Pesquisar
Close this search box.
Mulher mexendo no celular

Como desenvolver inteligência financeira? Saiba mais!

Tempo de leitura: 5 minutos

Índice

Talvez você já tenha ouvido falar sobre inteligência financeira e até mesmo se perguntado: “será que tenho inteligência financeira?”. Nesse artigo, vamos ajudá-lo  a entender melhor esse assunto.  

Afinal, o que é inteligência financeira?

Foi o psicólogo Howard Gardner que apresentou ao mundo a ideia de que existem vários tipos de inteligência. Em 1983, ele lançou o livro Frames of Mind: The Theory of Multiple Intelligences.  

De acordo com os estudos do especialista, nenhum tipo de inteligência é superior a outro, mas cada pessoa precisa aprimorar o que tem de melhor em si mesmo. E será que dá para aprender a lidar melhor com o dinheiro? Esse é o desafio de quem se propõe a ser mais inteligente financeiramente.  

O empresário americano Robert Kiyosaki foi um dos primeiros a falar sobre o conceito de inteligência financeira no livro Pai Rico, Pai Pobre – O que os ricos ensinam a seus filhos sobre dinheiro, lançado em 1995. 

De acordo com Kiyosaki, a inteligência financeira está baseada em quatro pilares:  

  1. Alfabetização financeira – Habilidade de entender os números;  
  2. Estratégias de investimento – Faça o dinheiro trabalhar para você; 
  3. Mercado – Entenda a oferta e a demanda; e 
  4. Lei – Conheça as leis que dizem respeito à contabilidade e aos negócios. 

Você já percebeu por qual caminho deve seguir, não é mesmo? Vamos saber mais sobre o assunto.   

Características da inteligência financeira

Algumas pessoas já tomam essas atitudes e têm essas características naturalmente, porém, não se preocupe, pois por meio da educação financeira, é possível aprimorar essas habilidades. Confira, a seguir, algumas dicas simples que podem fazer a diferença nas suas finanças

  • Se planeje – evite comprar por impulso. Avalie sempre as reais necessidades de adquirir um produto e pesquise bastante antes de cada compra; 
  • Poupe – economize para ter uma reserva em caso de necessidade; 
  • Invista – dinheiro parado não rende, por isso, busque as melhores aplicações. Entenda como fazer o dinheiro render com segurança;  
  • Tenha disciplina – seja perseverante e cumpra seu planejamento; 
  • Organize suas finanças – adquira hábitos mais econômicos, evitando, assim, gastos desnecessários e desperdícios.  

Quer aprender mais sobre educação financeira familiar? Clique aqui! 

Agora que você já sabe o que é e conhece algumas características da inteligência financeira, que tal conferir qual a importância e os benefícios para quem desenvolve essa habilidade? Acompanhe!

A importância da inteligência financeira

Desenvolver inteligência financeira pode ser visto como algo fundamental, possibilitando um controle de gastos dentro do atual orçamento e um planejamento para futuros investimentos. 

Em um país como o Brasil, onde o número de endividados é de quase 66% da população, o primeiro passo é manter os gastos em dia, gastando com sabedoria sem ultrapassar o orçamento.

Mas inteligência financeira não se trata apenas de economizar dinheiro, mas também investir.

Entendendo seu perfil de investidor, você pode aplicar parte do dinheiro em investimentos a curto, médio ou longo prazo, contribuindo para o futuro financeiro e realização de sonhos.

Os benefícios para quem desenvolve inteligência financeira

Quem segue o planejamento financeiro tem mais chances de economizar. No entanto, as pessoas que não aprenderam ainda a lidar com o dinheiro de forma inteligente, muitas vezes, são obrigadas a recorrer a empréstimos, cartão de crédito e até cheque especial.  

Com inteligência financeira, a vida pode melhorar em vários aspectos, inclusive no que diz respeito à saúde. Como caminhar, por exemplo. Além de ser um ótimo exercício, pode ser uma forma de economizar, caso a distância não seja tão longa.  

Cozinhar em casa também pode ser uma ótima opção e uma maneira de se alimentar melhor, evitando, assim, gastos com restaurantes. Ou seja, a inteligência financeira te ajuda a sair ganhando, tanto na rotina diária, quanto no futuro.  

7 passos para desenvolver inteligência financeira

Duas mulheres conversando sobre inteligência financeira

Adote algumas práticas no dia a dia e veja como sua vida financeira vai mudar, te dando mais alegrias do que preocupações: 

1. Mude hábitos de consumo

É muito importante refletirmos antes de comprar algo. Especialmente se for algo caro. É um item indispensável? Deve ser adquirido nesse momento? Geralmente trabalhamos várias horas por dia para termos nosso dinheiro ao final do mês. É fundamental analisar antes de gastá-lo.  

2. Planeje gastos por período

Faça anotações de seus gastos. Isso ajuda a saber para onde vai o dinheiro. Identifique o que você precisa pagar todos os meses, como despesas de luz, gás, telefone. Fique atento aos pequenos gastos, que podem fazer seu dinheiro sumir sem você nem perceber.  

3. Evite compras no crédito

Reflita se usar cartão de crédito é realmente vantajoso. Quando a loja não oferece desconto na compra à vista e não cobra juros pelo parcelamento, é possível até pensar em usar o crédito. No entanto, é fundamental saber controlar esses gastos para não virar uma bola de neve.  

4. Controle as finanças

Com uma planilha de controle de gastos, é possível ver com mais clareza a quantas anda sua vida financeira. Dessa forma, poderá saber, de verdade, o quanto tem de receita e de despesa e quanto sobrou, para que possa direcionar esse dinheiro aos investimentos. Com a planilha de controle financeiro da Icatu, vai ficar mais fácil você administrar seu dinheiro.  

5. Defina metas e objetivos

Estabeleça metas a curto, médio e longo prazos. Os objetivos devem ser avaliados periodicamente, até porque a vida muda, a situação do país também. E, claro, mais uma vez, tenha disciplina para cumprir seus projetos.  

6. Poupe

Poupar é um hábito que todos deveriam adquirir. Isso evita até desgastes em família, já que problemas financeiros podem abalar as relações. De acordo com pesquisa realizada pelo SPC Brasil, cerca de 46% dos casais brasileiros brigam por questões financeiras.  

Sem poupar, a vida financeira pode ficar em risco, já que, na hora da necessidade, muita gente acaba apelando para produtos cujos altos juros podem abalar as finanças.  

7. Invista

Poupou dinheiro? Então invista! Mesmo que a quantia não seja grande, você vai adquirindo o hábito e se familiarizando com o mercado financeiro.  

Pesquise bastante antes de investir, avaliando a si mesmo para descobrir que tipo de investidor você é. Saiba mais sobre os tipos de investidores. 

Como a Icatu Seguros contribui com sua inteligência financeira?

Se investir é um dos passos para desenvolver a inteligência financeira, entender como funciona uma previdência privada é muito importante.

A previdência privada é um investimento vantajoso para todos os perfis de investidores. Diferente da previdência social, a previdência privada não tem teto, assim, fica a seu critério definir o tempo de contribuição e qual valor aplicar mensalmente.

Na Icatu Seguros seus fundos de previdência são administrados por uma equipe de especialistas, que irão ajudar nos aportes financeiros para que você possa atingir o sucesso máximo para sua inteligência financeira.

Além disso, o Seguro de Vida da Icatu pode proporcionar uma maior segurança financeira para você e sua família, oferecendo proteção para você e sua família. Se quiser saber mais sobre a importância do Seguro de Vida, clique aqui!

Esperamos que tenha aproveitado as dicas sobre como adquirir mais inteligência financeira. Sabemos que o desafio não é fácil, mas o esforço vale a pena

Leia também:  

O que achou deste artigo?

Este conteúdo faz parte da nossa iniciativa de ajudar os brasileiros a construírem um futuro financeiro mais seguro. Conte com a Icatu para proteger o que mais importa para você e esclarecer todas as suas dúvidas sobre Seguro de Vida, Previdência Privada e Título de Capitalização.

Descubra mais sobre Blog Icatu Seguros

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading