Trabalho remoto: o que é e como otimizá-lo!

Por Alessandra de Paula

Para manter a produção em dia nesse momento de distanciamento social , muitas empresas estão flexibilizando seus formatos e adotando o trabalho remoto.

Mas o que seria, na prática, esse trabalho remoto? É possível atuar de forma eficiente sem sair casa? A resposta é sim! E, nesse artigo, vamos trazer dicas de como você pode fazer isso. Confira! 

O que é, afinal, o trabalho remoto? 

Com o desenvolvimento da tecnologia, aquela rotina de sair de casa, pegar o transporte, passar de oito a dez horas na empresa, e, no fim do expediente, pegar o transporte de volta está se transformando. O trabalho remoto, ou seja, as atividades realizadas fora do ambiente do escritório, já é uma realidade. Basta saber como tirar o melhor proveito disso.  

Qual é a diferença de trabalho remoto e home office?

É possível que essa dúvida já tenha surgido na sua cabeça, e até ache que os termos home office e trabalho remoto sejam sinônimos, o que é muito natural. Porém, eles não querem dizer a mesma coisa

A diferença é simples: enquanto o home office diz respeito ao fato do profissional realizar o serviço em casa, que é a sua base principal, o trabalho remoto se refere à produção feita pelo colaborador de uma empresa fora do ambiente do escritório.

Para que o trabalho remoto flua, é utilizado ferramentas tecnológicas, como: o celular, e-mail, chamadas de vídeos, bem como vários outros aplicativos para troca de mensagens. Esse trabalho pode ser realizado de um quarto de hotel, ou de uma cafeteria, por exemplo.  

O home office é somente um tipo de trabalho. Existem também outras modalidades, como: o nomadismo digital e os coworkings, para lembrar os exemplos mais conhecidos. 

O nômade digital, segundo definição da Wikipedia, é o indivíduo que aproveita a tecnologia para realizar seu trabalho de maneira remota. E justamente por não depender de uma base fixa para trabalhar, esse tipo de profissional toca seu estilo de vida de forma nômade. Basta um computador e uma boa conexão de internet para realizar suas tarefas, que podem ser feitas mesmo viajando.   

Já os coworkings viraram uma febre nos últimos anos. Mais do que uma prática, o coworking é um movimento de pessoas e empresas que buscam, por meio do compartilhamento de um mesmo local físico, trabalhar e desenvolver suas atividades e negócios juntas. 

Segundo dados do Censo Coworking Brasil 2019, produzido pelo Coworking Brasil, o nosso país possui aproximadamente 1.500 espaços do gênero em funcionamento, espalhados por 195 municípios brasileiros. 

Se você tem uma pequena empresa, ou é um profissional independente, alugar um espaço de coworking que caiba no seu orçamento pode ser uma ótima ideia, além de uma oportunidade a mais para incrementar o seu networking. 

Entretanto, neste período, é importante tomar alguns cuidados, sugeridos pelos principais órgãos de saúde, como: respeitar o distanciamento social, utilizar máscaras e álcool gel 70% para higienizar as mãos, etc.  

Como otimizar o trabalho remoto? 

Com muitas empresas adotando os regimes de home office ou trabalho remoto, é essencial que os funcionários saibam otimizar o seu tempo.

Pode não parecer, mas trabalhar fora do escritório exige disciplina. Geralmente, nessa nova modalidade de atuação, existe um pouco mais de flexibilidade. Por outro lado, é preciso seguir algumas regras para manter a produção em dia. 

A boa notícia é que a tecnologia está aí para ajudar, incluindo desde ferramentas para a troca de informações e reuniões online, a exemplo do Microsoft Teams, Skype e WhatsApp, a aplicativos que ajudam a organizar o trabalho em equipe, como o Google Drive. Nele, é possível criar um diretório, localizado na nuvem, com todos os arquivos e pastas importantes que devem ser compartilhados e trabalhados remotamente por todo o time. 

Ainda para incrementar o leque de ferramentas, está o Trello, útil para o gerenciamento de projetos. Você pode utilizá-lo na organização de suas tarefas do trabalho, até mesmo nas prioridades de estudo. 

7 dicas para ser produtivo no trabalho remoto 

Cuide de seu ambiente de trabalho 

Separe um cômodo ou espaço da casa onde  possa transformar em ambiente de trabalho. É importante ter privacidade, e que isso seja respeitado pelas outras pessoas que dividem o mesmo local. Mantenha seu material de trabalho sempre organizado,  isso garante um ar mais profissional ao local onde você produz. 

Seja claro nas expectativas

Alinhe com seu gestor, equipe ou clientes alguns fatores , como: 

  • Os meios de comunicação disponíveis; 
  • O tempo de resposta para atividades demandadas; 
  • Utilização de mensagem instantânea como forma mais rápida de contato e transmissão de informação.

Crie uma rotina  

Isso pode não ser fácil, a princípio, mas, com a prática, você consegue. Estabeleça um horário de início e término do trabalho. Reserve também um tempo para cuidar de si e das tarefas da casa. Mantenha o foco e vai surpreender-se consigo mesmo.  

Faça pausas  

Pausas são fundamentais para garantir a produtividade. A cada hora, tire dez minutos para levantar da cadeira e sair da frente do computador. Não deixe de fazer exercícios, se alimentar corretamente e beber água. 

Para aprender quais são os principais cuidados que devemos tomar com a saúde, clique aqui!

Invista em ferramentas de trabalho 

Uma internet com  boa capacidade,  computadores e celulares funcionando bem são essenciais para quem trabalha remotamente. Fique por dentro também dos aplicativos de chats e conversas por vídeo, que contribuem para a comunicação ágil entre os membros da equipe.  

Cuidados em reuniões por call

Otimize as reuniões, preparando seus pontos e perguntas. Se necessário, utilize o compartilhamento de telas, mas lembre-se de desativar todos os programas de notificação de e-mail, telefones, ou mensagens, evitando, assim, que avisos pessoais apareçam na tela.  

Ergonomia no trabalho remoto 

Adote regras essenciais para manter a saúde e a produtividade. Como por exemplo a ergonomia, que diz que devemos ficar com o pescoço alinhado; antebraços sempre apoiados, com os cotovelos próximos ao tronco; coluna reta e apoiada; e pés apoiados. 

Esses cuidados simples podem evitar aquela dor na coluna que acomete, com certa frequência, pessoas que ficam muito tempo sentadas, por isso, pode ser um problema durante o trabalho remoto. Então, trabalhe com conforto! 

Como gerenciar o trabalho remoto entre a equipe?

Para fazer a gestão do trabalho remoto, é essencial que haja conexão e colaboração entre todos. Uma sugestão é utilizar a videoconferência para ver o rosto dos integrantes da equipe, pois dessa forma, é possível gerar um sentimento maior de contato, diminuindo os impactos negativos da distância.  Além disso, a discussão dos detalhes de um projeto pode ser mais efetiva do que por e-mail em alguns casos.  

O desafio do trabalho à distância é manter a mesma produtividade do escritório e evitar a dispersão que pode existir em casa. O uso de sistemas de gerenciamento de projetos e softwares de gestão podem contribuir para a avaliação dessa produtividade e acompanhamento das tarefas realizadas.

Alguns exemplos de aplicativos e ferramentas digitais que podem auxiliar o trabalho remoto são:

  • Trello: trata-se de uma plataforma que permite o acompanhamento de entregas, a organização de tarefas e o gerenciamento de projetos;

  • Slack: é uma ferramenta criada, especialmente, para comunicação empresarial, sendo possíveis conversas privadas e em grupos e ainda, criar canais com as equipes, por projeto;

  • Skype: é um dos serviços que oferecem chamadas de voz e vídeo mais conhecido. Ele pode facilitar bastante a comunicação durante o trabalho remoto, já que possui recursos, como: troca de mensagens, fazer reuniões com várias pessoas ao mesmo tempo, compartilhar a tela do seu computador e muito mais;

  • Pomodoro Timer: é um aplicativo que baseia-se na técnica de gerenciamento de tempo de Pomodoro -desenvolvida em 1980-. Esse app ajuda as pessoas a aumentarem a produtividade, por isso, é muito útil durante o trabalho remoto;

  • Toggl: é uma ferramenta que auxilia no controle das horas trabalhadas. Além disso, com ela é possível mensurar o tempo gasto com cada projeto ou cliente em específico;

Agora que você já sabe o que é trabalho remoto, quais são seus principais desafios, conheceu algumas ferramentas que podem te auxiliar, vamos falar um pouco mais sobre seus benefícios.

Confira abaixo:  

Os benefícios do trabalho remoto 

Existem diversas vantagens de trabalhar remotamente, abaixo você irá encontrar algumas delas, acompanhe : 

Diminuição do stress 

Acordar cedo, pegar transporte público lotado, tudo isso não faz parte da vida de quem trabalha remotamente. Produzindo à distância, você pode escolher seus horários e evitar muitos contratempos, como engarrafamentos e o mau tempo. 

Tempo para investir nos seus projetos pessoais 

Gerenciando o tempo, você pode fazer cursos, atividades físicas e ficar mais perto de sua família.  

Trabalhe de onde quiser 

Com um notebook na mão e uma boa conexão de internet, você pode trabalhar de qualquer lugar do mundo!  

Aumento de produtividade 

Essa é uma vantagem tanto para empresas como para trabalhadores. O funcionário, com autonomia para gerir seu tempo, pode se tornar ainda mais produtivo.  

Menor custo operacional

O trabalho remoto diminui o custo para as empresas, pois algumas questões, como: aluguel do espaço, contas de água e luz, saem de cena.E uma contratação diferenciada pode acarretar a diminuição de impostos. 

O trabalho remoto já era uma prática adotada por várias  empresas e vem ganhando ainda mais força nos dias de hoje, tornando-se uma saída para garantir os empregos e a produção. Anote as dicas que demos ao longo do artigo e aproveite para produzir mais e melhor, de onde você estiver.

Publicado por Alessandra de Paula

Alessandra de Paula tem mais de 15 anos de experiência em produção de conteúdo e pesquisa jornalística. Integrou a equipe de Comunicação do Ministério da Cultura, e trabalhou em grandes empresas do Rio de Janeiro, como O Globo, Extra, Jornal do Brasil, Jornal do Comercio, CDN, In Press e SRCOM, realizando diversas coberturas, incluindo Olimpíadas e Paralimpíadas Rio 2016, e Réveillon de Copacabana. Também produziu conteúdo para sites da Rede Globo.

Deixe seu comentário