Como funciona o seguro de vida? Saiba tudo aqui | Icatu Blog

Quer saber como funciona um Seguro de Vida? Confira aqui!

Quer saber como funciona um Seguro de Vida? Confira aqui!

Por Diana Dantas

Se preocupar com a segurança e o futuro financeiro da família, com certeza, é algo comum, mas que gera muitas dúvidas ao longo do caminho. Por isso é importante saber o que é e como funciona o seguro de vida.

Você sabia, por exemplo, que as coberturas vão muito além da indenização somente em caso de morte e invalidez?

Se você sabe o que é seguro de vida, provavelmente, já sabe a importância de estar protegido para manter a qualidade de vida, caso ocorra algum evento não planejado, não só para quem contratou, mas também para a sua família.

Neste artigo, montamos um guia geral sobre o assunto. Você vai entender mais sobre o funcionamento e as principais informações sobre seguro de vida. Acompanhe e descubra!

O que é e como funciona um seguro de vida?

Um seguro de vida serve para amparar você e sua família economicamente. Caso haja algum imprevisto, como incapacidade temporária, doenças graves ou invalidez, você receberá uma indenização em dinheiro que te ajudará a custear as despesas médicas e/ou a segurar as pontas de casa durante esse período.

Para proteger sua família na sua ausência, seus beneficiários receberão o valor do contrato feito por você para arcar com despesas de sepultamento, inventário, advogados, planejamento de sucessão patrimonial, entre outras necessidades que sabemos que são importantes nestes momentos.

Embora o seguro de vida seja bastante conhecido por ser relacionado aos casos de falecimento, existem outras formas dele ser usado.

Veja a seguir quais são elas e aprenda mais sobre como fazer seguro de vida.

Por que um seguro de vida é importante?

É justamente por ser um pilar para a saúde financeira da sua família que o seguro de vida se torna tão importante. Com ele, você tem assistência nas situações inesperadas. Essa é a base de um futuro tranquilo.

Por exemplo, quem é jovem e não possui dependentes pode e deve preservar a si mesmo, protegendo-se de uma possível invalidez ou de uma doença grave.

Se você é autônomo, deve pensar em segurança econômica para o caso de problemas de saúde ou acidentes que te impeçam de continuar trabalhando. O funcionamento do seguro de vida também oferece auxílio no pagamento de despesas médicas e hospitalares, com suporte financeiro pelos dias em que o contratante não puder exercer sua profissão.

O apoio de um seguro de vida é importante para estarmos preparados para qualquer situação. Assim, ao iniciar a contratação do seguro, você pode escolher seus beneficiários e eles receberão o valor da sua indenização.

Quando posso solicitar indenização?

Quando ocorrer algum imprevisto relacionado a sua saúde, você pode entrar em contato com a seguradora imediatamente para entender os próximos passos até o recebimento da indenização.

Mas, de antemão, será necessário reunir os documentos que comprovem o evento, com a data do ocorrido e os dados do titular do seguro.

A pessoa que pedirá a indenização pode ser o próprio titular ou um dos beneficiários escolhidos, nos casos de falecimento.

Neste sentido, é fundamental contar com o suporte de uma seguradora com expertise de mercado, que ofereça atendimento adequado e humanizado e esteja pronta para atender quando você precisar.

Se você é um assegurado Icatu, basta acessar a nossa central de solicitação de sinistro.

Você sabia que o seguro de vida pode ajudar com serviços assistenciais?

Algumas situações do cotidiano seriam muito mais fáceis se tivessem um suporte, como quando estoura um cano em casa ou quando a família inteira sai de viagem, o voo atrasa e vocês precisam de um hotel para se abrigar até o próximo. Bate aquele pequeno desespero, não? O que fazer?

O que muita gente desconhece sobre como funciona um seguro de vida é que este pode ser a solução. Apesar de ser inevitável pensar em morte quando se trata deste tipo de seguro, ele também é capaz de resolver, de forma rápida e eficaz, problemas básicos do dia a dia.

Os seguros de vida Icatu, por exemplo, oferecem benefícios inclusos. Saiba a seguir quais são:

Assistência Domiciliar

  • Profissionais à sua disposição para serviços emergenciais e reparos domésticos, como encanador, eletricista e chaveiro.
  • Proteção da residência: cobertura de despesas, como um vigilante durante 24 horas, caso sua residência esteja vulnerável.

Seguro Viagem

  • Atraso de voo: reembolso dos custos de hospedagem e alimentação do titular do seguro decorrentes do atraso superior a 12 horas.
  • Cobertura de despesas médicas, hospitalares e odontológicas em viagem ao exterior.

Desconto Farmácia

  • Entre 10% a 60% de desconto nos medicamentos dos estabelecimentos credenciados.

Que tal um futuro tranquilo para você e sua família? Faça uma simulação online do seu seguro de vida agora mesmo!

Conheça também a Previdência Privada e os Títulos de Capitalização Icatu

Além do seguro de vida, você deve aproveitar para conhecer produtos como a previdência privada e o título de capitalização. Eles podem ser usados de forma estratégica, para auxiliar a sua proteção financeira, patrimonial e familiar.

Você sabia que a previdência não é usada somente para aposentadoria? Muita gente investe nesse serviço para realizar projetos a médio ou longo prazo.

Quem tem o sonho de fazer uma viagem, por exemplo, ou investir em uma nova carreira cursando uma faculdade, pode contar com a Previdência Privada Icatu.

O Título de Capitalização Icatu também é uma excelente maneira de organização financeira. Com ele, você se autodisciplina a poupar e resgata o valor planejado ao final do período.

A cada 30 minutos, a Capitalização Icatu sorteia um ganhador que pode receber uma quantia em dinheiro muito maior do que havia programado para retirar. O ganhador pode ser você!

 

Publicado por Diana Dantas

Formada pela PUC-Rio, Diana Dantas passou por diferentes redações, como O Estado de S. Paulo, Agora SP (Grupo Folha) e Brasil Econômico (Grupo Ejesa). Nesse período, trabalhou nas editorias de Educação, Cidades, Cultura e Economia. Desde de 2017, escreve para Icatu sobre seguros e planejamento financeiro.

Deixe seu comentário

-->