Pesquisar
Close this search box.

Seguro de Vida vale a pena? Entenda como funciona e as vantagens!

Tempo de leitura: 5 minutos

Índice

O Seguro de Vida é ideal para proteger você e seus familiares, dependentes e pessoas pelas quais preza em diferentes situações.

No entanto, ainda é um tabu falar sobre Seguro de Vida, pois as pessoas evitam pensar e se planejar para eventos desagradáveis.

Mas, assim como você contrata um seguro para o seu carro, por exemplo, o Seguro de Vida te ajuda a se preparar para um cenário desfavorável, o que pode fazer toda a diferença.

Entenda mais sobre o que é, vantagens, valores, como escolher o ideal para seu perfil e, afinal, se o Seguro de Vida vale a pena ou não!

O que é Seguro de Vida?

Seguro de Vida é um contrato firmado com uma seguradora que tem como objetivo proteger financeiramente o segurado e seus beneficiários no caso de ocorrência de eventos cobertos, como morte natural ou por acidente, doenças graves e invalidez por acidente, por exemplo.

Com isso, os beneficiários do Seguro — que pode ser sua família ou amigos — conseguem manter o padrão de vida e ter mais tranquilidade financeira durante um momento difícil, pois recebem uma indenização da seguradora.

O que muitos não sabem é que, além da indenização paga em caso de morte do titular, o Seguro de Vida ainda pode protegê-lo em vida, como em casos de:

  • invalidez permanente;
  • doenças graves;
  • incapacidade temporária.

Agora que você sabe o que é Seguro de Vida, vamos entender como ele funciona na prática!

Como funciona o Seguro de Vida?

Na prática, você escolhe o plano que faz mais sentido para seu perfil e paga um valor mensal ou anual para a seguradora, chamado de prêmio, que varia conforme fatores como cobertura, idade, profissão, valor da indenização no caso de um sinistro (ocorrência de um evento coberto pelo Seguro), entre outros.

Existem diversos cenários em que um Seguro de Vida pode ser utilizado.

  • No caso da morte natural ou por acidente de quem contratou o Seguro, seus beneficiários, que podem ser qualquer pessoa escolhida pelo titular, desde familiares até amigos e funcionários, recebem uma indenização;
  • Caso você tenha um acidente que te impeça de trabalhar por um tempo ou permanentemente, o Seguro pode proteger você e sua família financeiramente;
  • Se você tiver uma doença grave que te impeça de trabalhar, o valor pode ser utilizado para cobrir despesas médicas, hospitalares e de tratamentos.

Em caso de sinistro, tanto o titular quanto um dos beneficiários escolhidos podem entrar em contato com a seguradora para receber os próximos passos até o pagamento da indenização.

Para isso, é importante reunir os documentos que comprovem o evento, com a data do ocorrido e os dados do titular do Seguro.

Entendeu como funciona o Seguro de Vida? Então, vamos para as vantagens dessa proteção!

Quais são as vantagens de ter um Seguro de Vida?

O Seguro ajuda a proteger o que é mais importante: a vida! Assim, com um Seguro de Vida você tem a tranquilidade de que o seu futuro e de seus familiares está protegido.

Afinal, situações inesperadas podem acontecer, e se preparar para elas te coloca um passo à frente, aumentando suas chances de passar com mais tranquilidade pelos imprevistos.

Um trabalhador autônomo, por exemplo, normalmente não tem direito aos benefícios do INSS, como auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez, o que o coloca em uma posição de risco maior no caso de infortúnios.

Nesse sentido, o Seguro de Vida pode ser o suporte que o trabalhador precisa nesse momento de dificuldade.

Vale destacar também que, quando uma pessoa falece, o processo de inventário pode demorar, e os bens ficarão congelados durante esse tempo. Além disso, os herdeiros precisarão pagar advogados e taxas para dar entrada no inventário.

Como o Seguro de Vida não entra no inventário e a indenização é paga em até 30 dias após o envio da documentação e do aviso de sinistro, se os herdeiros forem os beneficiários poderão usar o valor para se manterem e custear as despesas geradas pelo processo.

E tem mais: o Seguro de Vida da Icatu também oferece outros benefícios que ajudam no cotidiano. Entre as assistências oferecidas, temos:

  • Assistência Domiciliar: envio de profissionais para reparos domésticos e proteção (encanador, eletricista, chaveiro, vigilante), além de suporte com despesas em restaurante, lavanderia e veículo de mudança caso a residência esteja inabitável;
  • Seguro Viagem: reembolso dos custos de hospedagem e alimentação do titular do Seguro decorrentes do atraso de voo superior a 12 horas, assim como cobertura de despesas médicas, hospitalares e odontológicas em viagem ao exterior;
  • Sorteios mensais de até R$100 mil.

Qual o valor mensal de um Seguro de Vida?

O preço do Seguro de Vida pode variar bastante, pois depende de diversos fatores, como:

  • idade;
  • ocupação;
  • coberturas contratadas;
  • valor da indenização.

Porém, na Icatu, você encontra planos a partir de R$ 30,00 e consegue calcular o valor da sua indenização sem burocracias!

Seguro de Vida sob medida: é possível contratar um?

Na Icatu é possível! Você pode personalizar seu plano com a gente e incluir as coberturas que achar mais adequadas para seu perfil, com os valores que vão manter seu padrão de vida em caso de sinistro.

É muito simples montar e contratar o seu plano de acordo com suas necessidades e seu momento de vida.

E, se tiver dúvidas, basta solicitar o contato de um dos nossos consultores.

Como escolher o melhor Seguro de Vida para você?

Para saber como escolher seu Seguro de Vida, você deve considerar algumas informações sobre seu perfil.

  • Você tem dependentes? Quantos?
  • Sua profissão é de risco?
  • Qual é a sua idade?
  • Você tem alguma doença crônica?
  • Tem imunidade baixa?
  • Seu trabalho é autônomo?
  • Qual é seu custo de vida médio mensal? E de sua família e dependentes?

Com essas e outras informações em mente, você pode optar pelas coberturas que fazem mais sentido para sua realidade. Para ajudar na sua decisão, explore o simulador rápido e online da Icatu.

Ao definir os beneficiários, você pode escolher qualquer pessoa que desejar, independentemente do grau de parentesco. Para ativar o Seguro, basta pagar o prêmio e pronto!

Além disso, lembre-se de considerar uma seguradora de confiança, conferindo aspectos que vão fazer toda diferença na sua experiência, como qualidade do serviço, opções de cobertura e atendimento.

Afinal, o Seguro de Vida vale a pena?

Como visto, vale a pena, sim, contratar um Seguro de Vida, e esperamos que com as informações deste conteúdo você entenda por que contratar um Seguro de Vida é tão importante.

A Icatu oferece planos flexíveis, com benefícios do Seguro de Vida que tornam a solução ainda mais completa para o seu dia a dia.

A cada 4 minutos ajudamos uma família a estar financeiramente protegida, por meio do pagamento de indenizações de Seguro de Vida. Faça sua simulação e encontre o plano ideal para você!

Confira esse depoimento do Fernando:

O que achou deste artigo?

Este conteúdo faz parte da nossa iniciativa de ajudar os brasileiros a construírem um futuro financeiro mais seguro. Conte com a Icatu para proteger o que mais importa para você e esclarecer todas as suas dúvidas sobre Seguro de Vida, Previdência Privada e Título de Capitalização.

Descubra mais sobre Blog Icatu Seguros

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading