Tudo que você precisa saber sobre assistência funeral

Por Antonio Carlos Teixeira

Ao longo das nossas vidas, presenciaremos momentos que nos levarão a estados psicológicos bem distintos. Por exemplo: a vitória do nosso time de coração, ou uma maravilhosa viagem a dois ou em família. São situações que nos enchem de alegria, felicidade e satisfação.

Por outro lado, podemos experimentar também graus de tristeza, incluindo dor, melancolia, e desolação em situações como a reprovação em um concurso, a demissão de um emprego, ou, no pior cenário, a perda de um ente querido.  

Nesse último caso, existe ainda um agravante, que seria lidar com o fato de não ter mais a companhia da pessoa amada e ainda ter que reunir condições psicológicas e mentais para resolver questões inerentes à traslado, velório, sepultamento, cerimônia fúnebre, etc.

Porém, para ajudar os clientes e segurados a enfrentarem questões tão delicadas como a morte de um parente, é possível contratar um serviço de assistência funeral.  

Essa cobertura normalmente é oferecida nas apólices de seguros de vida, uma categoria de proteção dentro do segmento de Seguro de Pessoas. De acordo com a Superintendência de Seguros Privados (Susep), o seguro de pessoas tem o objetivo de “garantir o pagamento de uma indenização ao segurado ou aos seus beneficiários, observadas as condições contratuais e as garantias contratadas.”  

Sendo assim, a assistência funeral é uma forma de reduzir as preocupações com todos os processos burocráticos, administrativos, legais e de contratação de serviços relativos a um sepultamento. Vamos explicar a seguir. 

O que é assistência funeral e como ela funciona? 

A assistência funeral é um serviço completo oferecido pela seguradora que prevê suporte total para membros da família do segurado, com a cobertura de todos os procedimentos necessários para o sepultamento do ente querido. É uma modalidade que pode ser contratada individualmente pelo segurado, ou para cobertura familiar e de dependentes. 

Mas, fique atento, pois a assistência funeral é uma opção que não permite ao segurado: 

  • O reembolso de despesas ou 
  • A contratação de empresas ou de profissionais especializados em serviços funerários.  

Quais são as diferenças entre assistência funeral e auxílio funeral? 

A assistência funeral pode colaborar com um momento difícil e garantir maior conforto aos familiares!

Enquanto na assistência funeral, o segurado não precisa se preocupar com os trâmites do sepultamento – todas essas questões ficam sob a responsabilidade da seguradora –, no auxílio funeral, o contratante é o responsável pela contratação dos serviços funerários e é reembolsado pelos gastos, dentro do limite da importância segurada contratada.  

Essa opção permite a escolha de profissionais e/ou de empresas que serão contratados para realizar todos os serviços de um sepultamento. Ao optar por essa modalidade, cabe ao segurado enviar todas as notas fiscais para solicitar o reembolso e comprovar junto à seguradora os gastos realizados com as despesas do sepultamento. 

Em resumo, se optar por realizar pessoalmente a escolha dos serviços funerários adequados às suas necessidades, padrões e preferências para o sepultamento, escolha o auxílio funeral. Caso prefira a comodidade de não querer se envolver com a contratação de todos os trâmites do sepultamento, opte pela assistência funeral. 

É importante lembrar, ainda, que também existem duas opções para a contratação de um auxílio funeral:  

  • Apólice individual: essa opção permite a cobertura apenas para o contratante, o segurado principal, aquele que é o titular do plano o qual está associado o auxílio funeral;
     
  • Apólice familiar: a cobertura pode ser estendida a cônjuge e filho(s). 

No caso da cobertura para filhos, é importante que o contratante fique ciente das condições de contratação para esses dependentes, pois ela pode variar, dependendo da idade (até 18 anos), ou grau de instrução: até 24 anos, se estudante universitário

Em todos os casos, o segurado precisa ficar atento a todos os detalhes e critérios específicos descritos na apólice para que a contratação de uma assistência funeral, ou de um auxílio funeral, esteja de acordo com as suas adequações e necessidades sociais, financeiras e religiosas, garantindo, dessa forma, a tranquilidade e a segurança para lidar da melhor maneira possível com a perda de um ente querido. 

Quais as principais coberturas de uma assistência funeral?

 A assistência funeral pode garantir muita estabilidade com suas principais coberturas!

Os serviços de assistência funeral oferecem organização e responsabilidades adequadas para atenuar o momento de luto vivido pela família, cuidando de todas as providências necessárias para essa ocasião.

Para minimizar a situação de desconforto e tristeza provocada pela perda de um ente familiar, ao contratar a cobertura de assistência funeral, o segurado pode ter à disposição serviços como: 

  • Assessoria administrativa para a realização de todos os procedimentos necessários ao funeral; 
  • Caixão; 
  • Coroa de flores; 
  • Higienização e ornamentação do corpo; 
  • Liberação do corpo; 
  • Livro de visitantes; 
  • Locação de sala para velório; 
  • Locação de jazigo por tempo certo; 
  • Mesa de condolências; 
  • Paramentos (véu, velas etc.); 
  • Registro de óbito em cartório; 
  • Sepultamento ou cremação; 
  • Taxa de emissão de documentos para sepultamento, ou cremação; 
  • Transmissão de mensagens urgentes; 
  • Traslado do corpo; 
  • Urna funerária e ornamentação; 
  • Veículo funerário; e 
  • Velório. 

É muito importante ficar ciente aos temos de contratação da cobertura para escolher, ou checar, quais desses serviços citados acima serão objeto de registro na apólice para a sua utilização, caso necessário, bem como os valores máximos de cada um deles.  

Benefícios da assistência funeral! 

Dois dos principais benefícios da contratação de um serviço de assistência funeral dentro da apólice de um seguro de vida são:  

  • O suporte financeiro à família em luto, por meio da cobertura de todas as despesas com o funeral;
     
  • A disponibilidade pela seguradora aos familiares de toda a organização e providências necessárias para o sepultamento.  

É nos momentos delicados que percebemos a importância de um bom seguro, que possa nos dar a assistência necessária quando é realmente preciso. Quer saber mais sobre todos esses serviços oferecidos pela Icatu? Simule já seu plano de forma gratuita e 100% online, uma proteção completa e flexível, que oferece várias opções de coberturas à sua escolha, incluindo assistência funeral. 

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Publicado por Antonio Carlos Teixeira

Jornalista, com passagens pelas redações dos jornais O Estado de S. Paulo, Jornal do Brasil e O Dia e das agências de notícias do JB e de O Globo, atua desde 1997 na comunicação e jornalismo do mercado de seguros como repórter, redator e editor, autoria de reportagens especiais, artigos e editoriais e gestão de conteúdo de revistas impressas e digitais, sites, blogs, livros e publicações técnicas, corporativas, institucionais e setoriais.

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