Quer saber como funciona um Seguro de Vida? Confira aqui!

Quer saber como funciona um Seguro de Vida? Confira aqui!

Por Diana Dantas

Se preocupar com a segurança e futuro financeiro da família com certeza é algo comum, mas que gera muitas dúvidas ao longo do caminho. 

Se você sabe como funciona um Seguro de Vida você com certeza sabe da sua importância. Com ele é possível não só manter a sua qualidade de vida em caso de algum evento não planejado, mas também a de sua família.

Mas, você sabe mesmo como funciona o Seguro de Vida? 

Sabia que ele não precisa ser usado apenas em caso de morte? Sabia que as coberturas vão muito além de morte e invalidez

Então, saiba como funciona um Seguro de Vida e veja tudo que esse plano oferece.

O que é e como funciona um seguro de vida?

Até mesmo pessoas cautelosas podem passar por experiências que envolvam risco e, por isso, estar preparado para eventuais problemas é fundamental para qualquer pessoa, evitando que os imprevistos possam prejudicar a família ou a si mesmo.

Entender como funciona um Seguro de Vida passa justamente por essa busca pela segurança, pois um plano de seguro é criado para garantir proteção financeira a você e aos seus beneficiários, protegendo os dependentes em caso de ausência.

Assim, o Seguro de Vida pode cobrir a morte ou casos de invalidez, seja ela permanente ou temporária, garantindo uma indenização ao contratante que sofrer algum problema.

Por que um seguro de vida é importante?

É justamente nessa garantia de proteção que o Seguro de Vida se torna tão importante. Mesmo que você more sozinho, existem pessoas que se importam e muitas vezes dependem de você, além de não estarem preparadas para uma morte.

Assim, ao iniciar a contratação do benefício, você escolherá quem pode receber o valor da indenização em caso de sinistro, de maneira que possa amenizar os impactos financeiros da perda.

Além da contribuição financeira do dia a dia, o processo de sucessão patrimonial é caro e pode ser algo muito demorado, Então, o dinheiro do Seguro de Vida será capaz de custear os gastos desse processo e por pagar as contas da família no período.

O funcionamento do Seguro de Vida também garante ao segurado auxílio no pagamento de despesas médicas e hospitalares, oferecendo suporte financeiro pelos dias em que o contratante não puder exercer sua profissão.

A relação entre seguradora e segurado 

Uma pergunta bem comum quando se busca entender como funciona um Seguro de Vida está relacionada ao papel de cada envolvido no plano.

Obrigações da seguradora

A contratação do seguro envolve a transferência de risco de uma parte para outra, onde a seguradora assume a responsabilidade em caso de sinistro em troca de uma quantia recebida do segurado. No Brasil, as seguradoras recebem a fiscalização da Susep (Superintendência de Seguros Privados), órgão responsável pela fiscalização do mercado. 

Essa transferência fica registrada na apólice de seguro, que formaliza a aceitação do risco e o comprometimento do pagamento por ambas as partes.

Obrigações do segurado

Por parte do segurado, este deve respeitar os riscos previstos em contrato, evitando situações de risco e avisando a seguradora em caso de algum evento que possa agravar os riscos, além do pagamento dentro do prazo estipulado.

Que tipos de seguro de vida existem?

Para entender como funciona um Seguro de Vida é necessário entender quais são os tipos existentes desse serviço. Conheça agora os principais tipos!

Seguro de vida individual

Saber como funciona um seguro de vida individual é bem simples: como o nome diz, é um plano onde apenas o titular recebe a cobertura, e seus beneficiários receberão a indenização em caso de morte ou este receberá o valor em caso de invalidez permanente.

Seguro de vida familiar

Nesse plano de seguro, a cobertura se estende para toda a família, expandindo o número de pessoas protegidas pelo Seguro de Vida.

Seguro de vida resgatável

Entender como funciona um Seguro de Vida Resgatável é simples. Este plano de seguro, além de oferecer as coberturas citadas anteriormente, o titular possui o direito de retirar parte do valor pago ao longo dos anos, escolhendo um prazo máximo para a cobertura e recuperando o valor caso não ocorra um sinistro.

Seguro de vida temporário

O Seguro de Vida temporário possui a mesma idéia do Seguro de Vida tradicional, mas com uma diferença: ele é válido apenas durante um período determinado na apólice. Após isso, a cobertura perde sua validade e não possui direito a resgate.

Esse Seguro de Vida é muito indicado para jovens que ainda não acumularam bens, sendo mais barato que o Seguro de Vida Tradicional.

Quando realizar o aviso de sinistro?

Entenda como funciona um Seguro de Vida e proteja quem precisa de você!

Ao entender como funciona o Seguro de Vida, você precisa entender o que fazer caso ocorra o chamado sinistro, que representa a ocorrência de um evento previsto e coberto na apólice contratada.

Assim, ao ocorrer qualquer evento coberto pela apólice, o segurado (ou seu beneficiário) deve acionar a seguradora imediatamente e comunicar o ocorrido para que possam receber as devidas orientações.

Geralmente, as seguradoras fornecerão um formulário para ser preenchido, onde deve-se informar todos os detalhes para agilizar o recebimento da indenização.

Quais os documentos necessários para o aviso de sinistro? 

A documentação necessária varia de acordo com cada tipo de sinistro e a seguradora deve esclarecer essa informação logo no primeiro contato, mas alguns documentos devem ficar disponíveis em qualquer situação, independente de como funciona um Seguro de Vida. São eles: 

  • Cópia autenticada da certidão de óbito; 
  • Cópia simples do boletim de ocorrência; 
  • Cópia simples do RG do segurado; 
  • Cópia simples do CPF do segurado; 
  • Cópia simples da certidão de casamento (caso o segurado seja casado).
     

Você sabia que o Seguro de Vida pode ajudar com serviços assistenciais? 

Quando estoura um cano, queima a resistência do chuveiro ou se fica trancado para fora de casa, muitas vezes, chamamos aquele faz-tudo da nossa vizinhança.

Há momentos, no entanto, em que ele está doente, visitando a família fora da cidade ou, simplesmente, não tem como comparecer. Bate aquele pequeno desespero, não? O que fazer?

O que muita gente desconhece sobre como funciona um seguro de vida é que este pode ser a solução. Apesar de ser inevitável pensar em morte quando se trata desse tipo de seguro, uma apólice bem calculada também é capaz de resolver, de forma rápida e eficaz, problemas básicos do cotidiano. 

A maioria das seguradoras, atualmente, oferecem as mais diversas assistências e benefícios a seus clientes, que podem ser usados sempre que precisar. Para entender melhor, vamos mostrar algumas opções abaixo. É importante saber, porém, que os nomes, os atendimentos e as condições de cada serviço mudam de empresa para empresa.

Domiciliar

Uma das mais populares, visto que problemas elétricos e hidráulicos acontecem em quase todas as residências. Ao contratar essa assistência, o cliente tem direito a atendimento em casa de encanadores, chaveiros, eletricistas e até de faxineira.

Pet

Animais domésticos possuem uma saúde delicada e precisam de muita atenção e carinho, para viverem fortes e saudáveis por longos anos. A assistência oferece diversos serviços a fim de ajudar a cuidar do seu bichinho.

Descarte Ecológico

Auxilia na tarefa de jogar fora, de forma correta, alguns tipos de lixo. Prestadores especializados fazem a coleta de materiais como eletrônicos, eletroportáteis, eletrodomésticos ou móveis e dão um destino apropriado a eles. Dessa forma, fica mais fácil desfazer-se de todos aqueles celulares velhos no fundo da gaveta.

Help Line

Não sabe o que fazer quando o computador enguiça bem na hora de entregar um trabalho? Essa assistência dá suporte 24 horas a microcomputadores e a vários outros problemas relacionados a informática.

Viagem

Quando se está no exterior, muitos imprevistos podem acontecer. Um enjoo por conta daquela comida exótica ou, simplesmente, um serviço mau prestado pela companhia aérea. Essa assistência, entre outras funções, ajuda na localização de malas extraviadas e ainda paga despesas médico-hospitalares fora do país.

Mulher

Oferece serviços voltados à educação dos filhos, como aulas particulares, para reforço escolar, e ainda providencia a substituição de funcionários domésticos, como babá ou faxineira, em caso de falta ou de férias.

Recolocação Profissional

Em tempos de crise financeira, essa assistência tem a capacidade de ajudar a dar aquela volta por cima. Isso porque, orienta o contratante a se reposicionar no mercado de trabalho. É fundamental frisar, contudo, que não garante ao usuário um novo emprego.

Segunda Opinião Médica

Na hipótese de se descobrir uma doença grave, a assistência proporciona ao paciente, por telefone, diagnóstico e protocolos de tratamento, emitidos por médicos especialistas de qualquer um dos hospitais da rede credenciada.

Essas são apenas algumas das assistências oferecidas pelas empresas. Todas elas influenciam o preço final da apólice, assim como a idade do segurado, o seu histórico médico, a sua profissão e as coberturas contratadas – Invalidez Permanente Total ou Parcial e Doenças Graves, por exemplo. Antes de achar que as assistências podem pesar demais no bolso, lembre-se: imprevistos acontecem e os pequenos são mais frequentes do que os grandes – ainda bem!

Entendeu como funciona um Seguro de Vida? Quer saber mais sobre o assunto? Clique aqui e confira!

Leia também: Como a previdência pode ajudar a minha família na transmissão de bens?

 

Publicado por Diana Dantas

Formada pela PUC-Rio, Diana Dantas passou por diferentes redações, como O Estado de S. Paulo, Agora SP (Grupo Folha) e Brasil Econômico (Grupo Ejesa). Nesse período, trabalhou nas editorias de Educação, Cidades, Cultura e Economia. Desde de 2017, escreve para Icatu sobre seguros e planejamento financeiro.

Deixe seu comentário