Pesquisar
Close this search box.
pai e filho para representar educação financeira infantil

Educação financeira infantil: como ensinar os filhos a lidar com dinheiro?

Tempo de leitura: 7 minutos

Índice

Saber lidar com o dinheiro é uma prática transformadora, pois, a partir dela, é possível tomar decisões melhores e ter mais estabilidade e tranquilidade. Por conta disso, a educação financeira infantil é um tema muito importante.

É fundamental que os pequenos tenham exemplos em casa e vejam de perto como a família lida com o dinheiro. No entanto, muitos pais não sabem como apresentar esse tema para os filhos, mas nós vamos ajudar nessa jornada.

Neste conteúdo, separamos diversas dicas de como ensinar as crianças a lidar com o dinheiro. Acompanhe!

O que é educação financeira infantil?

A educação financeira infantil é o ato de ensinar as crianças a lidar com o dinheiro e gerenciar suas finanças pessoais. Essa prática ajuda os pequenos a ter uma boa relação com o dinheiro desde cedo, visando uma conexão mais saudável no futuro, com decisões mais inteligentes.

Para isso, a educação financeira infantil abrange alguns princípios e conhecimentos básicos, como:

  • a origem do dinheiro;
  • o valor do dinheiro;
  • o que significa crédito e débito;
  • saber usar o crédito com responsabilidade;
  • a importância de poupar e consumir com consciência;
  • o problema de gastar mais do que recebe;
  • a relevância de investir o dinheiro.

A partir do momento que a criança entende esses conceitos, consegue aprender melhor sobre educação financeira, o que possibilita uma relação positiva com o dinheiro no futuro.

Como funciona a educação financeira infantil?

Quando pensamos na ideia de educar as crianças sobre o dinheiro, a primeira imagem que pode surgir à mente é a dos pais se sentando ao lado dos filhos e explicando temas relacionados ao dinheiro.

Porém, na verdade, a educação financeira infantil envolve mais prática do que teoria.

Por exemplo, você pode ensinar sobre a função de crédito do cartão no momento de fazer uma compra em uma loja. Assim, é possível explicar à criança o que é crédito, por que você decidiu usar a modalidade naquele momento e como planeja pagar a fatura depois.

Dessa forma, a criança consegue absorver melhor aquele ensinamento, pois está relacionado a uma prática. Além disso, existem outras formas de ensinar a lidar com o dinheiro, como:

  • deixar a criança presente no momento de pagar as contas de casa;
  • explicar por que a família está economizando dinheiro;
  • usar jogos, como o famoso Banco Imobiliário, para explicar o uso do dinheiro.

Dessa forma, a educação financeira é aplicada no dia a dia e a criança entende aos poucos como funciona a relação com o dinheiro.

Qual a importância da educação financeira para crianças?

Oferecer educação financeira para a criança é a base para desenvolver uma boa saúde financeira no futuro. Inclusive, essa prática impacta também na saúde mental em longo prazo.

De acordo com um levantamento feito em 2023 pela fintech Onze, em parceria com a Icatu, dinheiro é um assunto que abala a saúde mental de 54% dos brasileiros. Problemas sociais, ansiedade e insônia são algumas consequências da falta de recursos para as despesas do dia a dia e emergências.

Assim, como desde pequeno ele entenderá o valor do dinheiro, poderá tomar decisões melhores na fase adulta, como guardar dinheiro, investir para alcançar objetivos, comprar itens à vista, evitar o endividamento e manter as contas em dia.

Além disso, oferecer esse ensino desde cedo pode ajudar a promover a independência financeira da criança no futuro.

Como ensinar educação financeira para crianças?

Como falamos, a educação financeira infantil pode ser passada para as crianças com atos simples relacionados ao uso do dinheiro no cotidiano.

A seguir, separamos algumas dicas para exemplificar melhor e ajudar no momento de ensinar as crianças sobre o valor do dinheiro. Confira!

Mostre como você organiza o orçamento familiar

Para oferecer educação financeira para as crianças, é essencial incluí-las nos momentos de organização do orçamento familiar.

Famílias financeiramente organizadas mantêm um registro apurado das suas despesas e dos seus ganhos, além de definirem objetivos. Incluir a criança no processo é fundamental para que ela veja na prática como o dinheiro pode ser organizado.

Assim, a criança também passa a entender melhor o que é uma despesa, de onde vem o dinheiro e como é administrado dentro de casa.

Utilize histórias lúdicas para ensinar

Outra forma interessante de ensinar a educação financeira para crianças é a partir de histórias lúdicas. Isso ajuda o pequeno a absorver melhor o conhecimento, já que estimula a imaginação.

Para isso, os pais podem adquirir livros que falem da importância do dinheiro, de poupar e investir. Alguns exemplos de histórias são:

  • A Cigarra e a Formiga;
  • A Menina, o Cofrinho e a Vovó;
  • O Pé-de-Meia Mágico;
  • Como se Fosse Dinheiro.

Além das histórias lúdicas, os jogos também ajudam a mostrar na prática o uso do dinheiro, como o Banco Imobiliário ou o Jogo da Vida.

Ensine a diferença entre necessidades e supérfluos

No processo da educação financeira infantil, é fundamental explicar como separar as despesas necessárias das supérfluas.

O necessário inclui os itens que precisamos para sobreviver, como água, luz, moradia e compras do mercado. Por outro lado, gastos desnecessários englobam tudo aquilo que é motivado por recompensa ou impulso, sem ser essencial.

Para ensinar sobre esse tema, você pode incluir a criança no momento de pagar uma conta. Por exemplo, ao pagar a conta de água, você pode explicar por que está sendo paga e por que é importante tê-la no cotidiano.

Da mesma forma, você pode levar a criança para o supermercado e explicar por que nem sempre é interessante levar para casa um brinquedo ou guloseima toda vez que faz compras.

A partir de explicações simples relacionadas com atos do cotidiano, é possível explicar para a criança a diferença de itens necessários dos supérfluos.

Ensine o valor do dinheiro

Para saber lidar com o dinheiro também é fundamental que a criança entenda o seu valor. Para isso, os pais podem começar explicando que o dinheiro não é infinito e que é necessário trabalhar para consegui-lo, assim como planejar a forma que será usado.

Um bom exercício para mostrar à criança o valor do dinheiro é oferecer uma mesada para que ela administre. Assim, será necessário pensar na forma que o dinheiro será usado da melhor forma.

Ensine de onde o dinheiro vem

Esta dica está relacionada à anterior, pois parte de entender o valor do dinheiro tem a ver com a compreensão de como consegui-lo. Para isso, é importante ser bem didático para explicar à criança a relação entre trabalho e dinheiro.

Uma boa forma de fazer essa introdução é a partir de jogos em que a criança precise realizar uma ação para ganhar o dinheiro e depois saber como usá-lo.

Outra maneira que muitos pais aplicam é destinar algumas tarefas básicas do dia a dia, como arrumar a cama e guardar os brinquedos, para a criança fazer e receber um valor em troca.

Nunca esconda a situação financeira familiar

Muitos pais deixam as crianças de fora da situação financeira, porque acreditam que é algo que elas não precisam se preocupar no momento. Porém, essa prática pode não ser tão benéfica para a vida financeira dos pequenos.

Mostrar para a criança a real situação da família ajuda a criar um senso de realidade para entender o poder de compra dos pais.

Essa prática também auxilia na compreensão de que o dinheiro deve ser utilizado com responsabilidade. Dessa forma, a criança tem uma visão mais realista do aspecto financeiro e pode lidar melhor com as finanças pessoais na fase adulta.

Use a mesada como ferramenta de ensino

Oferecer uma mesada é uma ótima forma de promover a educação financeira infantil, pois ajuda a:

  • ser mais responsável sobre o uso do dinheiro;
  • entender o real valor do dinheiro;
  • administrar o próprio dinheiro;
  • aprender a poupar e definir objetivos e prioridades.

Para isso, é importante criar algumas regras para a mesada, como o valor a ser pago ou se ela estará relacionada a algum comportamento, como fazer todas as tarefas destinadas a ele, manter o quarto organizado, entre outros.

Isso ajuda a criar um senso de responsabilidade na criança, impactando a sua relação futura com as finanças.

Ensine a criança a registrar gastos

Uma prática muito importante da educação financeira infantil é ter o hábito de registrar o que é feito com o dinheiro. Isso ajuda a desenvolver a noção de organização para visualizar como o dinheiro é gasto

Para isso, os responsáveis podem auxiliar a criança a criar uma planilha de gastos, registrando:

  • os itens adquiridos;
  • o valor pago;
  • a data da compra;
  • o saldo restante da mesada.

Dessa forma, a criança consegue entender melhor a questão do dinheiro ser finito, incentivando-a a se programar para compras futuras ao economizar no presente.

Ensine a criança o que é poupar e investir

Um tema muito importante da educação financeira é poupar dinheiro. Para isso, os pais podem dar um cofrinho para a criança e explicar como deve ser utilizado.

Mas é fundamental destacar que para poupar dinheiro de maneira eficaz é interessante que a criança tenha um objetivo para o valor que será guardado. Isso ajuda a motivá-la a manter o dinheiro em seu cofrinho e até a economizar no dia a dia para guardar ainda mais.

Junto a isso, também é indicado abordar o tema de como investir dinheiro ao ensinar alguns conceitos básicos desse universo, como a rentabilidade e os juros. Conforme a criança for crescendo, os pais podem explicar mais sobre como funcionam os tipos de investimentos.

Estimule o seu filho a estudar educação financeira

Por fim, é essencial que a criança tenha interesse em aprender mais sobre educação financeira. Para isso, é possível criar momentos para que a família estude junto sobre o tema e criar brincadeiras que envolvam os conceitos aprendidos.

Isso ajuda a mostrar a importância de sempre se informar sobre as finanças, mesmo depois de adulto.

Como e quando abordar a educação financeira infantil?

Até aqui você conheceu diversas formas de inserir a educação financeira infantil no cotidiano da criança e, assim, ensiná-la a lidar com o dinheiro. Mas uma dúvida que muitos pais têm é sobre quando começar a oferecer esse ensino.

O ideal é que a criança tenha contato com esses temas a partir dos 4 a 5 anos. Além disso, é fundamental que os pais se organizem para definir quando cada tema da educação financeira será abordado.

Afinal, para aprender a lidar com o dinheiro a criança precisa entender sobre esse universo aos poucos. Por isso, iniciar com temas mais simples, como de onde vem o dinheiro ou o seu real valor, ajuda a introduzir o pequeno a esse universo.

Para fazer isso, os pais podem se organizar e listar os principais temas que a criança precisa aprender sobre o dinheiro. Pode-se usar como exemplo a lista dos princípios básicos da educação financeira que está logo no início do artigo.

Ao listá-los, é possível definir em qual idade vão começar a ensinar sobre o tema. Além disso, é interessante definir critérios que indiquem quando a criança pode passar para o próximo ensinamento.

Isso possibilita que a educação financeira infantil seja adicionada no cotidiano aos poucos, de forma que a criança consiga reter as informações de maneira eficiente.

Como visto, oferecer educação financeira para os pequenos é uma prática essencial, pois os ajuda a ter uma boa relação com o dinheiro e a tomar decisões inteligentes na fase adulta.

E para facilitar ainda mais esse processo, confira este outro conteúdo para entender como educar seu filho a ser financeiramente independente!

5/5 - (2 votes) | O que achou deste artigo?

Este conteúdo faz parte da nossa iniciativa de ajudar os brasileiros a construírem um futuro financeiro mais seguro. Conte com a Icatu para proteger o que mais importa para você e esclarecer todas as suas dúvidas sobre Seguro de Vida, Previdência Privada e Título de Capitalização.

Descubra mais sobre Blog Icatu Seguros

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading