A importância do seguro de vida hoje em dia! | Blog Icatu Seguros

A importância do seguro de vida hoje em dia!

Por André Iunes

Se você é do tipo de pessoa que se preocupa não só com o seu o bem-estar, mas também com o da sua família, e que não abre mão de se prevenir contra qualquer imprevisto, você deve conhecer a importância do seguro de vida,  o produto ideal para tornar suas noites de sono mais tranquilas. 

E não é por menos, já que esse tipo de proteção oferece, justamente, suporte financeiro a você e a seus entes queridos quando, porventura, um evento indesejado acontecer. 

Quando falamos da importância do seguro de vida, é fundamental deixar claro que a proteção não é somente em casos de morte. Há planos que oferecem coberturas ao segurado em vida, sendo essencial em situações, por exemplo, nas quais haja impossibilidade de prover renda, seja por doença grave, ou alguma incapacidade temporária

Para entender a importância do seguro de vida, e seu funcionamento, continue lendo e  tire suas principais dúvidas sobre o assunto! 

O que é seguro de vida e como funciona? 

Para quem não conhece o que é um seguro de vida, saiba que o seu principal benefício é, exatamente, a proteção financeira. É um tipo de garantia oferecida pelas seguradoras, na qual, por meio de pagamentos mensais, chamados de “prêmios”, uma pessoa contrata uma indenização financeira, que pode ser em benefício próprio, ou de quem ele definir em contrato

Ou seja, no caso de morte do segurado, os valores de indenização serão pagos a beneficiários específicos, apontados na apólice

Agora, na condição em que o contratante é o beneficiário, ele terá respaldo financeiro em determinadas situações, que devem estar previstas em contrato, como doenças graves, ou reembolso de despesas hospitalares. 

É muito importante tocar nesse ponto, já que muitas pessoas podem vir a pensar que a importância do seguro de vida é proteger somente os familiares em caso de morte do segurado, o que não é verdade. 

Para profissionais liberais e autônomos, em especial os que são o principal mantenedor da casa, a importância do seguro de vida é ainda maior,  protegendo o beneficiário caso este venha a sofrer com algum imprevisto que os impeçam de prover renda.  

Mercado de seguro de vida mostra amadurecimento  

E tão importante quanto pensar no futuro é garantir o presente com a contratação de algum tipo de proteção que possa preservar você e a sua família contra qualquer imprevisto. 

A boa notícia é que esse pensamento vem ganhando força entre os brasileiros de todas as idades. Para se ter uma ideia, em 2019, em um cenário pré-pandemia, o mercado de seguros apresentou crescimento, conforme dados da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNSeg). 

A arrecadação em 2019 para o mercado nacional de seguros foi de R$ 270,1 bilhões (excetuando saúde suplementar e o seguro de DPVAT), aumento nominal de 12,1% em relação ao ano anterior. 

Em 2020, mais especificamente no primeiro semestre, a Superintendência de Seguros Privados (Susep) divulgou números que mostram que o mercado retraiu momentaneamente, muito por conta da forte crise sanitária, apresentando receita 4,3% menor quando comparada ao mesmo recorte em 2019. 

Em um movimento de retomada, em junho, as receitas dos segmentos supervisionados pela Susep já tinham um crescimento de 32,9% relativo a maio. 

Em outubro do ano passado, em recente boletim mercadológico divulgado pelo órgão, os seguros de vida e prestamista apresentaram crescimento no acumulado de 2020 quando em comparação a 2019, com aumento, no período, de 10,5% para o seguro de vida e de 5,2% para o prestamista. 

Qual a importância do seguro de vida? 

Sua família também precisa entender a importância do seguro de vida!

É preciso ter em mente que sem uma reserva, ou outra fonte de renda que possa prover o sustento, muita gente pode se ver em apuros quando algum imprevisto acontece. E é justamente nesse contexto que a importância do seguro de vida se faz presente e pode ajudar o beneficiário. Entenda o porquê! 

Planejamento 

Se tem um lugar onde a importância do seguro de vida se faz presente é no planejamento familiar. Em alguma eventualidade, como o falecimento do mantenedor da casa, por exemplo, esse tipo de proteção assegura que seus dependentes não tenham que vender seu patrimônio, ou se endividar para poderem se manter. 

O mesmo acontece com a proteção em vida, garantindo ao segurado renda caso ele fique impedido de trabalhar. Pensar nos problemas que podem acontecer, se antevendo a eles, é uma forma inteligente de planejamento. 

Proteção 

A grande importância do seguro de vida está na proteção. Ele proporciona, justamente, mais tranquilidade ao segurado, que estará amparado caso venha a enfrentar situações difíceis, ou algum tipo de doença que o impeça de sustentar a si, ou a sua família. 

Ao mesmo tempo que é importante construir um patrimônio, é essencial, também, proteger-se para que, em caso de imprevisto, não seja preciso se descapitalizar, ou desfazer de seus bens.    

Custo-benefício 

Existem diferentes tipos de seguro de vida, até mesmo sob medida, ou temporários, que podem ser customizados de acordo com a necessidade do segurado, o que torna o seu valor mais atrativo. Eles são diferentes do tradicional, que pode oferecer um pacote de benefícios não necessários ao cliente. 

O seguro de vida Essencial da Icatu, por exemplo, permite incluir e excluir coberturas de acordo com as prioridades do cliente. Outro ponto relevante: é somente na necessidade de um imprevisto que entendemos a importância do seguro de vida e o seu real custo-benefício, levando a crer que valeu a pena ter investido mensalmente na proteção da sua família. 

Quer saber quanto custa o seguro de vida para o SEU perfil? Saiba agora, de forma rápida e 100% online. 

Visto tudo isso, cabe a você agora escolher qual garantia é a melhor para a sua realidade, atendendo suas necessidades mais importantes. E lembre-se: é na hora que mais precisamos que sabemos o verdadeiro valor de um bom seguro de vida! Pense nisso!  

Caso queira saber mais, os assuntos abaixo podem ajudá-lo a conhecer melhor o universo e a importância do seguro de vida.: 

Publicado por André Iunes

André Philippe Iunes é jornalista, especializado em marketing de conteúdo e digital, com mais de 20 anos de experiência. Já atuou em importantes veículos, como os jornais O Globo e Extra, além do portal Globo Cidadania, onde produziu conteúdo para os sites Globo Ciência, Globo Ecologia e Globo Universidade. Trabalhou como diretor de redação da revista Webdesign e editor executivo da revista Áudio, Música & Tecnologia, com várias coberturas internacionais. No mundo corporativo, desenvolve projetos para grandes empresas envolvendo estratégia de conteúdo digital.

Deixe seu comentário