Pesquisar
Close this search box.
Selfie de homem sorrindo com um cachorro

Hábitos Saudáveis: O que são? Como criar? Veja 9 exemplos de hábitos saudáveis

Tempo de leitura: 7 minutos

Índice

Você se considera uma pessoa com hábitos saudáveis? Acredita que consegue conciliar sua agenda profissional, familiar e doméstica com atitudes valiosas para o seu bem-estar? Para responder a estas perguntas, é importante levar em conta aspectos físicos, emocionais e sociais. Assim dita a Organização Mundial da Saúde (OMS), que ainda reforça: “Saúde é mais do que mera ausência de doenças”. 

Manter o equilíbrio entre tantos aspectos é um desafio. Cada período da vida nos apresenta situações diversas e, nesse contexto, menos importam as circunstâncias. Tiramos mais proveito em aprender a administrar todas as mudanças e tensões desta experiência. E quanto mais feliz e saudável, melhor. Por isso, selecionamos 9 hábitos saudáveis para você se espelhar!  

O que são hábitos saudáveis?

Conseguir assimilar pequenos costumes e comportamentos saudáveis na rotina, seja ela em casa ou no trabalho, em total liberdade ou em isolamento social, significa olhar para dentro e trazer o foco para nós mesmos. Estamos falando de autoconhecimento e de aprender a tomar as melhores decisões para si.  

Conhecer-se e saber respeitar os próprios limites será fundamental para que esses hábitos saudáveis façam sentido e sejam adotados de forma verdadeira. Você vai ver que cuidar da saúde pode ser mais simples e exigir menos esforço do que você imagina.  

Hábitos saudáveis é qualidade de vida

Nosso corpo e mente, a todo momento, nos dão sinais indicando quando o equilíbrio do sistema foi afetado. Ao mesmo tempo, respondem de forma extraordinária a pequenos cuidados, nos presenteando com bem-estar, energia e vigor.  

Assimilar hábitos saudáveis da vida, escolhendo alternativas que façam bem e sejam adequadas a você é investir em saúde preventiva, cuidando do hoje e do amanhã. É buscar viver com mais qualidade de vida e plenitude. 

Vamos conhecer mais benefícios a partir das 9 dicas de hábitos para uma vida mais saudável que selecionamos para você. Acompanhe, a seguir!  

9 exemplos de hábitos saudáveis para melhorar a sua rotina

Pequenas mudanças na rotina podem trazer enormes benefícios para sua vida e bem-estar. Por isso, entendemos que todos os esforços para que compreenda o valor de cuidar de sua própria saúde, sem antes sofrer traumas e prejuízos a ela, são válidos.  

Preste atenção às dicas que separamos para você, mesmo que algumas delas sejam clichês ou não pareçam tão revolucionárias ou reveladoras, detenha-se no como fazer. A forma pode ser o “gatilho” que faltava para favorecer a sua rotina com esses hábitos saudáveis. 

1. Tenha boas noites de sono

Você é capaz de descrever o que é uma boa noite de sono? Pense na última vez que acordou disposto. Quantas horas dormiu? Quais alimentos consumiu antes de ir para a cama? Todas essas questões afetam esse bom resultado. 

Noites de sono reparadoras ajudam no controle das emoções (você fica menos irritado e impaciente), melhoram a atenção e memória, reduzem o risco de uma série de doenças, como derrame cerebral, doenças cardiovasculares, câncer e obesidade.  

Prezar por boas noites de sono, é prezar por saúde. Que tal pensar sobre isso? Como você pode melhorar a qualidade de suas noites de sono? Vamos deixar aqui algumas sugestões relaxantes para antes de dormir:

  • Prefira refeições mais leves e evite alimentos estimulantes, como chocolates; 
  • Fique longe de aparelhos digitais (celular, notebook e TV); 
  • Tome um banho quente e vista uma roupa confortável;  
  • Celular não é despertador. Desligue-o antes de dormir e evite ter seu sono interrompido. 

Para conseguir ter hábitos saudáveis, é fundamental se conhecer e aprender o que funciona, ou não, para você. 

Mulher dormindo
Um sono saudável dura em média 8 horas por noite

2. Pratique atividades físicas

Caminhar, correr, andar de bicicleta, nadar, dançar, fazer musculação, praticar yoga, pilates ou qualquer outra atividade que traga ganhos para a saúde física e mental. 

Além de aumentar o equilíbrio, a força e a vitalidade, quando nos exercitamos, o corpo libera endorfina, hormônio produzido pelo cérebro que ajuda a relaxar, reduzir o estresse, a ansiedade e melhorar o humor

Estabeleça uma rotina possível e real. Comece a se mexer uma ou duas vezes na semana, escolha uma atividade que lhe agrade e encontre formas para dificultar a vontade de desistir do seu compromisso. Aqui vão duas sugestões: 

  • Escolha uma atividade com hora marcada e que exija a presença de um professor;  
  • Conte com a participação de um amigo. 

Em qualquer uma das situações, desmarcar vai afetar a agenda de outras pessoas e isso pode forçá-lo a manter seu compromisso e, assim, criar hábitos saudáveis

Mulher se alongando
Um dos hábitos saudáveis é a prática de atividades físicas, que pode contribuir para uma rotina mais leve e feliz.

3. Alimentação saudável

As pessoas estabelecem diversos tipos de relação com a comida. Seja lá qual for a sua, saiba que a alimentação diz muito sobre você e sobre o funcionamento do seu organismo. 

Existe uma regra geral que serve para todos: Coma “comida de verdade”, dando preferência para alimentos naturais e frescos. Inclua verduras, legumes, frutas, sucos naturais, grãos e cereais. Evite alimentos industrializados, processados e temperos prontos. 

Sua energia e disposição são diretamente afetados por sua alimentação, portanto, se quiser ter hábitos saudáveis, vale a pena dar uma atenção maior a ela. 

4. Cuide da saúde mental

O corpo e a mente estão conectados e o desequilíbrio de uma dessas partes reflete diretamente na outra. Cargas diárias de pressão, ansiedade, estresse, preocupações e nervosismo, são capazes de tirar as pessoas do controle de suas emoções, alterando seu comportamento e afetando suas vidas e sua saúde física.  

Muitos estão passando por um teste bem difícil nesse período de pandemia. Conseguir olhar para dentro de si, perceber os pensamentos em conflito, admitir que administrá-los sozinho está fora de suas possibilidades e buscar uma forma para acalmar a mente e tomar melhores decisões, são atitudes admiráveis que exigem autoconhecimento e maturidade

Seja buscando o auxílio de um profissional psicoterapeuta ou a prática de atividades saudáveis que promovam a concentração e o relaxamento, como a meditação ou yoga, o mais importante é buscar ajuda e recursos para restabelecer o equilíbrio e o ritmo mental.  

Você, mais do que ninguém, sabe o que te acalma e faz te feliz.

5. Alongue-se durante o dia

Se o seu trabalho exige que passe muitas horas do dia na mesma posição, é importante que faça pequenas pausas para movimentar o corpo. Ao longo do dia, tire uns minutos para alongar-se, andar pelo ambiente, mexer pernas e braços. 

Manter-se em uma mesma posição, durante muito tempo, provoca fadiga muscular, problemas na coluna e circulação. No final das contas, o rendimento no trabalho cai. Fazer pausas não é perda de tempo. Esticar o corpo é uma ação simples, mas que também faz parte do seu bem-estar e das mudanças de hábitos para uma vida mais saudável. 

Hábito sáudavel: homem dando uma pausa no trabalho para se alongar
Fazer pausas no trabalho para alongar-se e relaxar pode melhorar a capacidade produtiva

6. Mantenha relacionamentos saudáveis

A importância do convívio e das boas relações tornaram-se ainda mais latentes nesse período de isolamento. Muitos puderam se dar conta de como sentir-se parte de um grupo e poder contar com uma rede de apoio é essencial para o nosso bem-estar.  

Somos seres sociais e, ao aprender a conviver e compartilhar ideias com outras pessoas, ganhamos uma vantagem evolutiva fundamental que nos agrega benefícios para todas as áreas da vida. 

Como você tem cuidado das suas relações sociais? É certo que a interação olho no olho é essencial, mas enquanto a recomendação para o isolamento social permanecer, faça uso da tecnologia e mantenha contato com amigos e familiares por meio virtual.    

Casal de idosos em um momento de afeto e tranquilidade no café da amnhã da cozinha de casa

7. Beba água

70% do nosso corpo é composto por água e garantir um organismo hidratado significa assegurar a absorção de vitaminas, o transporte de nutrientes, o bom funcionamento do intestino, o equilíbrio hormonal, o controle da pressão sanguínea, a proteção do coração e muito mais. 

Mesmo sendo uma ação básica e simples, beber água é um dos itens mais negligenciados. Mantenha sempre uma garrafa de água por perto e garanta que a cor de sua urina esteja bem clarinha, pois isso é sinal de boa hidratação. É como falamos no início, cuidar da saúde e ter hábitos saudáveis diários não é tão difícil assim.    

Mulher bebendo água
Beber a quantidade certa de água, diariamente, também facilita para você ter um estilo de vida com hábitos saudáveis.

8. Faça exames médicos periodicamente

Manter seus exames de rotina em dia, com check-ups semestrais ou anuais é uma recomendação preventiva, que tem o potencial de evitar quadros clínicos mais graves. 

Hábitos saudáveis: homeom em consulta médica

9. Evite o que não te faz bem

É certo que nem tudo o que fazemos na vida nos agrada plenamente. Em diversas situações temos que respirar fundo e aprender a superar. Mas, conforme amadurecemos e começamos a entender melhor o que nos faz bem ou mal, também adquirimos recursos mais elaborados para lidar e resolver essas situações.

O melhor caminho será sempre falar sobre o problema. Fingir que ele não existe não vai te fazer bem. Em último caso, quando um consenso ou uma solução não forem possíveis, não há nada de errado em evitar contato com o que não te faz bem. 

Dica extra: proteja o seu futuro!

Não há dúvidas de que cuidar da saúde, principalmente com esses hábitos saudáveis, é uma excelente forma de garantir seu bem-estar hoje e no futuro. Mas, queremos lembrá-lo que existem outras formas de conquistar um amanhã mais tranquilo, como por exemplo, investir em um seguro de vida

Como isso é possível? Basta que você escolha um plano de seguro de vida com coberturas que se adequam às suas prioridades atuais. Para saber mais, acesse os artigos abaixo e aprenda sobre o tema.

O que achou deste artigo?

Este conteúdo faz parte da nossa iniciativa de ajudar os brasileiros a construírem um futuro financeiro mais seguro. Conte com a Icatu para proteger o que mais importa para você e esclarecer todas as suas dúvidas sobre Seguro de Vida, Previdência Privada e Título de Capitalização.

Descubra mais sobre Blog Icatu Seguros

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading