordo com as suas necessidades.

O que é assistência funeral?

A assistência funeral é uma cobertura que, normalmente, está presente nas apólices de Seguro de Vida. Nessa situação, as seguradoras, como a Icatu, oferecem suporte aos beneficiários para o sepultamento e também arcam com as despesas, caso o segurado venha a óbito.

Isso é importante, principalmente, porque muitas pessoas, devido à emoção do momento, têm dificuldades em lidar com as burocracias do funeral.

O que é um beneficiário do Seguro de Vida?

O beneficiário é quem será indenizado caso aconteça algum imprevisto com o segurado. Vale ressaltar que os beneficiários podem ser qualquer pessoa, sem a necessidade de ter algum parentesco com o titular do Seguro de Vida.

O contratante deverá indicar quem serão essas pessoas na apólice, assim como a porcentagem da indenização que cada uma receberá.

Em seguros que oferecem proteção contra doenças ou invalidez, o próprio segurado será o beneficiário.

O que é uma apólice do Seguro de Vida?

Um Seguro de Vida é executado por meio de um contrato muito claro, que chamamos de apólice. Todas as condições do negócio estarão lá, como o valor da mensalidade, os beneficiários, o valor da indenização, entre outros.

Como fazer uma cotação de Seguro de Vida?

Como vimos, menos de 1/5 da população adulta do Brasil conta com uma proteção contra imprevistos. Se você não sabe como fazer Seguro de Vida, fique tranquilo: é um processo bem simples.

Você pode começar visitando o site da Icatu para fazer uma simulação de Seguro de Vida. Em apenas alguns minutos, nosso sistema verificará qual é a opção ideal para dar a você e a sua família a melhor proteção possível.

Você também pode falar diretamente com o seu corretor de seguros, que vai entender como o Seguro de Vida se encaixa na sua vida financeira e como ele pode te ajudar a ter mais segurança.

Agora que você entendeu como funciona Seguro de Vida, inclusive se ele tem carência, não deixe de procurar uma seguradora confiável e experiente, como a Icatu.

Somos uma empresa 100% brasileira e estamos há 30 anos atuando no setor de seguros em todo o país. A cada 4 minutos ajudamos uma família a estar financeiramente protegida, por meio do Seguro de Vida.

Então, faça agora mesmo uma simulação online e encontre o plano ideal para você!

5/5 - (1 vote) | O que achou deste artigo?

Este conteúdo faz parte da nossa iniciativa de ajudar os brasileiros a construírem um futuro financeiro mais seguro. Conte com a Icatu para proteger o que mais importa para você e esclarecer todas as suas dúvidas sobre Seguro de Vida, Previdência Privada e Título de Capitalização.

Descubra mais sobre Blog Icatu Seguros

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading