Pesquisar
Close this search box.
seguro doença

Seguro de Vida com cobertura para doenças graves: entenda como funciona

Tempo de leitura: 4 minutos

Índice

Alguns assuntos são considerados desconfortáveis de serem conversados, mas isso não significa que não sejam importantes. Um desses temas são as doenças — e, por tabela, a importância de se fazer um Seguro de Vida com cobertura para doenças graves.

É claro que ninguém quer lidar com enfermidades, mas elas podem ocorrer, independentemente da nossa vontade. Além disso, quando uma pessoa fica doente, impacta diretamente na família, que é atingida emocionalmente e ainda precisa lidar com elevados gastos com médicos e tratamentos, capazes de comprometer boa parte do orçamento de uma casa.

Nesse sentido, fazer um Seguro de Vida com cobertura para doenças graves pode ajudar no equilíbrio financeiro da casa e evitar desgastes desnecessários, para focar naquilo que realmente importa: a saúde.

Por isso, falar de Seguro de Vida com cobertura para doenças graves é falar de formas para proteger o enfermo e seus entes queridos, caso algum imprevisto aconteça. Continue lendo para saber mais sobre o assunto!

O que é o Seguro de Vida com cobertura de doenças graves?

Você já ouviu falar sobre o Seguro de Vida, certo? Muita gente acredita que ele é útil apenas em casos de morte. Porém, existem várias opções de coberturas disponíveis em que o titular recebe indenização em vida, entre elas está a de doenças graves.

Trata-se de uma proteção em que a própria pessoa que contrata o seguro consegue usufruir, pois ela é feita para ajudá-la em momentos delicados, como a descoberta de um câncer, por exemplo.

O dinheiro da indenização pode ser usado para as mais diversas necessidades. Entre elas, os custos da casa (já que o segurado não é capaz de trabalhar), a compra de remédios e de alimentação especial, pagar consultas médicas e exames, entre outros.

Adicionalmente, pode pagar hospitais melhores, cirurgias e tratamentos específicos, que não são cobertos pelos planos de saúde ou pelo SUS. Ou seja, com o valor da indenização do Seguro de Vida com cobertura para doenças graves, talvez, seja possível salvar, prolongar a vida do paciente ou ainda mitigar os danos causados pela enfermidade, sejam eles físicos, sejam financeiros.

É por isso que muitas seguradoras, como a Icatu, oferecem a cobertura de doenças graves em alguns dos seus Seguros de Vida. Desse modo, o segurado aumenta o nível de segurança que oferece para ele e para quem ama.

Para quem o Seguro de Vida com cobertura de doenças graves é indicado?

Ainda que alguns grupos possam estar mais suscetíveis a doenças graves, como pessoas com histórico familiar ou com hábitos de vida associados a essas doenças, o Seguro de Vida com cobertura para doenças graves é recomendado para todas as pessoas adultas. Vale destacar que a idade limite para a contratação desta cobertura varia de acordo com a seguradora.

Isso porque essas pessoas têm obrigações financeiras e trabalhistas que podem ser completamente afetadas durante um tratamento médico.

Agora você pode estar se perguntando: “sou CLT, o auxílio-doença já não cumpre esse papel?” Bem, vamos esclarecer alguns pontos relevantes sobre esse importante direito dos trabalhadores.

Valor do auxílio-doença

O primeiro ponto a ser esclarecido é que o valor desse benefício, pago pela Previdência Social, pode não ser suficiente para custear exames, medicamentos e outros gastos da pessoa.

Segundo o Jornal Contábil, tanto para quem é CLT quanto para MEI, ele corresponde a 91% da média salarial de todas as contribuições realizadas ao INSS pelo segurado. Lembrando que esse valor não pode ultrapassar a média das suas últimas 12 contribuições ao INSS.

Auxílio-doença: quem tem direito?

Segundo a Ingrácio Advocacia, todas as pessoas que trabalham formalizadas, como profissionais com carteira de trabalho assinada pelo empregador (CLT) ou MEI, têm direito a receber o benefício de auxílio-doença previdenciário.

Porém, elas precisam comprovar que a doença as impossibilita de trabalhar. Ou seja, mesmo lidando com uma doença grave, como um câncer, o contribuinte pode ter o pedido de benefício negado — o que não ocorre com um Seguro de Vida com cobertura para doenças graves.

O que um Seguro de Vida com cobertura para doenças graves oferece?

O Seguro de Vida com cobertura contra doenças graves estabelece em sua apólice (proposta de contratação) quais são as doenças que podem ser indenizadas.

Essa listagem varia conforme a seguradora, mas pode incluir:

  • câncer;
  • infarto agudo do miocárdio;
  • acidente vascular cerebral (AVC);
  • insuficiência renal terminal;
  • transplante de órgãos;
  • cirurgia ByPass;
  • paralisia de membros;
  • cegueira/perda da visão;
  • surdez/perda da audição;
  • mudez/perda da fala;
  • esclerose múltipla.

É importante destacar que a indenização do Seguro de Vida com cobertura para doenças graves é paga quando acontece o primeiro diagnóstico definitivo de uma das doenças cobertas.

Isso quer dizer que o valor da indenização é recebido somente uma vez, e a cobertura é cancelada depois disso. Ou seja, se o indivíduo tiver mais de uma vez alguma dessas enfermidades, ele receberá somente na primeira vez.

Entretanto, o Seguro de Vida permanecerá ativo, protegendo o titular contra outros eventos cobertos em seu plano.

Vale ressaltar que existem outros eventos que costumam ser excluídos da cobertura do Seguro de Vida para doenças graves. Eles podem ser consultados na Condição Geral do Seguro de Vida, diretamente nos sites das seguradoras.

Aproveite o momento da contratação do Seguro para tirar todas as suas dúvidas. Lembre-se de que o melhor Seguro de Vida é aquele que se adapta às suas necessidades.

Como contratar um Seguro de Vida com cobertura para doenças graves?

O primeiro passo é fazer uma simulação do Seguro de Vida, seja no nosso simulador, seja procurando o seu corretor de seguros. Isso é importante para encontrar a opção mais indicada para você.

Agora que você entendeu como funciona um Seguro de Vida com cobertura para doenças graves, estude a possibilidade de contratá-lo. Lembre-se de que tratamentos médicos envolvem custos com transporte, alimentação, medicamentos, médicos especialistas, entre outros.

Além disso, conseguir manter as suas despesas fixas em dia também poderá ser uma missão complicada sem o devido suporte. Infelizmente, a falta de recursos pode gerar conflitos familiares, além de dificultar o tratamento.

Não é melhor evitar isso, tornando esse momento delicado mais fácil? Isso é possível contratando um Seguro de Vida com cobertura para doenças graves da Icatu. Então, faça uma simulação e se proteja!

O que achou deste artigo?

Este conteúdo faz parte da nossa iniciativa de ajudar os brasileiros a construírem um futuro financeiro mais seguro. Conte com a Icatu para proteger o que mais importa para você e esclarecer todas as suas dúvidas sobre Seguro de Vida, Previdência Privada e Título de Capitalização.

Descubra mais sobre Blog Icatu Seguros

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading