Pesquisar
Close this search box.
moedas sobre uma mesa de madeira, ao fundo mãos de um homem segurando uma caneta e calculadora

PGBL ou VGBL: qual a melhor opção?

Tempo de leitura: 4 minutos

Índice

A previdência privada é muito importante, por isso deve fazer parte dos seus planos financeiros para assegurar um futuro confortável. Mas qual é a melhor opção: PGBL ou VGBL?

Para escolher a previdência privada ideal para alcançar seus objetivos é preciso observar as características de cada modelo. Por isso, vamos te explicar todas as vantagens e diferenças entre PGBL e VGBL. Continue lendo para saber mais!

Como funciona uma previdência privada?

Bom, mas o que é a previdência privada? Vamos começar sabendo como ela funciona. É essencial entender que ela se divide em duas etapas, que é o período de contribuição e o período que a pessoa usufrui do que foi investido.

Durante o tempo estimado de contribuição, você faz contribuições de acordo com o plano contratado, e esse montante fica aplicado ao fundo de investimento em previdência escolhido por você.

Depois, chega o momento de finalmente aproveitar o valor que você investiu mais o rendimento da previdência privada. Aqui, vale ressaltar que não existe um prazo determinado para resgatar ou solicitar renda — você pode fazer isso a qualquer momento.

Os fundos de previdência privada, além de oferecer mais segurança financeira para o seu futuro, são um modelo muito interessante de investimento e costumam contar com gestores especializados que estão sempre em busca dos melhores retornos.

Na Icatu, por exemplo, você conta com os melhores gestores do mercado. Além disso, tem flexibilidade para gerir as parcelas, escolhendo aumentar, diminuir ou suspender as contribuições de acordo com as suas necessidades.

Vale ressaltar que a previdência privada não é apenas uma boa opção para quem pretende ter uma renda para complementar a aposentadoria do INSS. Ela também pode ser usada para realizar planos de médio e longo prazo, como uma viagem, pagar a faculdade dos filhos, entre outros.

Quais as diferenças entre PGBL e VGBL?

Uma das principais diferenças entre PGBL e VGBL é o benefício fiscal, ou seja, o desconto concedido na declaração anual do Imposto de Renda.

No PGBL (Plano Gerador de Benefício Livres) o valor de contribuição pode ser abatido do cálculo do Imposto de Renda, desde que respeite o limite de 12% da renda bruta tributável anual. Isso quer dizer que se você declara no modelo completo, pode ter redução no imposto a ser pago ou uma restituição maior do IR.

Além disso, no modelo PGBL o IR incide sobre todo o valor acumulado (valor investido + rentabilidade) no momento do resgate do investimento ou recebimento da renda.

Já o VGBL (Vida Gerador de Benefício Livres) é mais indicado para quem declara o Imposto de Renda de forma simplificada, é isento ou já contribui com 12% da renda bruta no PGBL e deseja investir ainda mais, pois as contribuições feitas nesse modelo não podem ser reduzidas da declaração anual do Imposto de Renda.

Em contrapartida, no momento em que o investidor for resgatar seu dinheiro ou receber sua renda, o Imposto de Renda que será debitado será calculado apenas sobre o rendimento do investimento.

Entenda como funciona a Previdência Privada

Qual o melhor plano de previdência privada: PGBL ou VGBL?

Como falamos, o melhor plano de previdência privada vai depender da forma como você declara o Imposto de Renda, se é pelo modelo completo ou simplificado.

Para quem faz o modelo completo, uma boa escolha é o PGBL, já que possui diferimento fiscal, em que o contribuinte tem direito a uma dedução que pode chegar até 12% da sua renda tributável.

Porém, quem faz o IR pelo modelo simplificado ou é isento, uma boa alternativa é o VGBL. Isso porque o imposto do resgate ou renda é cobrado somente sobre o rendimento do investimento.

Entretanto, é importante saber que a melhor previdência privada sempre será aquela que tem como objetivo acumular recursos para gerar renda no longo prazo.

Dúvidas comuns sobre PGBL e VGBL

Agora que você conhece as vantagens e características do PGBL e VGBL, vamos esclarecer algumas dúvidas muito comuns sobre previdência privada e seus dois modelos.

Primeiramente, é fundamental entender que antes de realizar qualquer investimento é necessário saber qual é o seu perfil de investidor e seus objetivos.

O próximo passo é escolher entre as duas modalidades disponíveis. Para isso, você pode fazer uma simulação online para descobrir qual é o plano ideal para as suas necessidades.

Depois, basta estabelecer o período de investimento e definir a tabela de tributação que será aplicada na sua previdência.

Como declarar PGBL e VGBL?

  1. Inclua a ficha de “Bens e Direitos”;
  2. Selecione o grupo 99 “Outros Bens e Direitos”;
  3. Selecione o código 06 “VGBL – Vida Gerador de Benefício Livre”, sem os rendimentos acumulados;
  4. No campo “Discriminação”, informe o nome da entidade que administra os recursos e seu CNPJ.
  5. Depois, no campo “Situação”, informe o valor investido no plano VGBL até a data da declaração.

No caso do PGBL, siga estes passos para declarar o IR:

  1. Escolha “Pagamentos efetuados”; 
  2. Clique em “Novo” para abrir uma nova ficha;
  3. Depois, opte pelo código 36 “Previdência Complementar (inclusive FAPI)”;
  4. Logo em seguida, é preciso inserir o CNPJ do plano de previdência.

Conseguiu entender as diferenças entre PGBL e VGBL? Então, se pretende dar início ao seu plano de previdência privada, conte com todo o apoio da Icatu para te ajudar a proteger seu futuro.

O que achou deste artigo?

Este conteúdo faz parte da nossa iniciativa de ajudar os brasileiros a construírem um futuro financeiro mais seguro. Conte com a Icatu para proteger o que mais importa para você e esclarecer todas as suas dúvidas sobre Seguro de Vida, Previdência Privada e Título de Capitalização.

Descubra mais sobre Blog Icatu Seguros

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading