Pesquisar
Close this search box.
Seguro de Vida

Guia do Seguro de Vida: Tudo sobre o tema

Tempo de leitura: 12 minutos

Índice

Seria ótimo sentir-se seguro na maior parte do tempo, não é mesmo? Com tantas responsabilidades financeiras no cotidiano, o medo de acontecer algum imprevisto e deixar dependentes desamparados é uma realidade.

É pensando na sua segurança que o Seguro de Vida se torna essencial. Porém, essa proteção ainda não faz parte da vida da maioria dos brasileiros: segundo dados do fim de 2022 da Fenaprevi, apenas cerca de 17% dos brasileiros contam com um Seguro de Vida.

Apesar de a tendência, de acordo com a pesquisa citada, ser de que esse número cresça nos próximos anos, fica claro que o Seguro de Vida ainda não é visto como algo fundamental por toda a população, principalmente devido à falta de informação sobre o assunto.

Pensando nisso, separamos tudo o que você precisa saber para contratar seu Seguro de Vida e ter mais proteção financeira. Acompanhe!


A gente descomplica o Seguro de Vida para você

Confira os principais termos utilizados quando o assunto é Seguro de Vida.


Afinal, o que é Seguro de Vida?

O Seguro de Vida é um contrato firmado com uma seguradora no qual é certificado uma proteção financeira para o próprio segurado ou para seus beneficiários, caso algo aconteça a ele.

Isso quer dizer que o próprio segurado pode acionar o Seguro? Sim! Engana-se quem acha que o Seguro de Vida só pode ser acionado em caso de morte. Também existem coberturas para casos de doenças graves, invalidez permanente ou incapacidade temporária e diversas outras situações.

Ou seja, para entender o que é Seguro de Vida, é importante ter em mente que essa proteção pode contribuir para o seu bem-estar e de todos que você ama!


Como funciona o Seguro de Vida?

A forma como funciona o Seguro de Vida é simples: a pessoa interessada procura um corretor de confiança e paga um valor, chamado de prêmio, pela contratação, que pode ser personalizada com as coberturas que fazem mais sentido para ela.

Nesse momento, o contratante também deverá indicar os seus beneficiários, ou seja, as pessoas que serão indenizadas caso algum imprevisto coberto pelo Seguro ocorra. Além disso, como já mencionado, o próprio contratante também pode receber a indenização, a depender da situação.

Vale ressaltar que os beneficiários não precisam ter parentesco com o titular, podendo ser qualquer pessoa que ele deseje proteger financeiramente. Em caso de morte, essa decisão também não pode ser questionada, pois o Seguro de Vida não é herança nem fará parte do inventário, por exemplo. Além disso, a lista de beneficiários pode ser alterada sempre que o contratante desejar.

Caso ocorra uma situação que esteja coberta pelo Seguro de Vida, como o falecimento do segurado por morte acidental ou natural, a seguradora deverá ser comunicada para fazer o pagamento do valor acordado em contrato.


Qual a importância do Seguro de Vida?

Não importa o quanto nos planejamos, imprevistos acontecem. Afinal, muitas situações fogem do nosso controle e podem nos atingir de diversas maneiras, principalmente em questões financeiras.

E é justamente nesse contexto que a importância do Seguro de Vida se faz presente. Entenda o porquê, a seguir!

Proteção

O principal ponto positivo do Seguro de Vida é a proteção, tanto do patrimônio, que não precisará ser totalmente desfeito, quanto dos entes queridos, que estarão protegidos caso algum imprevisto aconteça ao titular.

Em outras palavras, o Seguro de Vida proporciona mais tranquilidade ao segurado, que estará amparado caso venha a enfrentar situações difíceis, como algum tipo de doença que o impeça de sustentar a si e à sua família.

Planejamento financeiro

Ter um planejamento financeiro é fundamental para a segurança da família, mas ele pode ser prejudicado em casos de imprevistos. Por isso, pensar nos problemas que podem acontecer e se antecipar a eles é outro ponto que ressalta a importância do Seguro de Vida.

Em alguma eventualidade, como o falecimento do principal provedor de renda da casa, a indenização pode ser usada para custear despesas com inventário ou ajudar a manter o padrão de vida dos beneficiários até que a herança seja liberada.

O mesmo acontece com a proteção em vida, como em casos de doença grave ou invalidez temporária. Nessas situações, a indenização pode ser usada como principal renda enquanto o titular está impedido de exercer seu trabalho ou para custear as despesas médicas e hospitalares.

Confira também: Seguro de vida devolve o dinheiro se cancelar?

Custo-benefício

Engana-se quem acha que um Seguro de Vida está fora da realidade financeira da maioria dos brasileiros.

O Seguro de Vida da Icatu, por exemplo, permite incluir e excluir coberturas de acordo com as prioridades do cliente, podendo ser contratado com mensalidades a partir de R$30,00.

Além disso, é somente na necessidade de um imprevisto que entendemos a importância do Seguro de Vida e o seu real custo-benefício, levando a crer que valeu a pena ter investido na proteção da sua família.


Por que contratar um Seguro de Vida?

Existem muitos motivos para se contratar um Seguro de Vida, e listamos os principais a seguir. Acompanhe!

Proteção para os dependentes

Ao indicar seus dependentes como beneficiários do Seguro de Vida, o segurado oferecerá recursos para que eles se mantenham, caso algo aconteça com ele.

Isso é especialmente importante em momentos delicados, como um falecimento ou a descoberta de uma doença grave, que podem desestabilizar o emocional da família e afetar o orçamento.

Proteção para o cônjuge

É muito comum que casais se ajudem financeiramente, dividindo as contas cotidianas. Assim, quando uma dessas pessoas falta, pode ser que a outra tenha dificuldades para manter o orçamento doméstico, o que pode ser evitado com a indenização do Seguro de Vida.

Além disso, a pessoa também pode ser protegida financeiramente mesmo que não haja união estável ou casamento, pois basta que seja indicada como beneficiária.

Segurança financeira

Processos de inventário podem ser demorados e custosos. Durante esse período, as pessoas que dependiam do falecido podem ter dificuldades para se manterem.

Sendo assim, é importante assegurar que elas tenham acesso a algum capital e, nesse caso, o pagamento da indenização do Seguro de Vida pode ser fundamental.

Cobertura de doenças graves

Ao receber o diagnóstico de uma doença grave, a pessoa pode ter dificuldades para trabalhar, devido ao tratamento médico.

Por isso, a indenização do Seguro de Vida pode ser usada para que o paciente custeie seu tratamento, medicamentos e as despesas cotidianas, total ou parcialmente.

Assistência funeral

O falecimento de um familiar é um momento muito delicado, por isso, não precisar lidar com algumas burocracias e ter amparo financeiro pode fazer toda a diferença.

Com a assistência funeral, em caso de falecimento do segurado, a família pode acionar os prestadores da seguradora, que cuidarão de todos os detalhes do funeral, ou solicitar reembolso das despesas.

Assistências e benefícios adicionais

Ao contratar um Seguro de Vida da Icatu, você ainda tem benefícios adicionais, como:

  • seguro viagem: coberturas e serviços em viagens nacionais e internacionais, como translado médico e despesas médico-hospitalares;
  • assistência domiciliar: envio de profissionais para reparos domésticos e proteção, além de suporte com despesas em restaurante, lavanderia e veículo de mudança caso a residência esteja inabitável;
  • sorteios mensais: o titular concorre a prêmios de até R$100 mil.

Quais são os tipos de Seguro de Vida?

Em um mundo com pessoas de diferentes idades e necessidades, é natural que existam diversos tipos de Seguro de Vida disponíveis para a contratação.

Podemos separar três diferentes tipos de Seguro de Vida, sendo eles o tradicional, o temporário e o resgatável.

A seguir, explicamos o funcionamento de cada opção para te ajudar a escolher o ideal para você!

Tradicional

O Seguro de Vida Tradicional é a modalidade clássica e garante cobertura para o segurado e seus beneficiários em caso de imprevistos, como morte, doenças graves, invalidez ou incapacidade temporária.

Assim, caso alguma dessas situações previstas no contrato ocorram, os beneficiários recebem a proteção financeira garantida pelo plano.

Vale ressaltar que, no Seguro de Vida Tradicional, quando o pagamento do prêmio é interrompido, o serviço é cancelado e não é possível recuperar os valores que já foram pagos.

Resgatável

O Seguro de Vida Resgatável é parecido com o Tradicional, mas tem algumas características que atraem o interesse de muitas pessoas: a possibilidade de recuperar parte dos valores pagos e o fato de o prêmio não sofrer reajuste anual.

Ou seja, esse tipo de Seguro de Vida pode ter as mesmas coberturas que o Seguro Tradicional, mas, caso o sinistro não ocorra, o segurado pode resgatar parte do valor pago, corrigido com juros, de acordo com a inflação.

Além disso, ao contrário do que ocorre no Seguro Tradicional, o valor do prêmio não é reajustado com o progresso da idade do contratante.

Temporário

Quer ter um Seguro de Vida apenas durante um determinado período? Pois bem, o Seguro de Vida Temporário é ideal para você!

Esse tipo de Seguro é recomendado para fornecer proteção em determinadas fases da vida. Por exemplo: pais que queiram contribuir com a proteção dos filhos durante a sua formação, do ensino fundamental até quando se formarem na faculdade.

O período é escolhido pelo próprio segurado, podendo ser de apenas alguns anos ou até mesmo décadas.

Vale destacar que, na Icatu, o Seguro de Vida Temporário também oferece a possibilidade de resgate.


Quem pode contratar o Seguro de Vida?

Qualquer pessoa maior de idade que deseja proteger seu patrimônio, assim como seus entes queridos, pode contratar um Seguro de Vida. No entanto, existem alguns fatores que podem influenciar o aceite da seguradora.

Devido à natureza perigosa de certas atividades laborais, algumas pessoas são consideradas de difícil proteção. Assim, quem exerce as chamadas profissões de risco, como piloto de avião, mergulhador, policial, montador de andaime e motoboys, por exemplo, podem ter mais dificuldade para fechar o contrato do Seguro.

Como essas atividades são mais perigosas que as demais e têm um risco elevado, requerem proteções específicas. Por isso, as empresas podem rejeitar pedidos de Seguro de Vida de ocupações que envolvam alta periculosidade.

Desse modo, é importante considerar todas as variáveis ao buscar um Seguro de Vida, além de conhecer as condições da seguradora.


Quais são as coberturas do Seguro de Vida?

Independentemente da fase da vida, existe um Seguro de Vida adequado às suas necessidades. Conheça as principais coberturas disponíveis!

Cobertura por morte

Cobertura mais comum em um plano de Seguro de Vida, pode abranger morte acidental ou por causas naturais.

Após o evento, a indenização vai para os beneficiários indicados no contrato, previamente escolhidos pelo segurado.

Incapacidade temporária

A cobertura para DIT, sigla para Diária por Incapacidade Temporária, tem o objetivo de fornecer ao segurado o pagamento da indenização caso este precise se afastar temporariamente da sua profissão, devido a eventos como doenças ou acidentes.

Ela é indicada, principalmente, para profissionais autônomos e liberais que não têm direito aos benefícios da Previdência Social, mas é útil para qualquer trabalhador.

Doenças graves

O Seguro de Vida com cobertura para doenças graves, como o nome indica, oferece proteção caso o titular seja diagnosticado com alguma doença prevista no contrato.

Essa também é uma cobertura na qual o contratante recebe a indenização em vida, podendo utilizá-la para cobrir os custos da casa, comprar remédios e alimentação especial, pagar consultas médicas, exames, hospitais melhores, cirurgias e tratamentos específicos, entre outras necessidades.

Invalidez permanente

Mais uma opção que pode ser usada ainda em vida, a cobertura por invalidez permanente serve para os casos em que o segurado sofre a perda irreversível do funcionamento de alguma parte do corpo, comprometendo sua capacidade de trabalho, seja por acidente, seja por doença.

Além disso, existe também o Seguro de Partes do Corpo, também conhecido como Cobertura Majorada, diretamente relacionado à cobertura de invalidez permanente.

Com essa cobertura, caso uma pessoa perca as funções de algum membro, órgão ou parte do corpo, receberá a indenização, de acordo com o que diz o contrato.


O que não é coberto no Seguro de Vida?

As situações que não são cobertas pelo Seguro de Vida são chamadas de “risco excluído” e estão descritas na Condição Geral do produto.

Esse documento, assim como todas as informações sobre o seu Seguro, podem ser encontrados no site da Icatu. É só acessar a sua área do cliente.


Quem tem direito a receber um Seguro de Vida?

Apenas os beneficiários, devidamente identificados na apólice, terão direito a requerer a indenização do Seguro de Vida.

Caso não haja indicação de beneficiários no contrato, a indenização será paga de acordo com a legislação vigente, indenizando os herdeiros legais.

Contudo, é altamente recomendado que os beneficiários, ainda que sejam herdeiros legais, sejam identificados na apólice. 

Lembrando que, dependendo da cobertura, o próprio segurado poderá ser indenizado.

Como saber se sou beneficiário de um Seguro de Vida?

É muito importante que o segurado comunique seus beneficiários de que ele contratou um Seguro de Vida. Não há por que fazer segredo dessa informação.

Uma dica para os possíveis beneficiários descobrirem se o falecido havia contratado um Seguro é observar os extratos bancários e faturas de cartão de crédito para identificar pagamentos à seguradora.

Cópias da apólice também podem estar guardadas junto aos documentos pessoais do segurado. 

Como descobrir Seguro de Vida em nome do falecido?

Se mesmo após consultar os documentos e movimentações bancárias do falecido não ficar esclarecido se havia a contratação de um Seguro de Vida, é possível fazer uma consulta no site da CNseg.

A entidade consultará sua base de dados, considerando as seguradoras associadas a ela. Caso o segurado tenha contratado um Seguro de uma dessas empresas, a CNseg terá as informações.

Quem são os beneficiários do Seguro de Vida?

Quando você contrata um Seguro de Vida, tem total liberdade para incluir quem quiser como beneficiário, sem necessidade de haver parentesco.

Eles devem ser indicados no contrato do Seguro de Vida e não podem ser contestados, mas o segurado pode alterar a lista de beneficiários e a porcentagem que cada um receberá sempre que desejar.


Seguro individual e coletivo: quais são as diferenças?

Para saber tudo sobre Seguro de Vida, é importante entender os dois tipos que existem. Acompanhe!

Seguro de Vida Individual

Esse tipo de Seguro de Vida é feito de maneira individual para um contratante, considerando alguns fatores, como idade, gênero, profissão, estado civil etc.

Em outras palavras, o titular procura por conta própria a seguradora e fecha um contrato, selecionando as coberturas que desejar, sem o intermédio de uma empresa ou entidade.

Seguro de Vida Coletivo

Essa modalidade é contratada por empresas, associações profissionais, clubes, sindicatos ou entidades de classe, sendo mais conhecida como Seguro de Vida em grupo. 

Nesse caso, os favorecidos são aqueles que têm vínculo com essas instituições e os fatores de cada segurado (idade, profissão etc.) não são analisados individualmente.


Preciso declarar Seguro de Vida no Imposto de Renda?

O pagamento do Seguro de Vida para a seguradora não precisa ser declarado no Imposto de Renda (IR). Esse valor também não gera dedução no IR ou devolução de valores pagos à Receita.

Todavia, caso você tenha recebido indenização da seguradora, precisará declarar esse valor na sua declaração anual de Imposto de Renda.


Quanto tempo leva para receber o dinheiro do Seguro de Vida?

A indenização costuma ser paga em até 30 dias. Para isso, os beneficiários devem entrar em contato com a seguradora para comunicar o evento e apresentar os documentos solicitados.

Na Icatu, esse processo pode ser feito pela Central de Sinistro. Nessa página ainda constam outros canais de atendimento, como telefones.


Como o Seguro é reajustado ao longo da vida?

Os prêmios do Seguro são reajustados de acordo com a inflação do período. Além disso, o avanço da idade do segurado também é um fator que influencia os reajustes.

Esse segundo ponto, porém, depende do Seguro contratado, pois existem opções em que a mensalidade não aumenta conforme o segurado vai ficando mais velho.

Da mesma forma, a indenização também sofre reajustes conforme a inflação.


Quanto custa um Seguro de Vida?

O preço do prêmio do Seguro de Vida varia de acordo com alguns fatores, como a idade do segurado, os tipos de cobertura que pretende contratar, os valores da indenização, entre outros.

Você pode descobrir quanto pagaria por esse serviço no nosso simulador de Seguro de Vida. Nele, você monta um Seguro com as coberturas que achar mais adequadas ao seu momento de vida.

Vale ressaltar também que a Icatu oferece planos com mensalidades a partir de R$30,00.


Seguro de Vida vale a pena?

Se você chegou até aqui, provavelmente já percebeu que contratar um Seguro de Vida vale a pena, certo? Lembre-se de que o Seguro de Vida é uma ferramenta relevante na proteção financeira do segurado e das pessoas que dependem financeiramente dele.

Com o pagamento de prêmios acessíveis, é possível ter um suporte importante que ajudará financeiramente em momentos delicados, como falecimento, acidentes e doenças graves.


Mitos e verdades sobre o seguro de vida

Vamos testar seus conhecimentos sobre mitos e verdades de Seguro de Vida que só a Icatu pode te contar.


Perguntas frequentes sobre Seguro de Vida

Agora é hora de recapitular as respostas mais comuns sobre o Seguro de Vida, suas vantagens, modo de contratação, valores de prêmios e muito mais!

Como funciona o Seguro de Vida?

O Seguro de Vida é uma proteção financeira que garante ao segurado ou às pessoas indicadas por ele (beneficiários) o pagamento de uma indenização, caso ocorram situações identificadas em contrato (apólice), como falecimento, doenças graves ou acidentes.

Pela contratação dessa proteção financeira, o segurado pagará um valor, que costuma ser mensal, à seguradora. Geralmente, as seguradoras não trabalham com períodos de carência do Seguro de Vida.

Qual o valor médio de um Seguro de Vida?

O valor médio de um Seguro pode variar bastante, pois depende de fatores como a idade do segurado, seus hábitos, condições de saúde, coberturas contratadas e valores de indenizações desejados.

Sendo assim, o mais recomendado é fazer simulações para encontrar os planos ideais e ter um parâmetro de valor.

Quanto custa um Seguro de Vida de R$200 mil?

Para saber quanto custa um Seguro de Vida é preciso entender que o valor do prêmio não é calculado apenas a partir da indenização que será paga.

A idade do segurado, a periodicidade de pagamento e o sinistro (situações que gerarão o pagamento dessa indenização) influenciam o preço do prêmio. Sendo assim, recomenda-se a realização da simulação.

No entanto, é importante esclarecer que os valores do prêmio costuma surpreender positivamente as pessoas, pois são mais acessíveis do que elas imaginam.

Quanto custa um Seguro de Vida no valor de R$500 mil?

Um Seguro de Vida com esse valor tende a ser mais caro do que aquele que paga indenizações menores.

Ainda assim, é preciso ter mais informações sobre as coberturas contratadas e as características do segurado para definir o valor dos pagamentos que serão feitos.

Quando contratar um Seguro de Vida?

O Seguro de Vida é uma proteção financeira que pode ser contratada por qualquer pessoa que esteja em boas condições de saúde e que esteja dentro dos limites de idade da seguradora.

Assim, essa proteção financeira deve ser considerada por todas as pessoas, pois contribui para que o indivíduo lide com situações financeiramente delicadas, como o falecimento de um cônjuge, custos relacionados a funeral, incapacidade temporária de trabalhar, diagnóstico de doenças graves, acidentes, entre outras.

Quem não pode ter Seguro de Vida?

Menores de 14 anos não podem ter Seguro de Vida. As seguradoras também impõem um limite máximo de idade. É importante saber disso, caso o desejo seja fazer Seguro de Vida para idosos.

No caso da Icatu, o segurado precisará ter idade entre 18 e 65 anos, o que torna possível que empresas ofereçam proteção para colaboradores mais jovens, como o Seguro de Vida estagiário.

Quem recebe o dinheiro do Seguro de Vida?

Quem recebe o valor de indenização pago pela seguradora são os beneficiários, as pessoas indicadas pelo segurado no momento da contratação do Seguro de Vida.

O titular pode alterar a lista de beneficiários quando desejar, incluindo ou excluindo pessoas.

Caso não seja indicada uma lista de beneficiários, o que não é recomendado, o pagamento da indenização será feito obedecendo ao Código Civil, pagando a indenização aos herdeiros e dependentes legais.

Lembrando que o próprio segurado pode ser indenizado, caso contrate coberturas contra doenças graves e invalidez, por exemplo.

Seguro de vida: Descisões importantes devem ser tomadas agora. Proteja financeiramente quem você ama com um seguro de vida da icatu.

5/5 - (2 votes) | O que achou deste artigo?

Este conteúdo faz parte da nossa iniciativa de ajudar os brasileiros a construírem um futuro financeiro mais seguro. Conte com a Icatu para proteger o que mais importa para você e esclarecer todas as suas dúvidas sobre Seguro de Vida, Previdência Privada e Título de Capitalização.

Descubra mais sobre Blog Icatu Seguros

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading