Onde investir dinheiro? Conheça as 4 melhores opções!

Por Diana Dantas

Não importa a época do ano, muitas pessoas querem saber onde investir dinheiro da melhor forma e de uma maneira que seja segura e rentável, certo?

No período do pagamento do décimo terceiro, no entanto, essa vontade fica ainda maior, já que é um dinheiro a mais que entra na conta e pode colaborar muito com o começo do próximo ano.

Segundo um levantamento da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), 87% dos entrevistados que possuem o direito ao décimo terceiro disseram que pagarão dívidas; 5% comprarão presentes; 2% gastarão em despesas do início do ano e apenas outros 2% pouparão.

Visivelmente, esses valores são reflexos da crise econômica pela qual o Brasil ainda passa. Em 2009, somente 64% tinham a intenção de pagar dívidas e não fazer aplicação de dinheiro.

Fazer o décimo terceiro render é o que boa parte das pessoas querem, principalmente por conta da necessidade. Por esse motivo, esse artigo irá responder suas perguntas e te indicar os 3 melhores investimentos, para que você saiba onde investir dinheiro (do décimo terceiro ou não) e facilitar a sua vida!

A importância do perfil de investidor!

 Antes de falar sobre os investimentos, é fundamental entender qual a sua tolerância a riscos, sua realidade financeira e seus objetivos. Com essa avaliação de características, podemos definir qual o seu perfil de investidor, direcionando de forma mais assertiva onde investir dinheiro e atingindo um maior sucesso nos rendimentos.

Se você nunca fez essa avaliação, instituições financeiras, certamente, farão por você antes de dar início ao investimento. 

Além de pedir seus dados pessoais, sobre sua renda e patrimônio, elas também fazem uma série de perguntas, conhecidas como teste de “Suitability” (“Adequação”, na tradução literal do inglês).A ideia é entender em qual dos tipos de investidores você se encaixa: conservador, moderado ou agressivo. 

Investidor conservador

O investidor conservador é aquele que busca segurança e tranquilidade nos seus investimentos, embora reconheça que a rentabilidade será abaixo de outras opções.

Esse perfil busca dicas de segurança financeira e conteúdos mais educativos, pois almejam uma maior estabilidade financeira para atingir seus objetivos, como conquistar a casa própria ou pagar uma faculdade para os filhos, porém, sem se arriscar tanto.

Investidor moderado

O investidor moderado é aquele que possui uma maior tolerância para o risco, mas sem comprometer a sua segurança e tranquilidade. Para manter esse equilíbrio, esse perfil de investidor costuma ter uma carteira mais diversificada, aplicando cerca de 80% de seu patrimônio na renda fixa e o restante em fundos de rendas variáveis de menor liquidez.

Assim, almejam uma rentabilidade mais elevada sem expor demais suas finanças, buscando a manutenção de sua independência financeira. Esse perfil é, geralmente, associado a pessoas que têm um maior conhecimento do mercado financeiro, mas ainda buscam dicas de investimentos financeiros.

Investidor agressivo

É o investidor que busca uma maior rentabilidade e não se preocupa em correr riscos. Conhecedores do mercado de investimentos, esse perfil possui mais tempo para se dedicar a estudá-lo e sabem que, apesar de possíveis perdas diárias, a médio e longo prazo podem ter um retorno financeiro maior, estudando o momento para avaliar seus próximos investimentos.

Esse perfil, em geral, possui uma maior porcentagem de sua carteira em rendas variáveis, mas não significa que invista todo o seu dinheiro nessa modalidade. Uma parcela de seus recursos também é destinada à renda fixa para fundos de emergência e objetivos de curto prazo com maior liquidez.

Onde investir dinheiro? Os 3 melhores investimentos!

Você sabe exatamente onde investir dinheiro? Se não, o primeiro passo é definir as suas metas!

 

Para que você saiba exatamente onde investir dinheiro e aprimorar a sua vida financeira, confira, abaixo, as melhores formas de aplicar:

Renda fixa

É uma opção para o investidor com perfil mais conservador e costuma apresentar alta liquidez. A vantagem, quando comparada à poupança, é pagar juros mais elevados, acima da inflação, possibilitando um aumento real do valor investido e se tornando uma das melhores formas de investir dinheiro.

Existem pequenas variações entre as muitas do mercado, como LCA, LCI, LC e CDB. Na última alternativa, por exemplo, apesar de ser obrigatório o pagamento de Imposto de Renda sobre o rendimento, os juros ainda são melhores dos que os da poupança.

Outra opção de onde investir dinheiro, que é  muito popular atualmente, é o Tesouro Direto, pois também permite investir com aportes muito baixos e tem variadas possibilidades de prazo – curto, médio e longo.

CDB

Uma das melhores formas de aplicar dinheiro, o Certificado de Depósito Bancário é um título da Renda Fixa e serve para que os bancos possam arrecadar capital.

A taxa de rentabilidade desse investimento está diretamente relacionada com o CDI (Certificado de Depósito Bancário). Esses certificados são emitidos por bancos menores, com o intuito de oferecer rendimentos aos investidores.

Debêntures

Debêntures são títulos de renda fixa, no entanto, são emitidos por empresas privadas. A maior vantagem desse investimento é a sua rentabilidade. O lado negativo é que esse investimento não possui uma garantia FGC.

Previdência privada

Uma ótima maneira de repensar onde investir dinheiro é começar a projetar o futuro a longo prazo. Aplicar em uma previdência privada, com intuito de ter estabilidade na aposentadoria, pode ser um primeiro passo.

Na chamada tabela regressiva, o cliente paga apenas 10% de alíquota de Imposto de Renda se contribuir por mais de dez anos. Quem ainda contratar um PGBL, ideal para os que fazem a declaração completa do IR, pode aproveitar para deduzir até 12% do imposto. Quer saber mais? Confira aqui.

Bolsa de valores

Na bolsa, como se sabe, pode-se ganhar ou perder dinheiro. Isso ocorre porque os rendimentos do investidor variam de acordo com a valorização e desvalorização das ações das empresas.

Essa oscilação, por sua vez, acontece por conta de notícias da companhia e de seus resultados financeiros. Por esse motivo, o investimento é mais adequado para quem conhece melhor o mercado, tem um perfil mais ousado e já conta com uma reserva financeira que possa usar em caso de emergência.

Fundos Multimercado

Outra boa opção para onde investir dinheiro são os Fundos Multimercado. Esses fundos são ótimas opções para as pessoas que têm um perfil de investidor moderado, já que os riscos são diluídos por conta das aplicações do investimento em ações, commodities, moedas, ativos de renda fixa, etc.

 E como investir dinheiro? Posso investir com pouco dinheiro? 

Abordamos, no início do conteúdo, onde você pode investir o seu dinheiro, certo? No entanto, você sabe exatamente como fazer isso?

No geral, todos os investimentos citados podem ser feitos através de uma investidora ou seguradora (no caso da Previdência Privada) que seja confiável. É interessante optar por essas duas opções, já que você corre menos riscos de que algo inesperado aconteça com o seu dinheiro.

Ao contrário do que muitos pensam, realizar investimentos pode ser uma atitude bem acessível. Investimentos como uma previdência privada são bem acessíveis para todos os públicos, contando com uma cotação para definir o valor ideal a ser investido.

Além de procurar uma investidora ou seguradora de sua preferência e que seja confiável para ter certeza de onde investir dinheiro, você também pode seguir as seguintes dicas:

1- Antes de tudo, defina:

Para escolher melhor onde investir dinheiro, você precisa responder algumas perguntas primordiais:

  • Você é uma pessoa tolerante à riscos?
  • Você deseja um investimento com grande liquidez?
  • Qual a quantia você tem de prontidão para investir?

Dependendo das respostas, a recomendação para seus investimentos podem mudar. As possibilidades são diversas. Aqui vão algumas:

  • Investimento seguro e metas a longo prazo: renda fixa.
  • Investimento baixo e metas a curto prazo: Tesouro Direto ou Previdência Privada.
  • Investimentos altos e arriscados: assuntos e fundos de investimento

2- Tenha suas metas definidas

Independentemente se forem metas de longo, médio ou curto prazo, saiba exatamente quais são elas. Coloque no papel todos os seus projetos e indique qual deles está mais próximo da “realidade”. Com isso, você conseguirá planejar melhor seus ideais para atingir o que deseja.

3- Não se esqueça de estudar!

Além de ter suas metas bem estabelecidas, você precisa estudar sobre finanças. Quanto maior seu conhecimento a respeito de onde investir dinheiro, você terá menos dúvidas e, consequentemente, muito mais certeza da aplicação que deseja fazer.

4- Pense mais no seu futuro

Quem deseja poupar seu dinheiro, seja ele do décimo terceiro ou não, certamente é uma pessoa que pensa bastante no futuro. No entanto, apenas pensar no que está por vir não é o suficiente.

Pensar mais no seu futuro significa que você irá planejar seus passos e saberá onde investir para realizar seus anseios. Por isso, o ideal é que você abra mão de alguns confortos hoje para que possa desfrutar do seu dinheiro nos dias que virão.

Se você tem dívidas, não se preocupe! Clique aqui e saiba como sair do endividamento.

Você, agora, já tem uma ideia básica de onde investir dinheiro e, inclusive, o valor recebido no seu décimo terceiro, não é?

Aproveite o momento para economizar, pois, como vimos, não são todos que possuem a oportunidade de investir no próprio futuro e, assim, poder ficar tranquilos financeiramente.

Gostou do artigo sobre onde investir dinheiro? Aproveite e leia também sobre as principais vantagens da Previdência Privada!

Publicado por Diana Dantas

Formada pela PUC-Rio, Diana Dantas passou por diferentes redações, como O Estado de S. Paulo, Agora SP (Grupo Folha) e Brasil Econômico (Grupo Ejesa). Nesse período, trabalhou nas editorias de Educação, Cidades, Cultura e Economia. Desde de 2017, escreve para Icatu sobre seguros e planejamento financeiro.

Deixe seu comentário