Descubra como funciona o seguro de vida temporário! | Blog Icatu Seguros

Descubra como funciona o seguro de vida temporário!

Por André Iunes

Já pensou em ter um seguro de vida no qual seja possível contratá-lo somente por determinado período? Pois bem, essa categoria existe e pode ser bem interessante em algumas situações, especialmente para quem vai realizar um intercâmbio, ou tem filhos em idade escolar e queira garantir sua proteção até se eles formarem. 

Essa modalidade é conhecida como seguro temporário e, como o próprio nome diz, oferece cobertura apenas por certo tempo. Quer saber mais? Então acompanhe a seguir que vamos tirar as principais dúvidas e esclarecer alguns pontos importantes.  

Como funciona o seguro de vida?   

Antes de mais nada, é importante entender como funciona um seguro de vida, cujo principal benefício é a proteção financeira do segurado, ou de seus beneficiários, que devem ser escolhidos na apólice. 

Quando o próprio contratante é o beneficiário, é possível ter respaldo financeiro em determinados casos previstos em contrato, incluindo desde doenças graves ao reembolso de despesas hospitalares, por exemplo. 

Qual a diferença do seguro de vida vitalício para o temporário?  

Uma das grandes vantagens do seguro de vida é que esse produto pode se adequar ao seu momento de vida, ou seja, além das coberturas que julgar as mais importantes para você, é possível contratar um plano pelo período que for o mais adequado à sua necessidade ou objetivos. 

Confira abaixo a diferença entre o seguro de vida vitalício e o seguro de vida temporário, além de entender como funciona cada um.   

Seguro de vida vitalício 

O grande benefício do seguro de vida vitalício é que esse tipo de plano oferece, justamente, proteção por toda vida, pagando o valor de cobertura por morte. Caso o segurado venha a falecer durante a vigência do plano, os beneficiários escolhidos recebem os valores determinados na apólice.

Entretanto, é bom ressaltar que mesmo tendo o nome de vitalício, esse tipo de seguro só é válido enquanto o segurado estiver em dia com o pagamento do prêmio. Ou seja, se parar de pagar, o seguro é cancelado, lembrando que o valor do plano pode aumentar com a idade do segurado. 

Seguro de vida temporário 

Conforme destacamos no começo deste artigo, um seguro de vida temporário garante proteção ao segurado por um prazo específico. Serve para dar proteção em determinada fase da vida, fazendo sentido, por exemplo, para pais que queiram garantir proventos durante a fase escolar dos filhos, ou até quando eles se formarem na faculdade. Por ser temporário, costuma ter um valor mais baixo quando comparado ao Seguro de Vida vitalício.  

Um seguro de vida temporário pode ser essencial para sua tranquilidade durante um período importante!

Quem escolhe a vigência do seguro de vida temporário é o próprio segurado, podendo ser de apenas alguns anos, ou, até mesmo, décadas, e todas as coberturas serão válidas pelo tempo escolhido. Ou seja, não há um período mínimo, ou máximo, para a duração do contrato. 

É bom ficar atento, pois os prazos de pagamento e de vigência do seguro de vida temporário se encerram simultaneamente, e caso o segurado queira estender a cobertura, uma nova análise do seguro poderá ser feita. 

Como escolher o seguro de vida mais adequado para você? 

A escolha do seguro de vida é algo muito particular e vai da necessidade e do momento de vida de cada pessoa, já que, com o passar dos anos, as prioridades mudam e a ideia de nos prevenir de acontecimentos inesperados começa a fazer mais sentido. 

O importante é ter em mente que tanto o seguro de vida temporário quanto o vitalício possuem por objetivo garantir proteção a você e a seus entes. Nesse sentido, a decisão sobre qual plano e benefícios escolher deve ser, preferencialmente, tomada em conjunto com a família e levando em conta, é claro, os objetivos e prioridades do momento. 

Independente da escolha do tipo do seguro de vida, que pode ser vitalício, ou seguro de vida temporário, na hora de contratar um plano, é muito importante também escolher uma empresa de renome no mercado e que lhe dê o suporte adequado durante o atendimento. 

E isso inclui não somente explicar todos os procedimentos para contratação, como também as características do produto, os benefícios inclusos e as condições da apólice.  

Na Icatu, por exemplo, vários canais de atendimento estão disponíveis aos clientes, inclusive com chat dedicado a pessoas com deficiência auditiva. Você pode, também, fazer uma cotação online de forma prática e rápida. 

Outro ponto de vital importância é verificar se a seguradora é credenciada pela Superintendência de Seguros Privados (Susep)  e se atende a todas as suas exigências (entenda por que a Susep é importante).  

Agora que você já sabe como funciona o seguro de vida temporário, reflita sobre quais situações ele pode ser útil a você e sua família e, principalmente, escolha uma seguradora de confiança! 

Entendeu como funciona o seguro de vida temporário? Confira mais conteúdos sobre seguro de vida para você: 

Publicado por André Iunes

André Philippe Iunes é jornalista, especializado em marketing de conteúdo e digital, com mais de 20 anos de experiência. Já atuou em importantes veículos, como os jornais O Globo e Extra, além do portal Globo Cidadania, onde produziu conteúdo para os sites Globo Ciência, Globo Ecologia e Globo Universidade. Trabalhou como diretor de redação da revista Webdesign e editor executivo da revista Áudio, Música & Tecnologia, com várias coberturas internacionais. No mundo corporativo, desenvolve projetos para grandes empresas envolvendo estratégia de conteúdo digital.

Deixe seu comentário