Ao longo da vida, é provável que você precise de diferentes soluções de proteção e cuidado com o futuro. A melhor notícia é que você conta com diferentes tipos de Seguro de Vida que podem te ajudar em cada fase.
Cada opção tem as próprias características, vantagens e indicações. Ao conhecer como essas alternativas funcionam, fica mais fácil encontrar o Seguro que realmente faz sentido para o seu momento e para os seus planos.
Para te ajudar nessa missão, separamos os principais tipos de Seguro de Vida e como eles podem ajudar na proteção financeira das pessoas. Acompanhe.
O que é Seguro de Vida?
Para começar, vamos entender o que é Seguro de Vida? Trata-se de uma solução que oferece proteção financeira contra imprevistos para quem a contrata.
Nesse caso, se a pessoa que contratou um Seguro sofrer um acidente, for diagnosticada com uma doença grave, ficar impossibilitada de trabalhar, entre outros imprevistos, ela receberá uma indenização da seguradora. Dessa forma, é possível contar com mais segurança financeira para passar por essa situação.
Outro exemplo da proteção do Seguro de Vida ocorre quando a pessoa falece. Nessa situação, os seus beneficiários, que são as pessoas indicadas por ela, são indenizados. Isso é fundamental para que eles não passem por dificuldades e consigam esperar, ou até custear, o inventário, por exemplo.
Esses são exemplos de situações em que o Seguro de Vida pode fazer muita diferença na realidade dos envolvidos. Contudo, ele pode ir além, uma vez que as seguradoras, como a Icatu Seguros, oferecem planos cada vez mais personalizados.
Quais são os tipos de Seguro de Vida?
Cada pessoa tem necessidades específicas. Sendo assim, é preciso conhecer os tipos de Seguro de Vida que existem, suas principais características e as vantagens para encontrar o plano ideal para você.
Os principais são:
- Seguro de Vida em grupo.
- Seguro de Vida tradicional;
- Seguro de Vida resgatável;
- Seguro de Vida temporário;
- Seguro de Vida temporário;
- Seguro de Vida Vitalício;
- Seguro de Vida individual;
- Seguro de Vida tradicional Icatu;
- Seguro de Vida familiar;
Seguro de Vida tradicional
O Seguro de Vida Tradicional oferece uma indenização ao segurado ou aos seus beneficiários no caso de imprevistos com o titular, como falecimento, doenças graves ou acidente.
É importante esclarecer que essa opção de Seguro pode ser bastante personalizável, dependendo da seguradora escolhida.
Com a Icatu Seguros, por exemplo, é possível incluir uma série de coberturas adicionais, como Diária por Incapacidade Temporária (DIT). Trata-se de um pagamento pelos dias que o segurado estiver impedido de exercer seu trabalho, seja por doença, seja por acidente.
Vale ressaltar que qualquer pessoa pode ser indicada como beneficiária de um Seguro, ou seja, não há necessidade de ter grau de parentesco.
Para estar coberto, o segurado precisa pagar um valor, que pode ser mensal, anual ou outra periodicidade. Normalmente, o valor da parcela é ajustado a cada ano, conforme a inflação e mudança da idade do titular.
Em caso de morte, a indenização do Seguro de Vida não entra no inventário. Além disso, não há incidência de Imposto de Renda sobre esse valor, então os herdeiros legais e outros beneficiários, se for o caso, receberão o valor integral da indenização.
Além da cobertura para falecimento, o próprio segurado pode ser indenizado em vida. Para isso, o Seguro de Vida deve cobrir situações como invalidez permanente ou parcial por acidente, doenças graves ou incapacidade temporária.
Faça uma simulação agora mesmo e entenda como o Seguro Tradicional pode ser muito acessível.
Seguro de Vida resgatável
No Seguro de Vida resgatável, a cobertura costuma ser muito parecida com a do Seguro Tradicional. No entanto, o segurado pode resgatar parte dos prêmios, caso ele não queira mais estar coberto pelo seguro.
O Seguro Resgatável da Icatu Seguros é a combinação perfeita entre proteção flexível e formação de reserva. Nele, você escolhe por quanto tempo quer ficar protegido e a melhor opção de pagamento, com os diferenciais de a parcela não aumentar com a idade e de ser possível resgatar parte da reserva a partir do 25º mês de vigência.
Seguro de Vida temporário
Entre os tipos de Seguro de Vida que têm se destacado no mercado está o temporário. Nesse caso, a pessoa pode contratar as coberturas que desejar, optando pela vigência temporária do contrato.
Durante esse período, o segurado e seus beneficiários ficarão protegidos financeiramente, caso algum evento coberto ocorra.
Como o próprio nome indica, ele é temporário. Por isso, o titular deve observar os prazos das suas obrigações financeiras para que o Seguro esteja de acordo com eles. A contratação também se destaca pela rapidez.
Essa temporalidade é ideal para pessoas que precisam de proteção financeira por um período específico e desejam uma solução ainda mais acessível. Além disso, na Icatu, esse tipo de Seguro oferece a possibilidade de resgate.
Seguro de Vida Vitalício
O seguro de vida vitalício é um tipo de proteção financeira que garante cobertura pelo tempo de vida do segurado, independentemente de sua idade, desde que as parcelas sejam pagas conforme o contrato. Diferente de outros seguros que possuem prazo determinado, o vitalício não expira enquanto o segurado mantiver a apólice ativa.
Ele oferece, além da cobertura em caso de falecimento, a possibilidade de acumular um valor de reserva financeira ao longo do tempo, conhecido como valor de resgate, que pode ser acessado em vida em situações específicas, como emergências financeiras ou aposentadoria.
Uma das grandes vantagens desse tipo de seguro é a previsibilidade: as condições contratuais, como o prêmio e os benefícios, são definidos no início e permanecem inalterados ao longo do contrato.
Isso proporciona segurança ao segurado e à sua família, já que o capital segurado será pago aos beneficiários em caso de falecimento, independentemente da idade ou condição de saúde do segurado no futuro. Além disso, o seguro vitalício pode servir como um planejamento sucessório, garantindo liquidez imediata para herdeiros sem a necessidade de passar por inventários ou processos burocráticos.
Seguro de Vida individual
O Seguro de Vida individual é contratado por apenas um segurado para garantir o pagamento de indenização em caso de sinistro. Logo, se ocorrer uma das situações previstas nas coberturas, o valor será pago aos beneficiários ou para o próprio beneficiário, dependendo da situação.
Geralmente, o Seguro de Vida tradicional é nessa modalidade. Desse modo, cada pessoa pode contratar um Seguro com as características que fizerem mais sentido para seus objetivos, estilo de vida e necessidades de proteção.
Vale destacar que esse tipo de Seguro de Vida pode ser resgatável ou não, além de ser temporário ou com duração definitiva.
Seguro de Vida tradicional Icatu
Além de todas as coberturas citadas, o Seguro Tradicional da Icatu oferece ainda benefícios e assistências adicionais que merecem destaque:
- seguro viagem: é uma assistência que oferece coberturas como despesas médico-hospitalares e odontológicas em viagem ao exterior, traslado médico e acompanhante, em caso de hospitalização, além de serviços como localização de bagagem e orientação, em caso de perda de documentos, entre outros;
- adiantamento de Doença em Estágio Terminal de até R$ 5 milhões;
- indenização Especial por Doença até R$ 1 milhão.
Essa é uma opção ideal para quem deseja um Seguro de Vida completo, com contratação facilitada, valores acessíveis e flexibilidade das coberturas.
Seguro de Vida familiar
Já o Seguro de Vida familiar oferece proteção para os membros escolhidos de uma família. É o caso de um Seguro contratado para cobrir mãe, pai e 3 filhos, por exemplo.
A principal diferença dessa opção em relação aos outros tipos de Seguro de Vida é a amplitude da cobertura. Na prática, todas as pessoas da apólice ficam protegidas por essas condições.
O valor da indenização, e mesmo as coberturas específicas, são definidas pela família no momento da contratação.
Seguro de Vida em grupo
Já o Seguro de Vida em grupo é contratado por um estipulante, que pode ser uma empresa, associação, sindicato, cooperativa ou outra organização. A apólice oferece cobertura para um grupo maior de pessoas, como todos os funcionários de um negócio ou associados de uma entidade.
Com essa alternativa, todas as pessoas têm o mesmo nível de proteção. Em caso de falecimento, os beneficiários escolhidos pelo segurado recebem a indenização, como ocorre nos outros casos.
Vale notar que o Seguro de Vida pode ser ou não pago integralmente pelo estipulante. Há empresas que oferecem essa alternativa como um benefício, enquanto outras dividem os custos com os colaboradores.
Quais são as coberturas de um Seguro de Vida?
Agora que você sabe quais são os principais tipos de Seguro de Vida, é interessante conhecer as coberturas que um Seguro de Vida oferece.
Lembrando que algumas seguradoras, como a Icatu, oferecem Seguros com muitas opções de personalização. Dessa forma, você contrata uma proteção adaptada às suas necessidades.
Além da cobertura por morte, existem muitas outras situações em que a seguradora pode indenizar o titular e os seus beneficiários.
A seguir, citamos algumas coberturas, incluindo aquelas em que o beneficiário também é o titular, podendo receber a indenização em vida.
Confira.
Cobertura por morte
A cobertura por morte é a garantia básica de todo Seguro de Vida. Ela oferece o pagamento da indenização no caso de o falecimento ocorrer por uma situação coberta pela apólice. No geral, essa proteção se aplica à morte natural ou acidental.
Note, entretanto, que há casos de riscos excluídos. Dependendo das condições de saúde do segurado e da própria seguradora, certas causas de morte acidental ou natural podem não oferecer a proteção financeira.
Essa quantia é paga aos beneficiários que podem ou não ser os herdeiros. No caso de os herdeiros legais receberem a quantia, eles podem usar o dinheiro para arcar com os custos do inventário e acelerar a liberação de bens, por exemplo.
Diária por Incapacidade Temporária (DIT)
Entre as coberturas do Seguro de Vida que mais se destacam, temos a de Diária por Incapacidade Temporária (DIT). Nesse caso, se o segurado ficar impossibilitado de trabalhar devido a uma doença ou acidente, ele será indenizado.
Essa proteção é importante, pois nem sempre o valor pago pelo auxílio-doença (INSS) é suficiente para que os trabalhadores se mantenham enquanto estão afastados das suas atividades. Sendo assim, o Seguro se torna um importante complemento de renda, por exemplo.
Além disso, cerca de 70% das empresas ativas do país são formadas por Microempreendedores Individuais (MEI), segundo dados de 2022 da Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia.
Isso quer dizer que essas pessoas precisam de uma segurança financeira que as proteja em momentos delicados, como tratamentos de saúde.
Doenças graves
Doenças consideradas graves, como câncer e infarto, estão na lista de eventos de saúde cobertos por Seguros de Vida, caso haja interesse do segurado em incluir essa proteção.
Isso porque os tratamentos costumam ser longos, o que faz com que o paciente precise de recursos financeiros para se manter.
Invalidez permanente
Caso a pessoa fique permanentemente impossibilitada de trabalhar, ela pode ser indenizada pela seguradora.
Vale ressaltar que a invalidez permanente (total ou parcial) pode ser causada por doença ou acidente.
Assistência funerária
Outra cobertura adicional oferecida por muitos tipos de Seguro de Vida é a assistência funerária. Ela tem como objetivo facilitar os trâmites após o falecimento do segurado, focando em despesas ou serviços relacionados a essa etapa.
Dependendo do caso, os beneficiários podem acionar a seguradora para a assistência funerária e os parceiros da empresa fornecerão serviços como transporte do corpo, velório e preparação para sepultamento.
Em outros casos, a assistência funerária cobre as despesas ao fazer o reembolso dos valores pagos.
De qualquer forma, essa cobertura é essencial para que a família possa lidar com o momento de luto com menos preocupações ou encargos financeiros.
Como escolher um dos tipos de Seguro de Vida?
Para encontrar o melhor Seguro de Vida, é preciso considerar as necessidades e a situação de cada pessoa.
Por isso, o ideal é que você comece avaliando a sua situação financeira e familiar. Quem tem cônjuge ou filhos pode querer ter proteção para mais situações. Ainda, o Seguro de Vida familiar pode fazer mais sentido.
Já para quem quiser ter ajuda para poupar dinheiro, o Seguro de Vida resgatável pode ser uma alternativa. Enquanto isso, o Seguro de Vida temporário ajuda a atender necessidades específicas, como uma proteção extra após financiar um imóvel com o cônjuge.
Além de escolher o tipo específico do Seguro de Vida, é preciso ter atenção ao definir coberturas, valor da indenização e demais condições. Dessa forma, é possível aproveitar ao máximo a importância do Seguro de Vida como ferramenta de proteção e planejamento financeiro.
Quais vantagens os tipos de Seguro de Vida têm?
Você já aprendeu como funciona o Seguro de Vida em suas diferentes opções, mas você sabe como ele pode ser vantajoso?
Um dos primeiros e mais importantes benefícios é a proteção financeira para você e seus beneficiários. Caso um imprevisto com cobertura aconteça, você ou as pessoas escolhidas recebem uma indenização essencial para cobrir gastos e manter o equilíbrio financeiro.
Pense no caso da proteção para doenças graves. Muitas vezes, os tratamentos são longos e caros, causando um grande impacto financeiro. Ao receber a indenização, você tem a chance de usar os recursos para cuidar da sua saúde e se recuperar da melhor maneira possível.
Outro benefício é a possibilidade de personalizar o Seguro de Vida, inclusive com coberturas adicionais. Você pode incluir mais condições que levam ao pagamento da indenização e ainda pode definir questões como o valor a ser pago.
Também vale a pena destacar o apoio ao planejamento sucessório. Como o Seguro de Vida não faz parte da herança e não entra no inventário, a liberação de recursos é bem rápida. Ao escolher seus herdeiros como beneficiários, eles não precisarão esperar todo o processo de partilha de bens para acessar os recursos.
Ainda, você tem muita autonomia e pode escolher quem quiser como beneficiário. Já que o Seguro de Vida não faz parte da herança, você não precisa se limitar às leis que determinam como o patrimônio deve ser distribuído após o falecimento.
No geral, todos os tipos de Seguro de Vida proporcionam mais tranquilidade e segurança, de diferentes formas. Com essa opção, você e seus beneficiários têm mais proteção e conseguem lidar melhor com eventuais imprevistos.
Escolha o tipo de Seguro de Vida ideal para você
Com essas informações, você descobriu que há tipos de Seguro de Vida para diferentes necessidades e objetivos. Ao escolher o que melhor se encaixa na sua vida e no seu futuro, é possível aproveitar todas as vantagens dessa proteção financeira.Quer contratar um Seguro de Vida? Acesse a nossa página e encontre o plano ideal para você.