Pesquisar
Close this search box.
Homem brincando com o filho a céu aberto, aproveitando a segurança após se proteger com um dos tipos de seguro de vida.

Você sabe quais são os tipos de Seguro de Vida? Descubra aqui! 

Tempo de leitura: 6 minutos

Índice

Segundo dados da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (Fenaprevi), cerca de 17% dos brasileiros adultos têm Seguro de Vida. Mas acredite: esse percentual poderia ser mais alto, e uma das razões disso é que as pessoas não conhecem os tipos de Seguro de Vida que existem.

No geral, há uma percepção de que essa proteção é cara, restrita apenas às pessoas com poder aquisitivo maior. No entanto, essa visão está errada. Na Icatu, por exemplo, é possível encontrar planos a partir de R$30,00 mensais.

Para esclarecer melhor sobre o assunto, neste artigo explicamos as vantagens de cada um dos tipos de Seguro de Vida e como eles ajudam na proteção financeira das pessoas. Acompanhe!

O que é Seguro de Vida?

Para começar, vamos entender o que é Seguro de Vida? Trata-se de uma solução que oferece proteção financeira contra imprevistos para quem a contrata.

Nesse caso, se a pessoa que contratou um Seguro sofrer um acidente, for diagnosticada com uma doença grave, ficar impossibilitada de trabalhar, entre outros imprevistos, ela receberá uma indenização da seguradora. Dessa forma, é possível ter mais tranquilidade financeira para passar por essa situação.

Outro exemplo da proteção do Seguro de Vida ocorre quando a pessoa falece. Nessa situação, os seus beneficiários, ou seja, as pessoas indicadas por ela, são indenizados. Isso é fundamental para que eles não passem por dificuldades ou consigam esperar, ou até custear, o inventário, por exemplo. 

Esses são exemplos de situações em que o Seguro de Vida pode fazer muita diferença na realidade dos envolvidos. Contudo, ele pode ir além, uma vez que as seguradoras, como a Icatu, oferecem planos cada vez mais personalizados.

Saiba mais: Descubra como fazer um Seguro de Vida

Quais são os tipos de Seguro de Vida?

Cada pessoa tem necessidades específicas. Sendo assim, é preciso conhecer os tipos de Seguro de Vida que existem, suas principais características e vantagens para encontrar o plano ideal para você.

Tradicional

O Seguro de Vida Tradicional oferece uma indenização ao segurado ou aos seus beneficiários no caso de imprevistos com o titular, como falecimento, doenças graves ou acidente. 

É importante esclarecer que essa opção de Seguro pode ser bastante personalizável, dependendo da seguradora escolhida.

Com a Icatu, por exemplo, é possível incluir uma série de coberturas adicionais, como Diária por Incapacidade Temporária (DIT). Trata-se de um pagamento por cada dia que o segurado estiver impedido de exercer seu trabalho, seja por doença, seja por acidente.

Vale ressaltar que qualquer pessoa pode ser indicada como beneficiária de um Seguro, ou seja, não há necessidade de ter grau de parentesco. Para estar coberto, o segurado precisa pagar um valor, que pode ser mensal, anual ou outra periodicidade. Normalmente, o valor da parcela é ajustado a cada ano, conforme a inflação e mudança da idade do titular.

Em caso de morte, a indenização do Seguro de Vida não entra no inventário. Além disso, não há incidência de Imposto de Renda sobre esse valor, ou seja, os herdeiros legais e outros beneficiários, se for o caso, receberão o valor integral da indenização.

Além da cobertura para falecimento, o próprio segurado pode ser indenizado em vida. Para isso, o Seguro de Vida deve cobrir situações como invalidez permanente ou parcial por acidente, doenças graves ou incapacidade temporária.

Faça uma simulação agora mesmo e entenda como o Seguro Tradicional pode ser muito acessível!

Tradicional Icatu

Além de todas as coberturas citadas, o Seguro Tradicional da Icatu oferece ainda benefícios e assistências adicionais que merecem destaque:

  • seguro viagem: são coberturas como despesas médico-hospitalares e odontológicas em viagem ao exterior, traslado médico e acompanhante, em caso de hospitalização, além de serviços como localização de bagagem e orientação, em caso de perda de documentos, entre outros;
  • assistência domiciliar: disponibilidade de profissionais para reparos domésticos e proteção, como encanador, eletricista, chaveiro e vigilante, além de suporte com despesas em restaurante, lavanderia e veículo de mudança, caso a residência esteja inabitável;
  • sorteios: você receberá um número da sorte para concorrer a sorteios mensais de R$ 100 mil.

Essa é uma opção ideal para quem deseja um Seguro de Vida completo, com contratação facilitada, valores acessíveis e flexibilidade das coberturas!

Resgatável

No Seguro de Vida Resgatável, a cobertura costuma ser muito parecida com a do Seguro Tradicional. No entanto, o segurado pode resgatar parte dos prêmios, caso ele não queira mais estar coberto pelo seguro.

O Seguro Resgatável da Icatu é a combinação perfeita entre proteção flexível e formação de reserva. Nele, você escolhe por quanto tempo quer ficar protegido e a melhor opção de pagamento, com os diferenciais de a parcela não aumentar com a idade e de poder resgatar parte da reserva a partir do 25º mês de vigência.

Temporário

Entre os tipos de Seguro de Vida que têm se destacado no mercado está o temporário. Nesse caso, a pessoa pode contratar as coberturas que desejar, optando pela vigência temporária do contrato. Durante esse período, ele e seus beneficiários ficarão protegidos financeiramente, caso algum evento coberto ocorra.

Como o próprio nome indica, ele é temporário. Por isso, o titular deve observar os prazos das suas obrigações financeiras para que o Seguro esteja de acordo com eles. A contratação também se destaca pela rapidez.

Essa temporalidade faz com que essa opção seja considerada mais econômica, em relação aos outros tipos de Seguro de Vida. Além disso, na Icatu esse tipo de Seguro também oferece a possibilidade de resgate.

Quais são as coberturas de um Seguro de Vida?

Agora que você sabe quais são os principais tipos de Seguro de Vida, é interessante conhecer as coberturas que um Seguro de Vida oferece.

Lembrando que algumas seguradoras, como a Icatu, oferecem Seguros com muitas opções de personalização. Dessa forma, você contrata uma proteção adaptada às suas necessidades.

Além da cobertura por morte, existem muitas outras situações em que a seguradora pode indenizar o titular e os seus beneficiários. A seguir, citamos algumas coberturas em que o beneficiário também é o titular, podendo receber a indenização em vida. Confira!

Diária por Incapacidade Temporária (DIT)

Entre as coberturas do Seguro de Vida que mais se destacam, temos a de Diária por  Incapacidade Temporária (DIT). Nesse caso, se o segurado ficar impossibilitado de trabalhar devido a uma doença ou acidente, ele será indenizado.

Essa proteção é importante, pois nem sempre o valor pago pelo auxílio-doença (INSS) é suficiente para que os trabalhadores se mantenham enquanto estão afastados das suas atividades. Sendo assim, o Seguro se torna um importante complemento de renda, por exemplo.

Além disso, cerca de 70% das empresas ativas do país são formadas por Microempreendedores Individuais (MEI), segundo dados de 2022 da Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia.

Isso quer dizer que essas pessoas precisam de uma segurança financeira que as proteja em momentos delicados, como tratamentos de saúde.

Doenças Graves

Doenças consideradas graves, como câncer e infarto, estão na lista de eventos de saúde cobertos por Seguros de Vida, caso haja interesse do segurado em incluir essa proteção.  

Isso porque os tratamentos costumam ser longos, o que faz com que o paciente precise de recursos financeiros para se manter.

Invalidez permanente

Caso a pessoa fique permanentemente impossibilitada de trabalhar, ela pode ser indenizada pela seguradora.

Vale ressaltar que a invalidez permanente (total ou parcial) pode ser causada por doença ou acidente.

Como escolher um dos tipos de Seguro de Vida?

Para encontrar o melhor Seguro de Vida para você é preciso considerar o seu estilo de vida, os seus compromissos financeiros, a sua capacidade de pagamento, entre outros fatores.

Ainda, além de escolher entre os tipos de Seguro, é importante selecionar as coberturas que mais fazem sentido para o seu caso. Assim, é possível contratar um plano adequado às suas necessidades e ao que você planeja para o seu futuro e dos seus beneficiários.

Para facilitar essa escolha, entre em contato com o seu corretor de seguros. 

Quais vantagens os tipos de Seguro de Vida têm?

A principal vantagem do Seguro de Vida é trazer mais segurança para você e os seus beneficiários. É claro que ninguém deseja passar por situações difíceis, mas elas podem acontecer a qualquer momento.

Além disso, ele contribui para que o segurado tenha mais tranquilidade financeira durante o tratamento de uma doença grave ou acidente. Nesse caso, o foco sai do medo com os gastos com o tratamento e vai para aquilo que realmente importa: a sua saúde.

Ele também evita que o segurado ou os seus familiares se endividem durante esses momentos delicados.

Afinal, todos esses imprevistos podem se tornar ainda mais desafiadores quando a pessoa não tem o suporte financeiro adequado — o que é oferecido pelas coberturas de Seguro de Vida.

Em relação às vantagens, a Icatu oferece uma série de assistências e benefícios para facilitar ainda mais o seu dia a dia, como o Seguro Viagem.

Trata-se de coberturas e serviços em viagens nacionais e internacionais para o titular, cônjuge, pais e filhos, como custeio de despesas médicas, hospitalares e/ou odontológicas em viagem ao exterior, hospedagem de acompanhante, translado médico e muito mais!

Por isso, conte com quem mais entende do assunto na hora de proteger o seu futuro. Com mais de 30 anos de atuação no mercado, a cada 4 minutos ajudamos uma família a estar financeiramente protegida, por meio do pagamento de indenizações de Seguro de Vida.Com planos a partir de R$30,00, a Icatu te ajuda a conquistar a sua segurança financeira e da sua família. Quer contratar um Seguro Tradicional? Faça uma simulação e encontre o plano ideal para você.

O que achou deste artigo?

Este conteúdo faz parte da nossa iniciativa de ajudar os brasileiros a construírem um futuro financeiro mais seguro. Conte com a Icatu para proteger o que mais importa para você e esclarecer todas as suas dúvidas sobre Seguro de Vida, Previdência Privada e Título de Capitalização.

Descubra mais sobre Blog Icatu Seguros

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading