Pesquisar
Close this search box.

O que são ativos financeiros e como investir?

Tempo de leitura: 5 minutos

Índice

Você provavelmente já ouviu falar em ativos financeiros, certo? Bem, isso é natural, pois o número de brasileiros que decidiram aprender um pouco mais sobre educação financeira não para de aumentar.

Prova disso é o crescimento no número de investidores na B3, a bolsa de valores do nosso país. Em 2022, esse número chegou a 5,8 milhões de pessoas, um recorde, de acordo com levantamento do jornal Poder 360.

Mas, antes de você se juntar a essas pessoas, é importante entender o significado de ativo e passivo financeiro.

Além de quem deseja investir, conhecer esses conceitos ainda pode ajudar empreendedores a administrar melhor os seus negócios e as pessoas, em geral, a ter mais cuidado com as suas finanças.

Continue lendo e saiba mais!

O que são ativos financeiros?

Ativos financeiros são instrumentos ou investimentos que possuem valor monetário e podem gerar renda ou valorização ao longo do tempo. Esse termo é muito comum na contabilidade, pois ajuda as empresas a entender a própria situação financeira.

Por exemplo: uma empresa que está passando por dificuldades precisa levantar todos os seus ativos, ou seja, tudo aquilo que pode se tornar capital. Entre os bens levantados podem estar máquinas, terrenos, imóveis e estoque.

Quando levamos a ideia de ativos financeiros para a vida cotidiana, o conceito central é o mesmo. Os ativos financeiros de uma pessoa são aqueles que geram ou podem gerar renda para ela, sendo essenciais para a construção do patrimônio e a busca da independência financeira.

Quais são os principais tipos de ativos financeiros?

Um imóvel ou um carro podem ser considerados ativos financeiros, mas também podem ser considerados passivos, principalmente se estiverem financiados.

Isso porque eles geram custos de manutenção ao seu proprietário. Contudo, ao serem vendidos, podem trazer lucro, especialmente no caso dos imóveis.

Já uma reserva de emergência é um exemplo de ativo financeiro, pois ela pode ser sacada em um momento de necessidade, fazendo com que o proprietário movimente sua vida financeira.

Objetos de valor, como joias, obras de artes e equipamentos eletrônicos, por exemplo, também podem ser considerados ativos financeiros.

Além disso, investimentos financeiros, como CDB, LCI e LCA, também são considerados ativos financeiros importantes.

Isso porque eles trazem renda aos seus proprietários, seja pelo pagamento de rendimentos mensais, seja no lucro que geram quando são vendidos.

Outros exemplos de ativos financeiros:

  • moedas estrangeiras (geram renda no câmbio);
  • seguros (protegem o patrimônio);
  • ouro (gera renda ao ser vendido);
  • ações (geram renda ao serem vendidas e pagam dividendos);
  • criptomoedas;
  • títulos da dívida pública.

São muitas as opções de ativos financeiros. Alguns deles, como ações e criptomoedas, só são recomendados para pessoas que entendam a volatilidade do mercado, pois eles podem operar em baixa, gerando prejuízos.

Qual a diferença entre ativos e passivos financeiros?

Agora que você já consegue identificar quais são os principais ativos financeiros, chegou a hora de conhecer os passivos.

Bem, se os ativos geram renda às pessoas e empresas, podemos concluir que os passivos consomem dinheiro.

Logo, uma dívida de empréstimo pessoal, por exemplo, é um passivo financeiro. Não entendeu? Então, vamos voltar a observar as empresas.

Imagine que um empreendimento tem uma quantidade maior de passivos financeiros, em relação aos ativos financeiros.

Isso quer dizer que o negócio tem mais obrigações financeiras, mais capital saindo, do que renda entrando. Não é difícil concluir que essa empresa pode estar passando por problemas, não é mesmo?

No caso dos negócios, esse cenário pode não ser tão ruim, pois é comum que as empresas demorem para dar lucro.

Agora, no dia a dia de uma pessoa, não é indicado que as obrigações financeiras sejam maiores do que a renda vinda do salário, pensões, investimentos, etc.

Uma forma de evitar um cenário ruim de dívidas é cortando gastos (passivos) que não são essenciais, que não trazem retorno ou benefício algum à sua vida.

Entender como investir dinheiro é outra maneira de controlar os passivos financeiros.

Isso porque conhecer os investimentos evita que você cometa erros, como não entender as características do produto no qual está colocando o seu capital.

É por isso que o primeiro passo nesse sentido é descobrir o seu perfil de investidor. Ele será definido depois de uma análise comportamental, e mostra, entre outras coisas, qual é a sua tolerância a eventuais perdas financeiras.

Quais são as vantagens de ter ativos financeiros?

Os ativos financeiros ajudam as pessoas a terem mais liberdade financeira. Cada ativo pode ter características diferentes, como já mencionado, contudo, eles podem auxiliar a proteger o seu capital de várias formas.

Alguns tipos de ativos financeiros podem ser usados para a proteção do seu dinheiro, evitando que ele perca valor de compra por causa da inflação.

Um exemplo simples disso seria o dinheiro investido em títulos do Tesouro Direto. O valor aplicado nesse tipo de produto da renda fixa, tende a render mais do que a Poupança e consegue preservar o poder de compra do investidor.

A geração de renda extra e construção do patrimônio são outras vantagens dos ativos financeiros. Os dividendos pagos pelas empresas aos seus acionistas, os aluguéis, a rentabilidade de opções da renda fixa, o pagamento de debêntures, entre outros, podem ajudar os investidores a aumentar sua renda mensal.

Além disso, a Previdência Privada também é uma forma de ativo, uma vez que ela é um tipo de investimento para quem tem objetivos de médio a longo prazo, e, por isso, é optada pelos contribuintes, que tem os valores aportados e investidos para gerar renda no futuro.

Esse valor pode ser usado para realizar objetivos de longo prazo, como complementar a sua aposentadoria tradicional ou adquirir um bem, viajar, custear os estudos de filhos, etc.

Como definir os melhores ativos financeiros para você?

A escolha dos ativos financeiros deve obedecer aos seus objetivos de curto, médio e longo prazo. Cada pessoa tem uma realidade e precisa considerá-la no momento de investir.

Por isso, é importante ter um bom planejamento financeiro, com metas bem definidas, além de analisar o risco e o retorno dos ativos e ter uma carteira de investimentos diversificada.

Além disso, ter produtos que possam proteger as suas finanças e seus dependentes em caso de imprevistos, como um Seguro de Vida, é importante.

A Previdência Privada também é uma boa opção para aqueles que querem proteger seu capital da inflação no médio e longo prazo.

Como os fundos previdenciários são compostos por diversos tipos de ativo, tanto de renda fixa quanto de renda variável, eles são uma ótima alternativa para diversificar a carteira, contando ainda com o apoio da empresa gestora do fundo, que faz a gestão dos ativos da melhor forma, pensando na rentabilidade para os clientes.

Além disso, é preciso ressaltar que ter ativos financeiros exige o pagamento de tributos, portanto, pesquise também a respeito da incidência de Imposto de Renda (IR) no produto contratado.

Agora que você conheceu os ativos financeiros mais comuns no nosso dia a dia, além de entender o que são ativos e passivos, reflita sobre a sua vida financeira e coloque o seu dinheiro naquilo que pode gerar frutos.

Para isso, conte com a Icatu. Estamos há mais de 30 anos ajudando os brasileiros a se protegerem contra instabilidades financeiras por meio do Seguro de Vida e Previdência Privada.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados para ajudar você a fazer movimentações seguras e adequadas ao seu perfil e objetivo, tornando o seu futuro mais tranquilo e seguro!

O que achou deste artigo?

Este conteúdo faz parte da nossa iniciativa de ajudar os brasileiros a construírem um futuro financeiro mais seguro. Conte com a Icatu para proteger o que mais importa para você e esclarecer todas as suas dúvidas sobre Seguro de Vida, Previdência Privada e Título de Capitalização.

Descubra mais sobre Blog Icatu Seguros

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading