Pesquisar
Close this search box.
Mulher usando seu celular para o aviso de sinistro.

Aviso de sinistro: entenda o que é e quando solicitar

Tempo de leitura: 4 minutos

Índice

Se você pretende contratar um Seguro ou já contratou a proteção alguma vez, deve ter ouvido falar em uma palavra no mínimo interessante: sinistro.

Trata-se de um termo comum no mercado de seguros que representa parte importantíssima de qualquer plano que você vai contratar.

Para melhorar suas escolhas e ajudar a contratar o plano mais adequado para você, leia este artigo até o final, com tudo o que é preciso saber sobre aviso de sinistro!

O que é sinistro?

No dicionário, “sinistro” significa “aquilo que pressagia acontecimentos infaustos; agourento, funesto.”, ou seja, um acontecimento indesejado.

O termo é empregado no mercado de seguros de forma parecida com seu significado. O sinistro de um Seguro de Vida, por exemplo, nada mais é do que a ocorrência de um evento previsto e coberto pelo Seguro contratado, como morte natural ou por acidente, doenças graves ou invalidez.

Então, de maneira resumida, sinistro é a ocorrência involuntária e imprevisível de um risco, descrito entre as coberturas do Seguro, durante o seu período de vigência.

É importante que o evento seja especificado na apólice em detalhes para evitar confusão na hora de comunicar um sinistro.

Aqui, vale explicar que a apólice é o contrato formal realizado entre a seguradora e o segurado.

Quais são os tipos de sinistro?

O sinistro varia bastante de acordo com o tipo de seguro e as coberturas contratadas. Um Seguro de Vida com cobertura para doenças graves, por exemplo, pode ser acionado caso o titular comprove a ocorrência de uma doença descrita no contrato.

Agora, se você contratou um Seguro de Vida sem a cobertura de doenças graves, a ocorrência da enfermidade não é considerada um sinistro, portanto, não gera o pagamento da indenização.

Assim, os tipos de sinistro variam conforme as coberturas contratadas no Seguro de Vida, pois cada uma cobre certos eventos que podem ser considerados um sinistro.

O que é um aviso de sinistro?

Aviso de sinistro é quando o beneficiário do Seguro de Vida, que pode ser o próprio titular ou outras pessoas indicadas por ele, comunica a ocorrência de um sinistro para sua seguradora. Há um processo importante antes da comunicação, e já vamos falar sobre ele!

Quando solicitar a abertura do sinistro?

Neste tópico, vamos focar na abertura de sinistro das principais coberturas de um Seguro de Vida, mas vale ressaltar que existem outras possibilidades de cobertura além das mencionadas aqui!

Morte natural ou acidental

A cobertura por morte acidental ou natural é a cobertura básica do Seguro de Vida, aplicada nos casos em que o titular do plano faleceu por causa natural ou acidental.

Ao comunicar o sinistro, o(s) beneficiário(s) do plano vai receber a indenização devida, que varia de acordo com o plano contratado. O valor pode ser pago todo de uma vez ou periodicamente.

Vale ressaltar que os beneficiários podem ser filhos, cônjuge ou qualquer outra pessoa indicada pelo titular do plano.

Doenças graves

Doenças graves costumam resultar em altos custos com tratamento adequado, medicação e internação.

Nesses casos, o beneficiário é o próprio titular, e receberá a indenização. O valor pode ser usado para custear o tratamento, complementar a renda dos familiares, entre outros objetivos.

Invalidez em caso de acidente

Trata-se da cobertura para casos de invalidez total ou parcial devido a um acidente que impede o segurado de manter seu sustento. Acidentes domésticos também costumam estar inclusos na cobertura.

Como fazer um aviso de sinistro?

Agora que você já entendeu o que é o sinistro e quando ele deve ser solicitado, confira o passo a passo de como comunicar a seguradora, no caso da Icatu.

  1. Verifique no site a documentação necessária para solicitar a indenização com a seguradora;
  2. Entre em contato pelo site da Icatu ou por telefone e preencha os formulários indicados, enviando junto com a documentação;
  3. A seguradora vai fazer a análise dos documentos e do evento para comunicar se o sinistro está coberto pelo Seguro ou não;
  4. Caso a solicitação seja aprovada, a empresa libera o pagamento da indenização conforme dados especificados no formulário de pagamento preenchido pelo segurado.

Importante: para agilizar a conclusão do seu sinistro, procure enviar toda a documentação solicitada no momento do aviso.

Quem comunica o sinistro?

Depende do tipo de sinistro. Ele pode ser avisado pelos beneficiários ou, caso o titular do plano seja beneficiário e por algum motivo esteja impossibilitado de avisar o sinistro, alguém responsável deverá entrar em contato e realizar o aviso.

Qual o prazo para comunicar o sinistro?

De acordo com a legislação brasileira, os beneficiários têm até três anos para avisar o sinistro.

Caso o beneficiário seja o próprio titular, o prazo para o aviso do sinistro é de apenas um ano.

Após o envio da documentação completa necessária, a seguradora tem até 30 dias para pagar a indenização.

Quais os documentos necessários para o aviso de sinistro?

A documentação necessária depende do tipo de sinistro, mas, no geral, além dos formulários disponíveis no site, você precisa de:

  • Cópia da Carteira de Identidade e CPF do segurado principal;
  • Cópia da Carteira de Identidade e CPF dos beneficiários;
  • Cópia da Certidão de Casamento com averbação do Óbito do segurado;
  • Cópia da Certidão de Nascimento dos beneficiários (filhos menores de 16 anos);
  • Cópia da Certidão de Óbito do segurado/sinistrado;
  • Cópia do Comprovante de Residência do segurado, expedido nos últimos 180 dias;
  • Cópia do Comprovante de Residência dos beneficiários, expedido nos últimos 180 dias;
  • Cópia de documentos para comprovação de União Estável, companheiro(a) como beneficiário(a);
  • Cópia dos Laudos e Exames referentes à patologia;
  • Cópia do Prontuário Médico do segurado.

Esperamos ter ajudado com as informações úteis deste artigo! Aproveite também para aprender como fazer Seguro de Vida e proteger você e seus familiares em caso de imprevistos!

A cada 4 minutos ajudamos uma família a estar financeiramente protegida, por meio do pagamento de indenizações de Seguro de Vida. Por isso, conte com a gente para proteger você e seus entes queridos!

5/5 - (1 vote) | O que achou deste artigo?

Este conteúdo faz parte da nossa iniciativa de ajudar os brasileiros a construírem um futuro financeiro mais seguro. Conte com a Icatu para proteger o que mais importa para você e esclarecer todas as suas dúvidas sobre Seguro de Vida, Previdência Privada e Título de Capitalização.

Descubra mais sobre Blog Icatu Seguros

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading