Como fazer uma renda extra? Saiba mais! | Blog Icatu Seguros

Como fazer uma renda extra? Saiba mais!

Por André Iunes

Se você é do tipo de pessoa que busca por uma melhor condição financeira, seja para investir em algum projeto pessoal, quitar dívidas ou equilibrar melhor as contas de casa, saiba que um dos caminhos é produzir uma renda extra.

Em poucas palavras, é uma forma de criar alternativas de engrossar o salário no final do mês, caso seja um empregado formal ou, até mesmo, um trabalhador autônomo. E é aí que entra em cena algo muito importante: a sua criatividade.  

Nos dias de hoje, ainda mais com o advento das novas tecnologias, muitas possibilidades de serviço surgiram como alternativas a quem deseja fazer um dinheiro a mais no final do mês. Segundo o Jornal 140, houve um aumento de 50% de trabalhadores freelancers em empresas, isso inclui desde motorista de aplicativo a entregadores, passando por aulas particulares pela internet, serviços de manutenção e a criação de um negócio online que possa lhe gerar renda.

Imaginar algo que possa fazer é o primeiro passo para planejar uma maneira de juntar mais. Se essa é a sua vontade, esse post é feito para você! Aqui, vamos te ajudar a compreender o que é renda extra e algumas ideias para você! Então, acompanhe a seguir. 

O que é renda extra? 

O nome já diz tudo: renda extra nada mais é do que uma remuneração complementar, fruto de alguma atividade que uma pessoa realiza em paralelo à sua ocupação principal. O objetivo, nesse caso, é aferir mais renda no final do mês, já que muitos trabalhadores acabam não conseguindo honrar com todos os compromissos somente com o salário. E como na maior parte das vezes deixar o emprego não é uma opção, um caminho é buscar mais renda com fontes alternativas de trabalho.   

Por que é importante conseguir uma renda extra?

A renda extra pode ser importante para quem que tem planos futuros ou para quem deseja complementar a renda mensal.

Já ouviu dizer que o brasileiro é um povo que não desiste nunca, certo? Essa ideia resume bem a nossa capacidade de se reinventar e de resolver problemas, buscando soluções para quase tudo, ainda mais em momentos de crise, quando a renda extra torna-se importante.

Se levarmos em conta a taxa de desemprego no país, que atingiu em 2020, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o índice recorde de 14,6%, totalizando 14,1 milhões de pessoas desempregadas.  Isso sem levar em conta a informalidade, que em 2019, ainda segundo os números do instituto, atingiu 41,6% dos trabalhadores do país, ou 39,3 milhões de pessoas.

Ou seja, além de fonte alternativa de sustento, a renda extra lhe garante, caso venha a ficar desempregado, ou passe por alguma dificuldade, maior segurança e estabilidade financeira. Fora isso, ter uma fonte alternativa de renda é uma maneira de juntar mais para agilizar a realização de seus projetos, seja a compra de um imóvel, ou, quem sabe, financiar os estudos dos filhos (veja aqui como investir dinheiro de forma diversificada!). 

Como conseguir uma renda extra? 

Antes de mais nada, conseguir uma renda extra requer:

1- identificar quais habilidades e conhecimentos você tem e que podem, sim, gerar mais proventos no final do mês;

2- Estabelecer os prós e contras do trabalho que você gostaria de desempenhar;

3- Buscar por alternativas online que possam facilitar esse ponta pé inicial.

Cozinhar, costurar, vender objetos, fazer manutenção, cuidar de alguém, ser motorista de aplicativo, entre tantas outras atividades, podem fazer parte das suas opções. Coloque no papel como a sua experiência profissional pode ser útil e liste os serviços possíveis de serem realizados.  

Agora um ponto importante: como em muitos casos a renda extra provém de jornada dupla, é preciso ter muito foco, dedicação e, principalmente, organização para dar conta de mais de uma frente de trabalho. Além disso, também saiba reconhecer quando não estiver dando conta de dois empregos. Isso é importante para a saúde física e mental.

Abaixo, alguns exemplos de atividades que podem ser realizadas como renda extra:  

Motorista de aplicativo 

Caso você tenha um carro relativamente atual e carteira de habilitação válida, o que primeiro vem à cabeça quando pensamos em renda extra é atuar como motorista de aplicativo.

Atualmente, existem diferentes empresas em que uma pessoa pode cadastrar o seu perfil e passar por uma avaliação, para, caso seja aprovada, começar a trabalhar. Nesse tipo de atividade, não há horário fixo, sendo uma ótima pedida para tornar suas horas vagas em fonte de renda. 

Vender objetos que não usa mais 

Já pensou em fazer um brechó em casa? Se você tem um armário com roupas e calçados que não usa mais, ou possui objetos que podem ser vendidos, essa é uma boa ideia para fazer renda extra.

Organizando um brechó, é possível, ainda, convidar outras pessoas para vender os itens dos quais não usam mais, cobrando uma comissão pelas vendas. Com a divulgação “boca a boca” entre amigos e a vizinhança, incrementada pelas redes sociais, seu brechó tem tudo para se tornar um sucesso. E o melhor: pode realizá-lo aos finais de semana.   

Explore seus talentos manuais 

Possui habilidades manuais? Se sim, já é um privilegiado no quesito renda extra. Caso não, saiba que isso também pode ser conquistado!

Se o seu talento é o corte de cabelo, por que não oferecer este tipo de serviço? Para as atividades de beleza, uma sugestão é começar convidando seus parentes e amigos para experimentar os seus serviços. Fotografe o resultado e divulgue ainda mais o seu trabalho. Outra atividade manual que pode render dinheiro é o de corte e costura.   

Cozinhando 

Agora, se o seu talento é a cozinha, aqui vai um prato cheio para conseguir renda extra. Lembre-se que uma área que raramente deixa de ter demanda é a de consumo de alimentos. 

Sabe aquela receita de família que todos adoram? Por que não colocar em prática e vender pratos diferenciados? Pode ser bolo, doces, salgados ou cestas personalizadas. Uma boa sugestão é conquistar o cliente pela boca, oferecendo uma prova grátis para que eles conheçam o seu tempero.

Passear com cachorros 

Se gosta de animais, uma boa forma de ganhar dinheiro extra é se oferecer para passear com cachorros, o chamado dog walker. A vantagem é justamente a flexibilidade de horário e o custo praticamente zero para iniciar esse tipo de atividade. Tenha em mente que o trabalho de cuidador de animais já é comum em muitas regiões do país e tem até nome: pet-sitter.  

Ofereça serviços de manutenção 

Escolha uma profissão para fazer renda extra que combine com o seu perfil. E, se há a necessidade de certificação para exercer, não hesite em tê-la.

Outro campo bem interessante para conseguir renda extra é o da manutenção. Aqui, temos uma gama enorme de possibilidades, desde manutenção residencial e de computadores ao conserto de aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos.

Mas, atenção: é muito importante que você seja uma pessoa credenciada para realizar qualquer tipo de serviço técnico, e não apenas um curioso. Caso contrário, tenha em mente que o prejuízo pode ser grande, além do que é sempre uma grande responsabilidade lidar com esse tipo de atividade.   

O que fazer com sua renda extra? 

Tão importante quanto se organizar para conseguir conciliar uma atividade alternativa, e fazer uma renda extra, é saber o que fazer com o dinheiro. Uma boa opção, caso também queira ter uma renda a mais no futuro, é investir parte dele na previdência privada. Com ela, será possível continuar tendo uma renda complementar à previdência social quando chegar o momento de se aposentar 

Lembre-se que com o passar dos anos, nossa capacidade produtiva tende a diminuir, o que é mais do que natural. Sendo assim, pensar a longo prazo é a melhor maneira de garantir hoje uma maior tranquilidade e conforto para o dia de amanhã!  

Gostou desse conteúdo? Confira abaixo outros assuntos que podem ser úteis a você! 

Publicado por André Iunes

André Philippe Iunes é jornalista, especializado em marketing de conteúdo e digital, com mais de 20 anos de experiência. Já atuou em importantes veículos, como os jornais O Globo e Extra, além do portal Globo Cidadania, onde produziu conteúdo para os sites Globo Ciência, Globo Ecologia e Globo Universidade. Trabalhou como diretor de redação da revista Webdesign e editor executivo da revista Áudio, Música & Tecnologia, com várias coberturas internacionais. No mundo corporativo, desenvolve projetos para grandes empresas envolvendo estratégia de conteúdo digital.

Deixe seu comentário