Pesquisar
Close this search box.

A palavra é… CDI

Tempo de leitura: < 1 minuto

Índice

“Sua conta rende 100% do CDI.”  “O benchmark do seu investimento é o CDI.” Certamente, você já leu ou ouviu por aí frases como essas. Mas, afinal, o que significam essas três letrinhas?

A primeira coisa que você precisa saber é: CDI significa Certificado de Depósito Interbancário (ou Certificado de Depósito Interfinanceiro).

Ainda com dúvidas, certo? A gente explica. Assim como pessoas pegam dinheiro emprestado com bancos, os bancos também emprestam dinheiro a bancos. Pois o CDI é justamente o nome desse título emitido por instituições financeiras.

O CDI também é um importante indicador financeiro.

Para ficar mais fácil: esse indicador com três letrinhas tem variação diária e sempre acompanha a nossa taxa básica de juros, a Selic, que hoje está em 6,25% ao ano.

Em setembro, o CDI anual ficou em 6,15%.

Isso quer dizer que o seu dinheiro naquela conta rende exatamente esse valor por ano. E que aquele seu investimento busca igualar e até mesmo superar a rentabilidade do CDI.

Investimentos que têm como benchmark o CDI são conservadores. Bons para você fazer uma reserva de emergência e até investir para a aposentadoria.

Toda vez que precisamos comparar investimentos para saber se uma aplicação está rendendo o bastante ou não, podemos usar o CDI.

Funciona assim: esse indicador representa o menor retorno possível que um ativo seguro pode ter. É a rentabilidade que você tem sem correr riscos e com alta liquidez.

A partir do CDI, é possível avaliar que ativos oferecem melhores perspectivas de ganhos e, claro, evitar opções caras demais ou fora do seu perfil. Com as recentes elevações da taxa Selic nos últimos meses, os investimentos em fundos atrelados ao CDI se tornaram mais atrativos.

Leia também:

O que achou deste artigo?

Este conteúdo faz parte da nossa iniciativa de ajudar os brasileiros a construírem um futuro financeiro mais seguro. Conte com a Icatu para proteger o que mais importa para você e esclarecer todas as suas dúvidas sobre Seguro de Vida, Previdência Privada e Título de Capitalização.

Descubra mais sobre Blog Icatu Seguros

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading