Pesquisar
Close this search box.
homem mexendo no computador e falando ao celular

Título de Capitalização vale a pena? Entenda aqui a modalidade tradicional!

Tempo de leitura: 3 minutos

Índice

Se você busca entender se um Título de Capitalização vale a pena, primeiramente é preciso responder a uma pergunta fundamental: você possui o hábito de economizar dinheiro?

Refletir sobre essa questão é essencial, pois esse não é um hábito comum entre os brasileiros. De acordo com um levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI) para o Instituto FSB Pesquisa, 69% da população não consegue guardar dinheiro no final do mês.

E o que isso tem a ver com a Capitalização? É simples: a modalidade tradicional do Título de Capitalização é uma das soluções mais acessíveis e simples para iniciar a prática rotineira de poupar.

Ficou interessado? Então, continue a leitura, pois vamos discutir mais a fundo sobre o tema para ajudar você a entendê-lo.

O que é Título de Capitalização na modalidade tradicional?

O Título de Capitalização tem seis modalidades, mas, neste conteúdo, vamos falar sobre a Tradicional, que é a mais conhecida pelas pessoas. 

Assim, a modalidade tradicional da Capitalização funciona como uma economia programada. A pessoa compra um título, que pode ter pagamento mensal, único ou periódico.

Durante o prazo estabelecido, ela paga um valor determinado e, ao final do período, resgata o montante acumulado, corrigido pela Taxa Referencial.

E ainda tem mais: durante todo o período do contrato, ela concorre a sorteios com prêmios em dinheiro, ajudando-a a chegar mais perto da realização dos seus sonhos.

Ou seja, na prática, é uma solução financeira de acumulação monetária que estimula a pessoa a poupar dinheiro e ainda oferece a possibilidade de ela multiplicar esse valor por meio dos sorteios.

Como funciona o Título de Capitalização na modalidade tradicional?

Podemos separar o Título de Capitalização em três cotas: pagamento, resgate e sorteio.

  • Reserva de Capitalização: valor que será acumulado, corrigido pela TR e poderá ser resgatado ao final — a maior parte do valor do título fica concentrada aqui;
  • Carregamento operacional: custeio das despesas da seguradora;
  • Reserva para sorteio: valor que será pago aos clientes sorteados.

Assim, quando falamos do primeiro fator, o pagamento, é importante considerar que uma das principais características do Título de Capitalização é que você pode programar o pagamento de diversas formas:

  • pagamento único: neste modelo você paga todo o valor de uma vez;
  • pagamento mensal: é a forma de pagamento mais comum, na qual um valor previamente definido é pago durante um período predeterminado;
  • pagamento periódico: aqui, a periodicidade do pagamento é determinada pelo produto escolhido, mas vale destacar que não são todas as instituições que disponibilizam esse modelo — a Icatu, por exemplo, não tem produtos periódicos.

Quando falamos sobre a segunda parte, o resgate, não há muito mistério: ele diz respeito ao montante que a pessoa acumula durante a vigência do título e resgata ao final. Esse valor é atrelado à Taxa Referencial, uma taxa que acompanha a nossa economia.

Por fim, a terceira peça fundamental: os sorteios do Título de Capitalização. Eles acontecem com periodicidade programada no produto, são garantidos e regulados por contrato e têm o objetivo de premiar as pessoas que compram um título e pagam as parcelas em dia.

Vale a pena adquirir um Título de Capitalização da modalidade tradicional?

Para entender se o Título de Capitalização da modalidade tradicional vale a pena para seu caso, é preciso considerar que ele pode ser um bom instrumento para ajudar na sua saúde financeira.

Então, ele é indicado para quem tem o objetivo de guardar dinheiro e precisa de ajuda para criar o hábito de poupar.

Assim, o Título de Capitalização tradicional faz sentido para casos como:

  • destinar um valor para criar uma reserva financeira;
  • planejar a compra de um bem ou serviço;
  • criar o hábito de economizar.

Além disso, se você for sorteado, tem a chance de acelerar a realização dos seus sonhos e objetivos. 

Por exemplo, vamos supor que você fez um Título de Capitalização para juntar dinheiro para comprar um carro daqui a um tempo. Se você for sorteado, pode acelerar a realização desse sonho e trocar de carro bem antes do que havia programado.

Viu como o Título de Capitalização da modalidade tradicional vale a pena? Então, conte com a gente para ter mais disciplina para juntar dinheiro e realizar sonhos. A cada 30 minutos a Capitalização da Icatu sorteia um ganhador, e o próximo pode ser você!

Faça uma simulação e encontre o plano de Capitalização que mais atende às suas necessidades!

O que achou deste artigo?

Este conteúdo faz parte da nossa iniciativa de ajudar os brasileiros a construírem um futuro financeiro mais seguro. Conte com a Icatu para proteger o que mais importa para você e esclarecer todas as suas dúvidas sobre Seguro de Vida, Previdência Privada e Título de Capitalização.

Descubra mais sobre Blog Icatu Seguros

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading