Metas de casal: como se planejar e alcançar objetivos?

Tempo de leitura: 4 minutos

Índice

Criar metas de casal é uma das melhores formas de alinhar expectativas e manter uma relação saudável, visando a construção de um futuro mais tranquilo.

Mas sabemos que existem obstáculos no caminho, especialmente para casais. Planejar a vida juntos requer comprometimento, diálogos constantes, honestidade e paciência. 

Felizmente, você está neste artigo! Aqui, vamos falar sobre possíveis objetivos interessantes, por que estabelecê-los e algumas dicas a respeito de como definir metas de casal. Confira!

O que podem ser consideradas metas de casal?

As metas de vida para casais contribuem para a união e o planejamento em prol da realização de sonhos e objetivos.

Diferentemente das metas individuais, como conseguir um novo trabalho ou pagar a faculdade, com casais é preciso pensar em um propósito que se possam atingir juntos.

As metas podem ser objetivas, como bens materiais, ou subjetivas, como a melhora em algum ponto do relacionamento.

Neste conteúdo, vamos focar nas metas objetivas, que requerem mais planejamento e economia.

Confira alguns exemplos na nossa lista de metas para casal:

  • fazer viagens longas;
  • ter filhos;
  • comprar uma casa ou apartamento;
  • construir uma casa na praia;
  • comprar um carro novo;
  • reformar a casa;
  • mudar de país ou cidade;
  • adotar um pet;
  • organizar uma festa de casamento.

Esses são apenas algumas possibilidades, pois cada casal tem suas particularidades e demandas, podendo variar bastante em relação à lista acima.

Por que estabelecer metas de casal?

As metas e o planejamento aumentam o senso de parceria do casal, que precisa se organizar e mudar seu comportamento no dia a dia para realizar o que foi proposto.

Surge então um ambiente construtivo, onde os dois se incentivam, tomam decisões acertadas e estão cada vez mais próximos dos seus sonhos.

Elas também contribuem para melhorar as finanças do casal, já que a maioria das metas objetivas envolvem dinheiro.

Como definir metas de casal?

Agora que você sabe quais objetivos pode definir e sua importância, vamos para a parte mais prática, com dicas sobre como determinar metas viáveis e criar planos de casal alinhados com os desejos de ambos!

Conversem sobre seus sonhos

O primeiro passo antes de definir qualquer coisa é conversar bastante sobre o que cada um deseja para a vida.

As conversas devem ser constantes e equilibradas para garantir o alinhamento de expectativas do casal e evitar conflitos sérios.

A ausência do diálogo é um dos maiores problemas para casais. Por mais difíceis que as conversas possam ser, elas podem evitar complicações bem piores no futuro.

Seguem alguns pontos cruciais que, idealmente, todo casal deve ter bem alinhado.

Lar

O lar vai muito além de como vai ser o interior da casa. Aqui, o casal precisa considerar fatores como proximidade da família, amizades no local, se o ambiente da cidade/país agrada ambos etc.

Tudo isso deve estar bem claro, além das decisões básicas:

  • alugar ou comprar;
  • casa ou apartamento;
  • campo ou centro urbano.

Filhos

Além de decidir entre ter filhos ou não, é preciso alinhar muito bem outros fatores, como a quantidade de filhos pretendidos, o tipo de educação, em qual escola eles vão estudar, onde criá-los, entre outros.

Viagens

Um dos membros do casal sonha em visitar um lugar específico? A prioridade do casal é viajar ou investir na casa? Devido ao investimento financeiro envolvido, muitas vezes é preciso priorizar um objetivo em detrimento de outro, por isso, é fundamental que o casal saiba o que é mais importante para cada um.

Veículo

É necessário um ou mais veículos? Vale o investimento ou é melhor fechar um pacote de viagem? Quem usaria mais o veículo? Essas são apenas algumas questões que precisam ser discutidas.

Finanças

Aqui, entram questões como divisão das contas a pagar, dívidas prévias e conjuntas, nível de educação financeira de cada, tipos de investimentos e economia do casal.

Ao conversar sobre cada um dos pontos mencionados, você pode evoluir de metas genéricas, como vamos comprar uma casa”, para metas específicas e alinhadas com os desejos de cada um, como “vamos comprar uma casa no campo em Minas Gerais, com espaço para plantar no jardim”.

Alinhem as prioridades

Como mencionado no tópico anterior, muitas vezes será necessário sacrificar um objetivo em prol de outro por questões financeiras, como:

  • deixar de comprar um carro para realizar a viagem dos sonhos; 
  • reformar a casa e não fazer a viagem que gostariam.

Por isso, alinhem as prioridades para que ambos tomem decisões em harmonia.

Planejem como alcançar seus sonhos

Sabe aquela promessa de Ano Novo que você fez em 2020 e ainda não cumpriu? Isso não deve acontecer com as metas do casal.

Definir metas detalhadas e alcançáveis não é suficiente para alcançá-las. Você pode até se empolgar no começo, mas provavelmente vai se perder no meio do caminho se não tiver um bom planejamento.

Ter um plano ajuda a dar uma direção no dia a dia para que você consiga seguir com clareza em direção ao objetivo.

Mantenham um diálogo aberto

As pessoas mudam. Com o decorrer do tempo, pode ser que um objetivo deixe de ser sua prioridade.

Metas de um casal com filho, por exemplo, provavelmente serão completamente diferentes das metas do mesmo casal sem filhos.

Por isso, mantenha um ambiente favorável ao diálogo sobre os pontos mais importantes da relação, para adaptar os planos e metas conforme os desejos do casal.

Pensem no futuro financeiro

Já deu para perceber que um grande desafio ao construir um plano e definir metas com outra pessoa é a organização das finanças.

A maioria das metas de casal não será alcançada sem o devido planejamento financeiro. E aí entramos em um grande tabu para brasileiros.

Segundo pesquisa do SPC Brasil e da CNDL, de 2021, apenas 44% dos brasileiros falam com frequência sobre dinheiro dentro de casa. A mesma pesquisa aponta que 48% dos casais brigam por causa de dinheiro.

Felizmente, conversar honestamente sobre dinheiro pode ajudar a resolver muitos problemas financeiros.

Por isso, está na hora de quebrar esse tabu e elaborar objetivos que incluam planejamento financeiro.

Um exemplo é criar pequenas metas de casal para juntar dinheiro todo mês até chegar ao valor necessário para trocar de carro, por exemplo.

Outra boa estratégia é pensar no futuro. Nesse sentido, a Previdência Privada é uma grande aliada. Com ela, você pode fazer um investimento inicial, além de contribuições mensais ou esporádicas, e, ao final do período determinado, resgata os seus rendimentos.

O valor resgatado pode ser usado para realizar objetivos tanto de médio quanto de longo prazo, como fazer uma viagem, comprar um imóvel, custear a faculdade dos filhos, complementar a aposentadoria, entre outros. 

Ou seja, a Previdência Privada é uma forma de diversificar os investimentos sem ter grandes dores de cabeça. Ela ajuda o casal a guardar dinheiro e ter a tranquilidade financeira para seguir seus sonhos!

Por isso, conte com a Icatu. Estamos há mais de 3 décadas valorizando o que há de melhor na vida: viver! Conheça o nosso simulador de Previdência Privada e encontre o plano ideal para você.